PESQUISAR ESTE BLOG

terça-feira, 20 de dezembro de 2022

Questão de História - PUC-SP 2001 - Sobre a independência dos Estados Unidos, podemos afirmar que

PUC-SP 2001 - Sobre a independência dos Estados Unidos, podemos afirmar que 
a) envolveu um conflito armado entre Inglaterra e França, a Guerra dos Sete Anos (1756-1763), e chegou ao fim com a conquista do Oeste, na metade do século XIX. 
b) contou com mobilizações e ações armadas contra a cobrança de taxas e impostos, como a “Festa do Chá de Boston” (1773), e completou-se com a presidência de Abraham Lincoln. c) iniciou-se sob influência da Revolução Francesa (1789) e das independências nas Américas Portuguesa e Espanhola, lideradas, respectivamente, por D. Pedro I e Simón Bolívar. 
d) resultou da união das colônias inglesas nos Congressos da Filadélfia (1774 e 1775) e da influência das ideias de Maquiavel e de Hobbes, defensores do Estado republicano forte. 
e) sofreu influência do pensamento iluminista francês e a declaração de independência (1776), redigida por Thomas Jefferson, antecedeu a obtenção da autonomia, conquistada por via militar.

RESPOSTA:
Letra E.

Como os demais movimentos revolucionários do século XVIII, a independência dos EUA também sofreu a influência do pensamento iluminista da época, baseado nas ideias de liberdade e igualdade perante a lei. A Declaração de Independência foi elaborada em 1776, mas a soberania (e não mera “autonomia”) só se concretizou com a vitória de Yorktown sobre os ingleses (1781) e o ulterior tratado de paz com a Inglaterra (1783).

Nenhum comentário: