Questão 08 - CESMAC 2019/2 - Publicado em 1865, Iracema, de José de Alencar,
retrata a heroína que dá título ao romance como “a
virgem dos lábios de mel, que tinha os cabelos mais
negros que a asa da graúna, e mais longos que seu
talhe de palmeira.// O favo de jati não era doce como
seu sorriso; nem a baunilha recendia no bosque como
seu hálito perfumado”. Ao descrever esse perfil da sua
heroína, podemos dizer que Alencar buscava
A) conaturalizar a beleza de Iracema, comparando-a
à natureza ainda infensa à civilização.
B) descrever Iracema dentro do que a estética
classicista entendia como o Belo.
C) mostrar que a natureza e os índios eram
selvagens; logo, ambos precisavam ser mortos.
D) descrever Iracema como se ela fosse uma
grande dama da sociedade europeia.
E) tomar Iracema como uma metáfora da pureza e
da candura da mulher brasileira.
Questão 09 - CESMAC 2019/2 - O baiano Castro Alves viveu apenas 24 anos, mas
deixou uma obra caudalosa para tão pouco tempo de
vida. Apesar de ter versado sobre temas diversos,
Castro Alves ficou na história da literatura brasileira
como um ferrenho opositor ao regime escravocrata.
Dentre os seus versos abolicionistas, temos “Vozes
d’África”, que falam: “Deus! Ó Deus! Onde estás que
não respondes?/ Em que mundo, em que estrela tu te
escondes/ Embuçado nos céus?/ Há dois mil anos te
mandei meu grito, / Que embalde, desde então, corre
o infinito.../ Onde estás, Senhor meu Deus?”
Sobre
estes versos, podemos dizer:
A) Castro Alves clama pelo Deus pagão da mitologia
grega e lamenta que ele já não exista mais.
B) Sua pergunta é uma paráfrase da queixa de
Jesus na cruz: “Deus meu, Deus meu, por que
me abandonaste?” (Mt 27:46).
C) Os versos mostram que a escravidão no Brasil
começou dois mil anos antes, e Deus nada fez
para impedir tal atrocidade.
D) O poema deixa entender que a responsável pela
escravidão é a Igreja Católica e o seu Deus.
E) O poema é uma sucessão de frases e versos
retóricos que nada querem dizer.
Questão 10 - CESMAC 2019/2 - Os Sertões, de Euclides da Cunha, narra uma das
maiores hecatombes da história brasileira: a Guerra de
Canudos (1893-1897). Dividido em três partes — a
Terra, o Homem e a Luta —, Os Sertões busca
conhecer em verticalidade as causas e os motivos que
levaram à formação do Arraial de Antônio Conselheiro
e, por decorrência, à guerra entre os conselheiristas e
o Exército Brasileiro.
Ainda sobre Os Sertões podemos
afirmar como verdadeiro.
A) Euclides em sua narrativa lança mão de um
português coloquial, inaugurando o nosso
romance regionalista.
B) Euclides descreve o sertanejo como um tipo forte,
alto, falastrão e pouco miscigenado.
C) Em Os Sertões prevalecem os aspectos cômicos
da guerra em detrimento dos episódios trágicos.
D) Tanto Antônio Conselheiro quanto os seus
seguidores são descritos como fanáticos
religiosos.
E) Antônio Conselheiro é visto como um líder sóbrio,
equilibrado e que poderia conduzir o Brasil para
um futuro grandioso.
Questão 11 - CESMAC 2019/2 - “D. Glória gostava de conversar com seu Ribeiro. Eram
conversas intermináveis, em dois tons: ele falava alto e
olhava de frente, ela cochichava e olhava para os
lados. Quando me via, calava-se.// Compreendo
perfeitamente essas mudanças. Fui trabalhador
alugado e sei que de ordinário a gente miúda emprega
as horas de folga depreciando os que são mais
graúdos.”
Lendo este excerto do romance São
Bernardo, de Graciliano Ramos, podemos afirmar:
A) D. Glória não tinha papas na língua e dizia em
voz alta tudo que lhe vinha à cabeça.
B) Seu Ribeiro era empregado de D. Glória e a ela
devia obediência cega.
C) D. Glória era discreta em suas falas e sempre
dissimulava na frente do narrador, Paulo Honório.
D) Raramente D. Glória conversava com seu
Ribeiro, daí por que se mostrava tímida nas suas
opiniões.
E) Paulo Honório simpatizava com D. Glória, daí
entender por que ela depreciava “os que são
mais graúdos”.
Questão 12 - CESMAC 2019/2 - Publicada em 1952, a Invenção de Orfeu, de Jorge de
Lima, é um poema épico dividido em dez Cantos. No
seu Primeiro Canto lemos estes versos: “Um barão
assinalado/ sem brasão, sem gume e fama/ cumpre
apenas o seu fado:/ amar, louvar sua dama,/ dia e
noite navegar,/ que é de aquém e de além-mar/ a ilha
que busca e o amor que ama.”
O que podemos afirmar
desses versos?
A) O poema fala de um personagem que possui
todos os brios de um herói épico.
B) Tal como os grandes poemas épicos, os versos
acima são todos em decassílabo heroico.
C) O herói do poema navega interminavelmente em
busca de um novo continente.
D) O primeiro verso de Invenção de Orfeu — “Um
Barão assinalado” — intertextualiza com o
primeiro verso de Os Lusíadas, de Luís de
Camões.
E) O herói do poema é um barão que perdeu todas
as honras e hoje vive mendigando
reconhecimento.
Questão 13 - CESMAC 2019/2 - Dentre os tantos romances escritos por José Lins do
Rego, os livros que compõem o chamado “Ciclo da
cana-de-açúcar” se destacam no conjunto da sua obra.
Nesses romances, vemos a decadência dos engenhos
de Açúcar do Nordeste e a chegada de um novo modo
de produção capitalista: a usina.
Ainda sobre o “Ciclo
da cana-de-açúcar” podemos afirmar.
A) Com exceção do romance Fogo morto, todos os
romances do “Ciclo” são narrados pelo
personagem de Carlos Melo.
B) As estórias contadas no “Ciclo” se passam entre
os estados de Pernambuco e Alagoas.
C) O Coronel José Paulino, avô de Carlos Melo,
será responsável por substituir o engenho de
açúcar pela Usina.
D) Carlos Melo era formado em engenharia civil e foi
responsável pela construção das primeiras usinas
em Alagoas.
E) O narrador era órfão de pai desde a infância,
sendo criado apenas pela mãe.
Questão 14 - CESMAC 2019/2 - “O meu nome é Severino,/ não tenho outro da pia,/
Como há muitos Severinos,/ que é santo de romaria,/
deram então de me chamar/ Severino de Maria; como
há muitos Severinos/ com mães chamadas Maria/
fiquei sendo o da Maria/ do finado Zacarias.” Estes
versos iniciais de Morte e vida Severina, de João
Cabral de Melo Neto, apresentam o narrador e
principal protagonista do poema cabralino.
Sobre este
poema, podemos afirmar:
A) Apesar de ser analfabeto, Severino é, do ponto
de vista financeiro, uma pessoa bem sucedida na
vida.
B) Não tendo sobrenome, Severino se faz conhecer
por meio da filiação materna e paterna.
C) Severino é um antigo cangaceiro do bando de
Lampião errando pelo Nordeste.
D) O personagem de Severino se destaca pelo
egoísmo e pelo desprezo que tem pelas outras
pessoas.
E) Severino evoca a sua filiação materna e paterna
por ser ela descendente da nobreza.
GABARITO
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