PESQUISAR ESTE BLOG

sábado, 8 de setembro de 2018

Exercícios de Geografia sobre Tigres Asiáticos - com gabarito

Questão 01 - UnP 2013.2 - Muitos países, especialmente localizados no mundo asiático, apresentam grande avanço industrial. Este fato deve-se principalmente à oferta de mão de obra, às políticas governamentais favoráveis e à especialização inicial em mercadorias que demandam tecnologia tradicional, como têxtil, calçados e brinquedos, além da exportação de bens de consumo e dos altos investimentos externos. O texto faz referência aos países industrializados, conhecidos como: 
a) Brics 
b) Tigres asiáticos 
c) G-20 
d) Mercosul

Questão 02 - FATEC 2016.2 - Nas décadas de 1960 e 1970, Coreia do Sul, Taiwan, Hong Kong e Cingapura passaram por um intenso processo de industrialização e, posteriormente, ficaram conhecidos como Tigres Asiáticos. Além de mão de obra abundante e barata, esses lugares se caracterizavam por possuir 
(A) pequenas quantidades de matérias-primas e ter a produção industrial voltada para o mercado externo. 
(B) reduzida participação estrangeira na produção industrial, assumida por empresas nacionais de capital privado. 
(C) grandes reservas de matérias-primas para abastecer as indústrias produtoras de bens de consumo duráveis. 
(D) enorme mercado consumidor, que era abastecido por mercadorias produzidas por indústrias estatais latino-americanas. 
(E) diversos centros de distribuição de produtos industrializados, que eram fabricados por empresas estatais de capital soviético.

Questão 03 - UNIFESP 2009 - A industrialização do sudeste asiático ocorreu em duas etapas. Na primeira, surgiram os chamados tigres de primeira geração, que receberam capital do Japão. Na segunda, eles investiram nos tigres da segunda geração. Assinale a alternativa que lista corretamente os tigres asiáticos de primeira e de segunda geração.
Questão 04 - FGV 2005 - Na distribuição da indústria no mundo, além de fatores histórico-políticos, há também os chamados “fatores locacionais”. No caso dos Tigres Asiáticos, os fatores locacionais mais importantes são:
a) existência de mão de obra qualificada e extensa rede de comunicações.
b) grande mercado consumidor interno e densa rede de transportes.
c) disponibilidade própria de matérias-primas minerais e mão de obra barata.
d) incentivos fiscais governamentais e disponibilidade de terras baratas no interior.
e) recursos energéticos (petróleo e gás natural) e incentivos fiscais.

Questão 05 - Mackenzie 2003 - A arrancada industrial dos Tigres Asiáticos, pós Segunda Guerra Mundial, coincide com a implantação da Guerra Fria no mundo bipolarizado da época. Esse fato só foi possível em virtude:
a) da ajuda financeira recebida na época do tesouro japonês, que sempre defendeu seus interesses econômicos na região.
b) da poupança interna desses países que, mesmo antes da Segunda Guerra Mundial, já controlavam suas importações, estimulando as exportações de bens de consumo duráveis.
c) da ajuda financeira norte-americana, por meio do Plano Colombo, uma forma de instalar o cordão sanitário na região.
d) da ajuda financeira soviética, que visava ampliar sua área de influência por toda a região.

Questão 06 - UNIFOR 2008.1 - Os "velhos tigres asiáticos", entre os quais se destaca a Coréia do Sul, apresentaram uma situação bastante original: de simples montadores para exportação passaram a desenvolver tecnologia e, hoje, destacam-se como áreas de industrialização avançada. Pode-se apontar como um dos fatores responsáveis por essa transformação
(A) as abundantes jazidas de minérios e combustíveis fósseis.
(B) a presença de sindicatos fortes e combativos.
(C) os investimentos maciços em educação e em pesquisas tecnológicas.
(D) o forte crescimento vegetativo que criou um grande mercado consumidor.
(E) a presença de Estados democráticos que exaltam a participação popular.

Questão 07 - UNIFEI - Até meados dos anos 1940, estes países possuíam economias exclusivamente agrícolas. Porém, um forte investimento do Estado na educação e no setor industrial permitiu, na década de 1970, que eles se tornassem grandes exportadores, elevando o seu crescimento econômico rapidamente. Essa afirmação refere-se aos:
a) países denominados Tigres Asiáticos.
b) antigos países comunistas que se tornaram independentes.
c) países latino-americanos pertencentes ao Cone Sul.
d) países do leste europeu.

Questão 08 - UFTM - Considere os itens apresentados a seguir para responder a questão.
I. A demanda para o mercado interno serve de apoio ao desenvolvimento da indústria nacional, e uma pequena parte da produção é voltada à exportação.
II. Leis trabalhistas semelhantes às vigentes nos países em que vigora o modelo de estado do bem-estar social.
III. Existência de mão-de-obra qualificada e disciplinada, como resultado do investimento estatal na educação básica e ensino técnico.
IV. Produtos manufaturados dominam a pauta de exportações, auxiliados por taxas de câmbio sub-valorizadas e facilidades para exportação.
V. Grandes complexos industriais estão instalados em áreas especiais, geralmente no litoral, associadas a modernos portos.
As características do modelo econômico de plataformas de exportação dos Tigres Asiáticos estão expressas apenas em
a) I, II e III.
b) I, III e V.
c) II, III e IV.
d) II, IV e V.
e) III, IV e V.

Questão 09 - UNITAU - Apesar das críticas, nos últimos tempos, alguns países superaram o subdesenvolvimento. São os NIC (Newly Industrialized Countries), também conhecidos como os “tigres asiáticos”. São eles:
a) China, Coréia, Hong Kong e Cingapura;
b) Coréia do Sul, Hong Kong, Formosa e Cingapura;
c) Hong Kong, Formosa, China e Coréia do Sul;
d) Coréia do Sul, Coréia do Norte, China e Formosa;
e) Formosa, Cambodja, Coréia e China.

Questão 10 - FGV - Os países conhecidos como Tigres Asiáticos, que se destacam por uma grande pujança econômica, caracterizam-se, basicamente, por:
a) Exibirem elevados índices de produção de petróleo e aço.
b) Serem altamente industrializados, porém muito dependentes de matérias-primas.
c) Apresentarem economia baseada no setor primário com emprego de numerosa mão de obra.
d) Apresentarem elevada produção industrial destinada essencialmente ao mercado interno.

Questão 11 - UFU 2006 - A partir da década de 1970, quatro países asiáticos surpreenderam o mundo com uma expressiva industrialização. Devido às características desse processo e à localização de Cingapura, Hong Kong, Coréia do Sul e Taiwan, estes foram denominados Tigres Asiáticos.
Recentemente, esses quatro países expandiram sua economia para países vizinhos do Sudeste Asiático, agora denominados de novos Tigres Asiáticos. Sobre a economia desses países, analise as afirmativas abaixo.
I. Nos novos Tigres, devido à mão-de-obra extremamente qualificada e barata, foram instaladas indústrias de produtos de informática, microeletrônica, hardware e software.
II. Além dos investimentos dos quatro Tigres Asiáticos, os novos Tigres passaram a fazer parte das redes de negócios de empresas dos Estados Unidos, Japão e de outros países desenvolvidos.
III. Para produzir mercadorias sob encomenda, criadas e planejadas em outros lugares do mundo, surgiram milhares de pequenas empresas em cada um desses novos países.
IV. As reformas políticas, sociais e econômicas implantadas e o aumento do mercado interno de consumo fortaleceram o desenvolvimento dos novos Tigres.
Marque a alternativa que apresenta somente afirmativas corretas.
a) II e III
b) I e II
c) II e IV
d) I, II
e) III

Questão 12 - UEMG 2006 - Os chamados “Tigres Asiáticos” são pequenos países industrializados do Extremo Oriente, exportadores de produtos eletrônicos e brinquedos, que atingiram elevados níveis de industrialização, na segunda metade do século XX. São fatores econômicos que favoreceram o desenvolvimento alcançado por esses países, EXCETO:
A) Investimento de capital estrangeiro, principalmente alemão e japonês.
B) Exploração da força de trabalho, relativamente barata.
C) Modelo econômico que enfatiza o “equilíbrio” social e a hierarquia.
D) Economias voltadas fundamentalmente para o mercado externo.

Questão 13 - USJT - Cingapura, Taiwan, Hong Kong e Coreia do Sul são países que nos últimos anos têm mostrado forte crescimento econômico caracterizado por uma economia aberta e com grande parte da produção destinada à exportação. Esses países são conhecidos como:
a) os quatro grandes
b) os leões orientais
c) os quatro gigantes
d) tigres asiáticos
e) templos de consumo

GABARITO
01 - B
02 - A
03 - A
04 - A
05 - C
06 - C
07 - A
08 - E
09 - B
10 - B
11 - A
12 - A
13 - D

Nenhum comentário: