PESQUISAR ESTE BLOG

terça-feira, 20 de dezembro de 2022

Questão de Literatura - FUVEST 2005 - Leia este trecho de A hora da estrela, de Clarice Lispector, no qual Macabéa, depois de receber o aviso de que seria despedida

FUVEST 2005 - Leia este trecho de A hora da estrela, de Clarice Lispector, no qual Macabéa, depois de receber o aviso de que seria despedida do emprego, olha-se ao espelho: 

Depois de receber o aviso foi ao banheiro para ficar sozinha porque estava toda atordoada. Olhou-se maquinalmente ao espelho que encimava a pia imunda e rachada, cheia de cabelos, o que tanto combinava com sua vida. Pareceu-lhe que o espelho baço e escurecido não refletia imagem alguma. Sumira por acaso a sua existência física? Logo depois passou a ilusão e enxergou a cara toda deformada pelo espelho ordinário, o nariz tornado enorme como o de um palhaço de nariz de papelão. Olhou-se e levemente pensou: tão jovem e já com ferrugem. 

a) Neste trecho, o fato de parecer, a Macabéa, não se ver refletida no espelho liga-se imediatamente ao aviso de que seria despedida. Projetando essa ausência de reflexo no contexto mais geral da obra, como você a interpreta? 
b) Também no contexto da obra, explique por que o narrador diz que Macabéa pensou “levemente”.

RESPOSTA:
a) A ausência da reflexão de Macabéa no espelho simboliza a insignificância existencial e social dessa personagem alheia a tudo e a si mesma. É um ser de “existência rala”, metaforizada nas expressões: “capim”, “feto jogado no lixo”, “café frio”. 

b) Macabéa, moça que representa a “inocência pisada” e a “miséria anônima”, não tem consciência da sua condição. Ela não reflete sobre a precariedade da sua vida, relacionada, no fragmento, à “pia imunda e rachada”. Daí a expressão “levemente pensou”, indicando a fragilidade da sua constatação.

Nenhum comentário: