PESQUISAR ESTE BLOG

sexta-feira, 6 de setembro de 2024

Os filósofos das Luzes: Resumo de História | 8º Ano do Ensino Fundamental

Segundo os pensadores iluministas, a razão deveria ser o instrumento utilizado pelo ser humano para compreender o mundo, em detrimento do misticismo e da superstição. Conheça, a seguir, alguns filósofos que colaboraram para o desenvolvimento do Iluminismo e algumas de suas ideias.

• O inglês John Locke defendia que todo ser humano tem direitos naturais, como a liberdade, a felicidade e a prosperidade, que deveriam ser garantidos pelos governos. Estes deveriam nascer de um pacto entre os indivíduos e a sociedade, que aceitaria ser governada para superar os conflitos. Os governantes poderiam ser destituídos caso não correspondessem aos interesses comuns.

• O francês Montesquieu defendia a liberdade dos indivíduos, que deveria ser assegurada por um conjunto de leis, e a existência de três poderes independentes: o Executivo, o Legislativo e o Judiciário.

• O suíço Voltaire criticava o absolutismo e a Igreja católica. Defendia a liberdade de expressão como meio de livrar o povo da superstição e da ignorância.

• O francês Rousseau afirmava que o poder pertence ao povo e que, portanto, todo governo deveria estar submetido à vontade soberana do povo. Também acreditava que o ser humano, naturalmente bom, é desvirtuado pela sociedade.

Uma iniciativa criada por pensadores franceses, a Enciclopédia, organizada por Denis Diderot e Jean D’Alembert, foi um dos principais empreendimentos dos iluministas. Produzida por intelectuais, editores e ilustradores, a obra reunia, de forma resumida, todo o saber ocidental existente até o momento, expondo os avanços técnicos e científicos do século XVIII e contrapondo-se às ideias religiosas.

Nenhum comentário: