PESQUISAR ESTE BLOG

terça-feira, 3 de setembro de 2024

Questão de Literatura - A partir das indicações a seguir, trace um perfil sucinto de cada uma das faces

1 - A partir das indicações a seguir, trace um perfil sucinto de cada uma das faces reveladas nas sete estrofes. 
a) Primeira face: o destino traçado pelo “anjo torto”. 
b) Segunda face: a relação com o desejo e a censura. 
c) Terceira face: as contradições. 
d) Quarta face: a imagem pública. 
e) Quinta face: a verdade íntima. 
f) Sexta face: o pensamento sobre o fazer poético. 
g) Sétima face: a relação com a vida.
 

RESPOSTA:
1 - 
A - A existência do eu lírico será marcada pela condenação que um “anjo torto” nada confiável (porque vive na sombra) lhe faz logo que nasce: “ser gauche na vida”. Ele está fadado a ser desajeitado, estranho, em descompasso com o mundo.
B  - O desejo guia a vida do eu lírico, que reconhece a sedução que as mulheres exercem sobre os homens, que, por sua vez, são vigiados (“as casas espiam”).
C - O eu lírico vive o conflito entre o sentimento puro (coração) e a sensualidade (olhos).
D - O eu lírico, nessa face, revela-se convencional e sério, conforme mostram as metonímias dos “óculos” e do “bigode”.
E - Assim como ocorre momentaneamente com Jesus quando em sofrimento na cruz, o eu lírico sente-se abandonado por Deus e assume-se fraco.
F - Em tom de humor, o eu lírico assume que suas emoções são vastas e que o formalismo poético não daria conta de sua intensidade.
G - Nessa última face, motivado pela lua e pelo conhaque, o eu lírico admite sua comoção diante da vida.

Nenhum comentário: