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Prova de Literatura com gabarito - Vestibular 2019/2 - CESMAC

Questão 08 - CESMAC 2019/2 - Publicado em 1865, Iracema, de José de Alencar, retrata a heroína que dá título ao romance como “a virgem dos lábios de mel, que tinha os cabelos mais negros que a asa da graúna, e mais longos que seu talhe de palmeira.// O favo de jati não era doce como seu sorriso; nem a baunilha recendia no bosque como seu hálito perfumado”. Ao descrever esse perfil da sua heroína, podemos dizer que Alencar buscava 
A) conaturalizar a beleza de Iracema, comparando-a à natureza ainda infensa à civilização. 
B) descrever Iracema dentro do que a estética classicista entendia como o Belo. 
C) mostrar que a natureza e os índios eram selvagens; logo, ambos precisavam ser mortos. 
D) descrever Iracema como se ela fosse uma grande dama da sociedade europeia. 
E) tomar Iracema como uma metáfora da pureza e da candura da mulher brasileira.

Questão 09 - CESMAC 2019/2 - O baiano Castro Alves viveu apenas 24 anos, mas deixou uma obra caudalosa para tão pouco tempo de vida. Apesar de ter versado sobre temas diversos, Castro Alves ficou na história da literatura brasileira como um ferrenho opositor ao regime escravocrata. Dentre os seus versos abolicionistas, temos “Vozes d’África”, que falam: “Deus! Ó Deus! Onde estás que não respondes?/ Em que mundo, em que estrela tu te escondes/ Embuçado nos céus?/ Há dois mil anos te mandei meu grito, / Que embalde, desde então, corre o infinito.../ Onde estás, Senhor meu Deus?” 

Sobre estes versos, podemos dizer: 
A) Castro Alves clama pelo Deus pagão da mitologia grega e lamenta que ele já não exista mais. 
B) Sua pergunta é uma paráfrase da queixa de Jesus na cruz: “Deus meu, Deus meu, por que me abandonaste?” (Mt 27:46). 
C) Os versos mostram que a escravidão no Brasil começou dois mil anos antes, e Deus nada fez para impedir tal atrocidade. 
D) O poema deixa entender que a responsável pela escravidão é a Igreja Católica e o seu Deus. 
E) O poema é uma sucessão de frases e versos retóricos que nada querem dizer.

Questão 10 - CESMAC 2019/2 - Os Sertões, de Euclides da Cunha, narra uma das maiores hecatombes da história brasileira: a Guerra de Canudos (1893-1897). Dividido em três partes — a Terra, o Homem e a Luta —, Os Sertões busca conhecer em verticalidade as causas e os motivos que levaram à formação do Arraial de Antônio Conselheiro e, por decorrência, à guerra entre os conselheiristas e o Exército Brasileiro. 

Ainda sobre Os Sertões podemos afirmar como verdadeiro. 
A) Euclides em sua narrativa lança mão de um português coloquial, inaugurando o nosso romance regionalista. 
B) Euclides descreve o sertanejo como um tipo forte, alto, falastrão e pouco miscigenado. 
C) Em Os Sertões prevalecem os aspectos cômicos da guerra em detrimento dos episódios trágicos. 
D) Tanto Antônio Conselheiro quanto os seus seguidores são descritos como fanáticos religiosos. 
E) Antônio Conselheiro é visto como um líder sóbrio, equilibrado e que poderia conduzir o Brasil para um futuro grandioso.

Questão 11 - CESMAC 2019/2 - “D. Glória gostava de conversar com seu Ribeiro. Eram conversas intermináveis, em dois tons: ele falava alto e olhava de frente, ela cochichava e olhava para os lados. Quando me via, calava-se.// Compreendo perfeitamente essas mudanças. Fui trabalhador alugado e sei que de ordinário a gente miúda emprega as horas de folga depreciando os que são mais graúdos.” 

Lendo este excerto do romance São Bernardo, de Graciliano Ramos, podemos afirmar: 
A) D. Glória não tinha papas na língua e dizia em voz alta tudo que lhe vinha à cabeça. 
B) Seu Ribeiro era empregado de D. Glória e a ela devia obediência cega. 
C) D. Glória era discreta em suas falas e sempre dissimulava na frente do narrador, Paulo Honório. 
D) Raramente D. Glória conversava com seu Ribeiro, daí por que se mostrava tímida nas suas opiniões.
E) Paulo Honório simpatizava com D. Glória, daí entender por que ela depreciava “os que são mais graúdos”.

Questão 12 - CESMAC 2019/2 - Publicada em 1952, a Invenção de Orfeu, de Jorge de Lima, é um poema épico dividido em dez Cantos. No seu Primeiro Canto lemos estes versos: “Um barão assinalado/ sem brasão, sem gume e fama/ cumpre apenas o seu fado:/ amar, louvar sua dama,/ dia e noite navegar,/ que é de aquém e de além-mar/ a ilha que busca e o amor que ama.” 
O que podemos afirmar desses versos? 
A) O poema fala de um personagem que possui todos os brios de um herói épico. 
B) Tal como os grandes poemas épicos, os versos acima são todos em decassílabo heroico. 
C) O herói do poema navega interminavelmente em busca de um novo continente. 
D) O primeiro verso de Invenção de Orfeu — “Um Barão assinalado” — intertextualiza com o primeiro verso de Os Lusíadas, de Luís de Camões. 
E) O herói do poema é um barão que perdeu todas as honras e hoje vive mendigando reconhecimento.

Questão 13 - CESMAC 2019/2 - Dentre os tantos romances escritos por José Lins do Rego, os livros que compõem o chamado “Ciclo da cana-de-açúcar” se destacam no conjunto da sua obra. Nesses romances, vemos a decadência dos engenhos de Açúcar do Nordeste e a chegada de um novo modo de produção capitalista: a usina. 
Ainda sobre o “Ciclo da cana-de-açúcar” podemos afirmar. 
A) Com exceção do romance Fogo morto, todos os romances do “Ciclo” são narrados pelo personagem de Carlos Melo. 
B) As estórias contadas no “Ciclo” se passam entre os estados de Pernambuco e Alagoas. 
C) O Coronel José Paulino, avô de Carlos Melo, será responsável por substituir o engenho de açúcar pela Usina. 
D) Carlos Melo era formado em engenharia civil e foi responsável pela construção das primeiras usinas em Alagoas.
E) O narrador era órfão de pai desde a infância, sendo criado apenas pela mãe.

Questão 14 - CESMAC 2019/2 - “O meu nome é Severino,/ não tenho outro da pia,/ Como há muitos Severinos,/ que é santo de romaria,/ deram então de me chamar/ Severino de Maria; como há muitos Severinos/ com mães chamadas Maria/ fiquei sendo o da Maria/ do finado Zacarias.” Estes versos iniciais de Morte e vida Severina, de João Cabral de Melo Neto, apresentam o narrador e principal protagonista do poema cabralino. 

Sobre este poema, podemos afirmar: 
A) Apesar de ser analfabeto, Severino é, do ponto de vista financeiro, uma pessoa bem sucedida na vida. 
B) Não tendo sobrenome, Severino se faz conhecer por meio da filiação materna e paterna. 
C) Severino é um antigo cangaceiro do bando de Lampião errando pelo Nordeste. 
D) O personagem de Severino se destaca pelo egoísmo e pelo desprezo que tem pelas outras pessoas. 
E) Severino evoca a sua filiação materna e paterna por ser ela descendente da nobreza.

GABARITO
08 - A
09  - B
10 - D
11 - C
12 - D
13 - A
14 - B

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