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sexta-feira, 6 de setembro de 2024

A globalização da cultura: Resumo de Geografia | 9º Ano do Ensino Fundamental

Os meios de comunicação, como o cinema e a internet, ajudam a difundir a cultura ocidental, que se impõe em países e sociedades com diferentes costumes, valores e crenças, promovendo muitas vezes uma uniformização cultural, em que os valores dominantes se sobrepõem às culturas locais.

Os Estados Unidos dominam a produção de cultura de massa no mundo. Os filmes de Hollywood, por exemplo, são produzidos para o mercado mundial, visando a um público o mais amplo possível. As produções estadunidenses lideram o faturamento do mercado cinematográfico.

As séries e as sitcoms (comédias de costumes) produzidas nos Estados Unidos e exibidas em diversas partes do mundo retratam a vida e os valores estadunidenses.

Esses produtos culturais são exportados e vistos por milhões de telespectadores, disseminando valores, hábitos e traços culturais que vão sendo assimilados pelo público estrangeiro ao longo do tempo.

Outro exemplo da exportação dos produtos culturais são os espetáculos teatrais da Broadway, em Nova York, avenida na qual se encontram vários teatros, famosos por suas apresentações musicais, que são reproduzidas em diferentes cidades do mundo.

Em 1940, o filósofo alemão Theodor Adorno apontou que a expansão da produção industrial, somada ao crescimento da produção cultural e da propaganda, estaria vinculada à criação de uma indústria cultural. Sua principal estratégia seria criar, desenvolver e difundir, por meio de televisão, rádio, cinema, arte, livros, revistas, propagandas etc., padrões culturais ligados aos hábitos de consumo.

Podemos constatar essa visão de Adorno em programas televisivos, como novelas e séries, que, muitas vezes, incentivam estilos de vida consumistas.

A indústria cultural, por meio da propaganda, estimula o desejo de consumir os chamados artigos da moda e a troca constante dos produtos, que rapidamente se tornam obsoletos.

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