Questão 49 - UNIMONTES 2011/1 - A passagem da mentalidade mítica para o pensamento racional e filosófico foi gestada por fatores
considerados relevantes para a construção de uma nova mentalidade. Algumas novidades do período arcaico
ajudaram a transformar a visão que o mito oferecia sobre o mundo e a existência humana. Nesse aspecto,
são todos fatores relevantes:
A) a invenção da escrita e da moeda, a lei escrita e a imprensa.
B) a invenção da escrita e do telefone, a lei escrita e o nascimento da pólis.
C) a invenção da escrita e da moeda, a lei escrita e o nascimento da pólis.
D) a invenção da escrita e da religião, a lei escrita e o nascimento da pólis.
Questão 50 - UNIMONTES 2011/1 - A consciência mítica predominava em culturas de tradição oral, quando ainda não havia escrita. Podemos
dizer que mito vem da palavra mythos, que significa:
A) mentira ou lenda.
B) ilusão ou mentira.
C) “palavra”, “o que se diz”.
D) delírio ou ilusão.
Questão 51 - UNIMONTES 2011/1 - No mundo grego, podemos encontrar uma série de relatos mitológicos sobre diversos aspectos da vida
humana, da natureza, dos deuses e do universo. Dois tipos de relatos merecem destaque: as cosmogonias e
teogonias. Os relatos citados tratam da
A) origem dos homens e das plantas.
B) origem do cosmo e dos deuses.
C) origem dos deuses e dos homens.
D) origem do cosmo e das plantas.
Questão 52 - UNIMONTES 2011/1 - Para Jean-Pierre Vernant, helenista e pensador francês, o nascimento da pólis (por volta dos séculos VIII e
VII a.C) é um acontecimento decisivo que “marca um começo, uma verdadeira invenção”, por provocar
grandes alterações na vida social e nas relações humanas. A transformação da pólis muito se deve aos
legisladores que sinalizaram uma nova era. Foram importantes os três legisladores constantes da alternativa
A) Drácon, Sólon e Clístenes.
B) Homero, Sólon e Clístenes.
C) Drácon, Sólon e Homero.
D) Drácon, Homero e Clístenes.
GABARITO
49 - C
50 - C
51 - B
52 - A
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