PESQUISAR ESTE BLOG

domingo, 26 de agosto de 2018

Exercícios sobre a Usina Hidrelétrica de Belo Monte - com gabarito

Questão 01 - UDESC - 2017.1 - “Por meio da interligação dos reservatórios por um canal, o chamado modelo de usina a fio d’água permitiu que Belo Monte ocupasse uma área 60% menor do que a prevista no projeto original. A mudança garantiu que nenhuma aldeia indígena próxima ao empreendimento fosse inundada e a hidrologia do rio ____________________, preservada. A piracema também não foi comprometida, graças à colocação de escadas de peixes que preservam o equilíbrio da fauna aquática do rio”. Disponível em http://www.brasil.gov.br/governo/2016/05/dilma-inaugura-usina-hidreletrica-de-belo-monte, acessado em agosto de 2016. 
O nome do rio que completa corretamente as lacunas do texto acima é: 
A. ( ) Xingu 
B. ( ) Madeira 
C. ( ) Teles Pires 
D. ( ) Juruá 
E. ( ) Guaporé

Questão 02 - Prime Concursos - 2017 - Prefeitura de Santo Expedito - SP - Qual o nome do Rio e o Estado da União que esta sendo construída a Usina de Belo Monte?
A) Rio Madeira no Estado de Rondônia.
B) Rio Teres Píres no Estado do Mato Grosso
C) Rio Tocantins no Estado de Goiás.
D) Rio Xingu no Estado do Pará.

Questão 03 - IDECAN - 2016 - Câmara de Aracruz - ES - “A hidrelétrica de Belo Monte iniciou a operação comercial de sua primeira turbina, exatos seis anos após a licitação em que teve a concessão arrematada por uma sociedade liderada pela estatal Eletrobras. A primeira máquina a operar na usina tem 611 megawatts em potência, o que representa pouco mais de 5% da capacidade total da usina (11,2 mil megawatts), que será a terceira maior do mundo quando concluída, o que está previsto para 2019. A turbina estava operando em testes desde o início de abril de 2016.” (Disponível em: http://veja.abril.com.br/tag/belo-monte.) A Usina de Belo Monte está sendo construída:
A) No rio Paraná, no trecho de fronteira entre o Brasil e o Paraguai.
B) A partir da Cachoeira de Paulo Afonso, localizada no rio São Francisco.
C) No curso médio do rio Grande, entre dois municípios de Minas Gerais.
D) Na bacia do rio Xingu, próximo ao município de Altamira, no norte do Pará.

Questão 04 - FUNCAB - 2014 - SEDS-TO - Esta usina, no Rio Xingu, terá uma das mais longas linhas de transmissão do país: serão 2.140 km, cortando os Estados do Pará, Tocantins, Goiás e Minas Gerais. A tecnologia de 800 kV é mais cara para instalar, mas reduz o custo operacional do projeto [...] conseguirá transportar a energia com mais segurança e por um valor mais baixo. O texto refere-se à usina:
A) Belo Monte.
B) Jatobá.
C) Paulo Afonso IV.
D) Tucuruí.

Questão 05 - AOCP - 2014 - Prefeitura de Camaçari - BA - A usina hidrelétrica em construção no rio Xingu, no estado do Pará, região norte do país, tem o projeto para ser a segunda maior hidrelétrica do Brasil. A construção dessa usina está em constante aparição na mídia, pois vem sendo contestada por ambientalistas e ativistas do meio ambiente, devido seus impactos ambientais e as influências negativas na pesca e navegação nas reservas indígenas da região, viabilidade econômica, entre outros motivos. A respeito desse tema, assinale a alternativa que apresenta o nome dessa usina hidrelétrica. (A) Usina de Tucuruí.
(B) Usina de Belém.
(C) Usina de Sobradinho.
(D) Usina de Santarém.
(E) Usina de Belo Monte.

Questão 06 - FAFIPA - 2014 - UFFS - A construção de um canal de 20 km de comprimento, para dar passagem aos 14 milhões de litros de água por segundo, desviados do rio Xingu, vai movimentar as turbinas da terceira maior hidrelétrica do mundo, cujo nome é:
(A) Usina Hidrelétrica de Itaipu.
(B) Usina Hidrelétrica de Belo Monte.
(C) Usina Hidrelétrica Santo Antônio.
(D) Usina Hidrelétrica Ilha Solteira.
(E) Usina de Três Gargantas.

Questão 07 - FEPESE - 2013 - DPE-SC - Recentes interrupções no fornecimento fizeram ressurgir o debate sobre a necessidade de investimentos na produção e transmissão de energia elétrica no Brasil. Entre as grandes obras governamentais que atacam esse objetivo está uma grande usina, em construção na Bacia do Rio Xingu, e que vem sendo objeto de acalorados debates na região desde 2009. O texto faz referência à Usina de:
a. ( ) Jirau.
b. ( ) Itaipu.
c. ( ) Tucuruí.
d. (  ) Belo Monte.
e. ( ) São Luiz do Tapajós.

Questão 08 - IDECAN - 2012 - Lemeprev - SP - Operários da Usina de Belo Monte, em Altamira (PA), iniciaram nesta segunda-feira (23) uma paralisação por melhores condições de trabalho. O ato é pacífico. A categoria fechou o principal acesso aos cinco canteiros de obras da usina, no km 27 da Rodovia Transamazônica. O estado de greve dos trabalhadores começou na última quinta-feira. Eles querem aumento do valor da cesta básica, que hoje é de R$ 95, e a diminuição do intervalo entre os períodos de folga. Hoje, os trabalhadores têm direito a sair para ver a família de seis em seis meses. (http://g1.globo.com/pa/para/noticia/2012/04/trabalhadores-param-atividades-nos-canteiros-de-belo-monte.html)
Em que importante via fluvial está sendo construída a Usina de Belo Monte?
A) Amazonas.
B) Araguaia.
C) Negro.
D) Solimões.
E) Xingu.

Questão 09 - ADVISE - 2012 - Prefeitura de Jaboticabal - SP - 
Dentre os rios importantes que apresentamos abaixo, assinale o que irá abastecer a Hidrelétrica de Belo Monte.
A) Rio São Francisco
B) Rio Xingu
C) Rio Amazonas
D) Rio Tocantins
E) Rio Tapajós

Questão  10 - FCC - 2011 - Banco do Brasil - O Ibama (Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renováveis) concedeu ontem [26/01/2011] a licença para a instalação do canteiro de obras da usina, no Pará. O licenciamento, esperado desde meados do segundo semestre do ano passado, era fundamental para que a usina pudesse sair do papel. Caso a licença não fosse dada agora, o consórcio construtor perderia a chamada janela hidrológica, época antes das chuvas na Região Norte, e o início das obras da usina teria que ser adiado para 2012, atrasando o trabalho em cerca de um ano. (Adaptado de http://clippingmp.planejamento.gov.br)
O nome da usina que será construída no Pará é
a) Santo Antonio.
b) Jupiá.
c) Furnas.
d) Belo Monte.
e) Itaipu.

Questão 11 - CONSULPLAN - 2010 - Prefeitura de Resende - RJ - Analise a figura e o texto apresentados:
“A obra deve ser iniciada a seco, sem a necessidade de alagamento de áreas. A previsão é instalar cinco canteiros simultâneos de trabalhos perto dos sítios. O custo estimado é em R$19 bilhões e pode gerar cerca de 18 mil empregos diretos e 80 mil indiretos. Os trabalhadores devem ser acomodados em canteiros que serão construídos nas cidades de Altamira e Vitória do Xingu.” (Portal G1http://g1.globo.com/economia-e-negocios/noticia/2010/04/entenda-polemica-em-torno-da-hidreletrica-de-belo-monte.html) Tais informações dizem respeito a:
A) Hidrelétrica Bela Vista.
B) Hidrelétrica Pimentel.
C) Hidrelétrica Belo Monte.
D) Hidrelétrica Vitória do Xingu.
E) Hidrelétrica Altamira.

Questão 12 - PC-SP - 2010 - PC-SP - Em que rio será construída a Usina Hidrelétrica de Belo Monte?
a) Patachós.
b) São Francisco.
c) Madeira.
d) Belo.
e) Xingu.

GABARITO
01 - A
02 - D
03 - D
04 - A
05 - E
06 - B
07 - D
08 - E
09 - B
10 - D
11 - C
12 - E

Nenhum comentário: