PESQUISAR ESTE BLOG

domingo, 1 de abril de 2018

Exercícios de Geografia sobre o relevo do estado do Paraná - com gabarito

Questão 01 - UEM/CVU - Verão/2008 - O relevo do estado do Paraná é caracterizado pela presença de planaltos constituídos por rochas de diferentes tipos e idades. Sobre a constituição física do território paranaense e os seus recursos naturais, é correto afirmar que 
01) as rochas basálticas de origem vulcânica deram origem a solos de elevada fertilidade natural, denominados como Terras Roxas. 
02) a maior parte dos planaltos foi esculpida sobre as rochas da Bacia Sedimentar do Paraná. 
04) é no Segundo Planalto que se encontra o folhelho (xisto) pirobetuminoso, da Formação Irati, rocha geradora de gás e de óleo. 
08) ocorrem, no Primeiro Planalto, diversos tipos de rochas como calcários, dolomitos, gnaisses e granitos, entre outras, utilizadas na indústria da construção civil. 
16) o relevo paranaense apresenta três grandes planaltos separados entre si por escarpas. A escarpa Devoniana localiza-se entre o Segundo Planalto e o Terceiro Planalto.

Questão 02 - UEM/CVU - Verão/2006 - Primeiro Planalto, Segundo Planalto e Terceiro Planalto constituem as denominações das principais unidades do relevo paranaense, que também recebem nomes regionais de acordo com sua localização geográfica. Sobre as denominações regionais e a localização geográfica dos planaltos, assinale a alternativa correta. 
A) O Primeiro Planalto, ou Planalto Litorâneo, vai da zona costeira a Curitiba; o Segundo Planalto, ou Planalto de Ponta Grossa, vai até os Campos de Guarapuava; o Terceiro Planalto, ou Planalto de Apucarana, vai até os limites meridionais do Paraná. 
B) Curitiba situa-se no Primeiro Planalto, Ponta Grossa situa-se no Segundo Planalto e Guarapuava situa-se no Terceiro Planalto. 
C) Os três planaltos paranaenses têm como limites geográficos, respectivamente, as bacias dos rios Iguaçu, Ivaí e Piquiri. 
D) O Primeiro Planalto corresponde à zona litorânea e à Serra do Mar, o Segundo Planalto corresponde à zona de domínio dos campos gerais e o Terceiro Planalto corresponde às áreas cobertas de matas, incluindo as florestas de araucária. 
E) O Primeiro Planalto é associado com as regiões montanhosas do Paraná, incluindo a Serra do Mar e a Serra Geral; o Segundo Planalto é associado com as áreas de domínio dos solos oriundos de derrames basálticos; o Terceiro Planalto é associado com as áreas oriundas da Formação Arenito Caiuá.

Questão 03 - UEM/CVU  - Inverno 2007 - No relevo do Paraná, o Terceiro Planalto ocupa uma área de aproximadamente dois terços do território do estado e recebe denominações regionais de acordo com o espaço onde se localiza. Assinale a alternativa que apresenta corretamente as denominações regionais dessa importante unidade fisiográfica do Paraná. 
A) Planalto de Cambará e São Jerônimo da Serra, Planalto de Apucarana, Planalto de Campo Mourão, Planalto de Guarapuava, Planalto de Palmas. 
B) Planalto de Maringá, Planalto de Londrina, Planalto de Ponta Grossa, Planalto de União da Vitória, Planalto de Capanema. 
C) Planalto da Lapa, Planalto de Ponta Grossa, Planalto de Cornélio Procópio, Planalto da Serra Geral, Planalto da Serra do Cadeado. 
D) Planalto da Serra da Graciosa, Planalto da Serra do Mar, Planalto de Curitiba, Planalto de Ponta Grossa, Planalto de Guarapuava. 
E) Planalto de São Luiz do Purunã, Planalto da Esperança, Planalto de Ponta Grossa, Planalto de Apucarana, Planalto de Jacarezinho e Cambará.

Questão 04 - UEM/CVU - 1/2003 - Assinale o que for correto sobre o relevo do Paraná, recorrendo à figura, quando necessário.

01) A unidade 1 tem relevo de planalto e é constituída por rochas vulcânicas e cristalinas, com destaque para o basalto e o granito. 
02) A unidade 2 corresponde à Depressão Periférica da borda leste da Bacia do Paraná. 
04) Na unidade 2, ocorrem rochas sedimentares antigas, da Era Mesozóica. 
08) A unidade 4 corresponde aos planaltos e às serras de leste-sudeste, com predomínio de rochas metamórficas. É rica em jazidas de carvão mineral. 
16) A unidade 3 corresponde a uma bacia de sedimentação inserida no Primeiro Planalto Paranaense. 
32) A serra da Esperança corresponde a uma porção da serra Geral e apresenta relevo de cuestas.

Questão 05 - UEM/CVU  - Inverno 2001 - Assinale o que for correto sobre os planaltos do estado do Paraná. 
01) O Primeiro Planalto ou Planalto de Curitiba apresenta relevo tabular, esculpido em rochas básicas, isto é, granitos e gnaisses. 
02) O Segundo Planalto ou Planalto dos Campos Gerais ou de Ponta Grossa é constituído, principalmente, por rochas sedimentares da Era Paleozóica. As formações rochosas de Vila Velha, esculpidas pela ação erosiva da água, situam-se nesse planalto. 
04) As cidades de Campo Largo, Castro e Colombo ficam no Planalto dos Campos Gerais e destacam-se pela produção de azulejos e de louças, devido à presença da matéria-prima, o caulim. 
08) O Terceiro Planalto ou Planalto de Guarapuava é o mais ocidental dos três planaltos paranaenses e destaca-se, dentre outras coisas, pela atividade agrícola. 
16) O Planalto de Guarapuava foi o único que não recebeu colonos europeus vindos diretamente da Polônia, da Ucrânia ou da Alemanha. Foi colonizado pelos excedentes demográficos vindos das colônias européias de Santa Catarina.

Questão 06 - FAFIPA - 2014 - Prefeitura de Pinhais - PR - Assinale a alternativa correta sobre as unidades de relevo do Paraná. 
a) Podem ser classificadas em: primeiro planalto paranaense (da Serra do Mar até a Serrinha), segundo planalto paranaense (da Serrinha até a Serra Geral) e terceiro planalto paranaense (da Serra Geral até o talvegue do rio Paraná). 
b) Podem ser classificadas em: primeiro planalto paranaense (da Serra do Mar até a Serrinha), segundo planalto paranaense (da Serrinha até Serra Geral), terceiro planalto paranaense (da Serra Geral até o talvegue do rio Paraná) e quarto planalto ( até o limite com Santa Catarina). 
c) Podem ser classificadas em baixada paranaense, Serra do Mar, Serra Cristalina, planalto paleozóico e planalto basáltico. 
d) O planalto basáltico, ou segundo planalto do Paraná, também chamado de planalto de Curitiba, é a mais extensa das unidades de relevo do estado e também é representado por rochas da Bacia do Paraná.

Questão 07 - UEM/CVU - EAD/2008 - Sobre localização geográfica, unidades de relevo e vegetação do Paraná, assinale a(s) alternativa(s) correta(s). 
01) Entre os estados da região Sul, o Paraná é o que apresenta a menor extensão geográfica banhada pelo Oceano Atlântico. 
02) A mata de restinga constitui a principal formação florestal paranaense, aparecendo associada às matas de araucária nas regiões de menor altitude. 
04) O Rio Paraná se constitui na maior unidade hidrográfica do Estado, tendo sua nascente formada pela junção dos rios Pirapó e Ivaí, na região Norte. 
08) A Ilha do Mel, que faz parte do Arquipélago de Fernando de Noronha, destaca-se como santuário ecológico na zona litorânea paranaense. 
16) As unidades fisiográficas da paisagem no estado do Paraná são o Litoral, a Serra do Mar, o Primeiro Planalto, o Segundo Planalto e o Terceiro Planalto.

Questão 08 - UEM/CVU  - Inverno 2015 - Sobre as características dos solos e do relevo nas paisagens do Paraná, assinale o que for correto. 
01) Os solos formados da decomposição das rochas granito e gnaisse ocorrem no Segundo Planalto e são solos com camadas espessas em matéria orgânica. 
02) A região dos Campos Gerais, no Segundo Planalto, é caracterizada por paisagens marcadas por suaves ondulações e mesetas. 
04) As características topográficas diferenciadas do território paranaense permitiram a separação em três regiões distintas: de planície, de escarpas e de planaltos. 
08) Na região litorânea são encontrados solos sedimentares recentes de origens diversas. 
16) Devido às características das formações rochosas que deram origem aos solos do Terceiro Planalto, podem ocorrer solos férteis para a agricultura e também solos vulneráveis sujeitos à ocorrência de erosões.

GABARITO
01 - Resposta: 15 (01-02-04-08)
02 - B
03 - A
04 - Resposta: 50 (02-16-32)
05 - Resposta: 10 (02-08)
06 - A
07 - Resposta: 17 (01-16)
08 - Resposta: 30 (02-04-08-16)

Um comentário:

Unknown disse...

Obrigadaa! Trabalho maravilhoso, só acho que poderia haver questões da UEPG também!