PESQUISAR ESTE BLOG

quarta-feira, 21 de dezembro de 2022

Questão de Literatura - FUVEST 2022 - Sweet Home

FUVEST 2022 - Sweet Home

Quebra-luz, aconchego.
Teu braço morno me envolvendo.
A fumaça de meu cachimbo subindo.

Como estou bem nesta poltrona de humorista inglês.

O jornal conta histórias, mentiras...

Ora afinal! a vida é um bruto romance
e nós vivemos folhetins sem o saber.

Mas surge o imenso chá com torradas,
chá de minha burguesia contente.
Ó gozo de minha poltrona!
ó doçura de folhetim!
Ó bocejo de felicidade!
Carlos Drummond de Andrade. Alguma Poesia.

a) Por que a expressão em inglês Sweet home suscita, no título do poema, um teor de ironia?
b) Na circunstância do poema, os termos “bruto romance” e “folhetins”, como formas literárias, representam diferentes visões de mundo, estabelecendo entre si um contraste simbólico. Comente.

RESPOSTA:
a) A expressão “sweet home” é utilizada para se referir ao acolhimento e à tranquilidade normalmente encontrados apenas em nosso próprio lar. No caso do enunciador do poema, a situação em que se  encontra é marcada por elementos concretos identificadores do conforto burguês (“poltrona de humorista inglês” e “imenso chá com torradas”), e por uma condição de alienação frente à realidade (“O jornal conta histórias, mentiras...” e “vivemos folhetins sem o saber.”). Em um contexto marcado por desigualdade e injustiça social, descrever o conforto material e a alienação da realidade como acolhimento e tranquilidade é sinal contundente de ironia. Os versos finais, todos encerrados com exclamações, corroboram o tom irônico do texto. Gozar o conforto da poltrona e a doçura de folhetim são ações exclusivas de determinada classe e , no eu lírico, provocam um bocejo de felicidade, o que indica monotonia e tédio. Convém destacar ainda que essa é uma postura assumida em vários poemas de Alguma poesia, em que a condição social privilegiada vivida pelo eu poético é tratada como incômoda e responsável por seu comportamento peculiar. 

b) Pode-se compreender, no contexto do poema, que a expressão “bruto romance” é utilizada para se referir à complexidade e à intensidade da vida, repleta de acontecimentos, personagens e reflexões. Há também o sentido de uma narração marcada pela brutalidade do real que pode gerar perplexidade e indignação em quem o lê. De forma contrastante, o termo “folhetins” indica maior simplicidade e facilidade de leitura, referindo-se a obras destinadas a leitores que parecem ignorar seu aspecto brutal. Uma vez que a vida é complexa e composta de camadas, assemelha-se a um grande romance de qualidade; já o que vivemos dela, segundo o enunciador, é apenas a superficialidade, sem conhecer seu real significado.

Nenhum comentário: