PESQUISAR ESTE BLOG

domingo, 15 de abril de 2018

Exercícios resolvidos de Geografia sobre o conceito de espaço geográfico

01. O que importa é que os geógrafos conceberam, na construção da Geografia, uma análise de conjunção do natural e do humano, transformando o ___________________ em um conceito que expressa a articulação natureza e sociedade, ou seja, constituíram um objeto de interface entre as ciências naturais e as ciências sociais. 
SUERTEGARAY, Dirce Maria Antunes. Notas sobre epistemologia da Geografia. Cadernos Geográficos, n. 12. Florianópolis: GCN/CFH/UFSC, mai./2005. 

O conceito que completa adequadamente a lacuna acima é: 
A) espaço geográfico. 
B) lugar. 
C) paisagem. 
D) região. 
E) território. 

02. FCC - 2016 - SEDU-ES - Observe a sequência de imagens.
(Disponível em: marioflaviobenini.files.wordpress.com/2015/09/robert-crumb-hoistoryof- america.jpg) 

A abordagem da produção do espaço geográfico, proposta por Milton Santos, interpreta da seguinte maneira a sequência de imagens: 
A) A Geografia deve preocupar-se em analisar os elementos físicos e naturais da superfície terrestre, compreendendo sua dinâmica e as interferências antrópicas. 
B) O Homem, ao produzir sua própria existência através do trabalho, produz o espaço geográfico, que se manifesta como paisagem com vários tempos acumulados. 
C) A Geografia é uma ciência dos lugares e não dos Homens, assim, a transformação do espaço geográfico deve ser analisada do ponto de vista da natureza. 
D) O Homem domina a natureza e constrói uma paisagem que reflete o grau de civilização que aquela determinada sociedade foi capaz de alcançar. 
E) O ambiente natural é determinante para o desenvolvimento da economia, pois oferece as condições necessárias para a exploração dos recursos naturais.

03. UNIMONTES - “A soma do trabalho das gerações passadas dota esta categoria geográfica de uma historicidade cujo resultado é um produto histórico-social: histórico porque foi constituído no decorrer do tempo histórico ou pelas gerações que aí viveram ou se sucederam, e social porque é o resultado do trabalho conjunto das pessoas que formam uma sociedade ou porque ele foi e é construído socialmente”. Fonte: ADAS, M. Geografia: Construção do espaço geográfico brasileiro. São Paulo: Moderna, 2002. Qual categoria geográfica o texto enfatiza? 
A) Espaço geográfico. 
B) Região. 
C) Paisagem. 
D) Lugar.

04. UNIMONTES - Para o entendimento dessa categoria geográfica, Santos (1986) sugere que deve ser considerada "como um conjunto de relações realizadas através de funções e de formas que se apresentam como testemunho de uma história escrita por processos do passado e do presente". Fonte: SANTOS, Milton. Por uma Geografia Nova. São Paulo: Hucitec, 1986. A qual categoria geográfica se refere o texto? 
A) Lugar. 
B) Espaço. 
C) Território. 
D) Paisagem.

05. CESPE - 2011 - SAEB-BA - O espaço resulta da ação dos homens sobre o próprio espaço, intermediados pelos objetos, naturais e artificiais, bem como da soma e da síntese, sempre refeita, da paisagem com a sociedade, por meio da espacialidade. M. Santos. Metamorfoses do espaço habitado. São Paulo: Hucitec, 1996, p. 73 (com adaptações). Considerando a definição apresentada acima, assinale a opção correta. 
A) A categoria território corresponde à de espaço, ambas podendo ser utilizadas para designar o objeto da geografia. 
B) O conceito de espaço, tido como absoluto, exclui a temporalidade em sua construção e configuração. 
C) O estudo do espaço compreende o entendimento da organização do trabalho, da produção, da circulação e do consumo de mercadorias. 
D) O espaço geográfico é uma criação da natureza e tem sofrido profundas intervenções pelas atividades antrópicas.

06. UNEMAT 2012/1 - Um dos grandes debates da Geografia, desde que esta alcançou o status de ciência, entre o final do séc. XVIII e início do séc. XIX, tem sido alusivo ao seu objeto de estudo. Na atualidade, tomando como referência argumentos de geógrafos como Milton Santos e Roberto Lobato Corrêa, entendese que a Geografia tem como objeto de estudo o espaço geográfico. Dessa forma, definimo-la como “ciência da organização espacial”. Sobre o conceito de espaço geográfico e sua abrangência no estudo da Geografia, assinale a alternativa incorreta. 
a) O espaço geográfico não constitui uma totalidade homogênea, uma vez que reflete as diferentes singularidades da natureza e das dimensões do trabalho humano. 
b) O espaço geográfico abrange, além dos elementos naturais e artefatos humanos, a rede de relações criada por fluxo de pessoas, mercadorias, capitais e informações. 
c) O espaço geográfico constitui uma totalidade homogênea, uma vez que reflete o resultado das interações do trabalho humano e suas interações com a natureza. 
d) O espaço geográfico é o produto material da interação, mediada pelas técnicas, entre as sociedades e a superfície terrestre em que estão inseridas. 
e) O espaço geográfico é dinâmico e está, ao mesmo tempo, organizando-se e reorganizando-se. Nesse sentido é que se pode dizer que a Geografia analisa a organização espacial.

07. FCC 2016 - Considere a letra da música. 
A Estância do meu Pai 
Teixeirinha 
Nunca pensei que um dia eu voltaria 
Lá na estância rever a casa amarela 
Entrar na porta e olhar peça por peça 
Me debruçar no parapeito da janela 
Vi o terreiro que eu brinquei quando criança 
O arvoredo carregadinho de flor 
Os campos verdes o açude aonde eu pescava 
A vizinhança e o meu primeiro amor 

A relação do homem com o espaço geográfico, expressa na letra da música, remete à abordagem da Geografia 
a) tradicional, para a qual a natureza é o fator predominante na relação do homem com o meio. 
b) crítica, pois trata-se de uma revisão das relações do homem com a natureza original. 
c) humanista, ao enfatizar as relações afetivas do homem com o espaço, constituindo o lugar. 
d) marxista, na medida em que o foco da relação homem − meio é a propriedade da terra. 
e) positivista, que privilegia a descrição da paisagem em detrimento das relações sociais.

08. “O espaço geográfico é fruto de um processo que ocorre ao longo da história das diversas sociedades humanas; dessa forma, representa interesses, técnicas e valores dessas mesmas sociedades, que o constroem segundo suas necessidades. Então, é possível dizer que ele reflete o estágio de desenvolvimento dos meios técnicos de cada sociedade”. (SILVA, A. C. et. al. Geografia contextos e redes 01. 1º ed. São Paulo: Moderna, 2013. p.19). No trecho acima, observa a noção de espaço geográfico vinculada: 
a) ao emprego aleatório de ferramentas desprovidas de seus contextos. 
b) à ideia de que a sociedade é o reflexo do meio onde vive e que nele se reproduz. 
c) à história da humanidade, limitando esse conceito às justaposições do passado. 
d) aos interesses da sociedade, em uma perspectiva totalitária e sem subjetividades. 
e) à utilização das técnicas para a produção da sociedade e suas espacialidades.

09. “No conceito de espaço geográfico está implícita a ideia de articulação entre natureza e sociedade. Na busca desta articulação, a Geografia tem que trabalhar, de um lado, com os elementos e atributos naturais, procurando não só descrevê-los, mas entender as interações existentes entre eles; e de outro, verificar a maneira pela qual a sociedade está administrando e interferindo nos sistemas naturais. Para perceber a ação da sociedade é necessário adentrar em sua estrutura social, procurando apreender o seu modo de produção e as relações socioeconômicas vigentes”. 
(GIOMETTI, A. B. R., et al. Leitura do Espaço Geográfico através das categorias: Lugar, Paisagem e Território. In: Caderno de formação: formação de professores didática dos conteúdos. São Paulo: Cultura Acadêmica, 2012. p.34). 
Na conceituação acima apresentada, temos a Geografia como uma ciência da natureza e da sociedade, no sentido de: 
a) descrever as metanarrativas individuais do natural e do social. 
b) evidenciar as relações de interação entre esses dois elementos da realidade. 
c) compreender as dinâmicas naturais dos espaços humanizados. 
d) avaliar as estruturas dos sistemas naturais para neles interferir. 
e) evidenciar a complementaridade nula entre o espaço e as práticas humanas.

10. A Geografia Humana é a ciência que estuda o espaço geográfico, concebendo-o não tão somente como um meio, mas também como um agente e um produto das atividades humanas, sendo também visto como um organismo vivo e dinâmico. Assim, podemos dizer que os estudos dessa área do conhecimento resumem-se: 
a) às sociedades em geral 
b) à relação entre homem e espaço 
c) à distribuição das práticas culturais 
d) à dinâmica dos conhecimentos abstratos humanos 
e) aos processos de concentração demográfica e urbana

GABARITO
01 - A
02 - B
03 - A
04 - B
05 - C
06 - C
07 - C
08 - E
09 - B
10 - B

Nenhum comentário: