PESQUISAR ESTE BLOG

sexta-feira, 6 de setembro de 2024

Influência global da China: Resumo de Geografia | 9º Ano do Ensino Fundamental

Por ser o país que atualmente mais se aproxima do patamar econômico dos Estados Unidos, posicionados há muito tempo no topo do ranking mundial do PIB, bem acima dos demais, a China exerce papel fundamental nas relações internacionais. A China desponta hoje como o principal parceiro comercial de inúmeros países em todos os continentes habitados na condição de grande importador de recursos naturais e de gêneros agropecuários e de grande exportador de produtos industrializados. As parcerias comerciais chinesas também abarcam os Estados Unidos. Apesar de competidores no mercado internacional, os países movimentam entre eles enormes volumes de mercadorias e capitais.

A China procura manter uma posição de independência em relação a conflitos e a outras questões mundiais. Como membro permanente do Conselho de Segurança da ONU, sua participação nos assuntos de interesse global é importante para manter o equilíbrio de forças entre as nações.

Para se firmar no cenário internacional como potência do século XXI, a China vem destinando investimentos em diversos setores, tanto internos como em outras regiões do planeta. Entre eles, está a implantação de uma ampla rede de transportes terrestres e marítimos, denominada Nova Rota da Seda, que visa ampliar a interligação do país com parceiros comerciais em todo o mundo, sobretudo com os situados no continente europeu. Dessa forma, a China espera obter maior inserção política e econômica em diversas regiões, investindo capital e gerando empregos em locais onde há carência de infraestrutura e mão de obra abundante. Dessa forma, o projeto também contribui para impulsionar a economia dos países com quem a China estabelece parcerias.

A China tem se destacado ainda no investimento em fontes de energia limpa e no desenvolvimento de novas tecnologias. O país criou, por exemplo, seu próprio sistema de navegação por satélite, detém o maior radiotelescópio do mundo e avança nos planos para levar o ser humano novamente à Lua e a Marte.

Nenhum comentário: