PESQUISAR ESTE BLOG

segunda-feira, 5 de dezembro de 2022

Questão de História - CEFET-MG 2015/2 - A situação política no Uruguai é particularmente importante para entender o desencadear da Guerra do Paraguai.

CEFET-MG 2015/2 - “A situação política no Uruguai é particularmente importante para entender o desencadear da Guerra do Paraguai. Em 1861, o presidente uruguaio Bernardo Berro, do Partido Blanco, se recusou a renovar com o Brasil o Tratado de Comércio e Navegação, de 1851. Com essa medida, reduziu a dependência do Uruguai em relação ao Império brasileiro. Ao mesmo tempo, ele instituiu um imposto sobre as exportações de gado em pé para o Rio Grande do Sul, atingindo os interesses de estancieiros gaúchos com propriedades no Uruguai. Por outro lado, o cenário político do rio da Prata ganhou um novo Estado Nacional em 1862, com o surgimento da República Argentina. A nação nasce sob a liderança da burguesia de Bueno Aires, tendo Bartolomeu Mitre como presidente.” 
FIGUEIREDO, Luciano (org.). História do Brasil para ocupados. Rio de Janeiro: Casa da Palavra, 2013. p. 364. (Adaptado) 

De acordo com o texto, a tensão entre as quatro nações envolvidas na Guerra do Paraguai, iniciada pouco depois do contexto descrito, teria sido motivada pela 
a) ação imperialista da Inglaterra. 
b) disputa geopolítica no estuário do Prata. 
c) expansão do modelo federalista da Argentina. 
d) reprovação ao governo autoritário do Uruguai. 
e) convergência de interesses econômicos na América.

RESPOSTA:
Letra B.

Nenhum comentário: