PESQUISAR ESTE BLOG

quarta-feira, 21 de dezembro de 2022

Exercícios de Literatura sobre Toda poesia, de Paulo Leminski - com gabarito

Questão 01 - FACASPER 2016 - Sobre Toda poesia, de Paulo Leminski, é correto afirmar que: 
a) o poeta está sempre à procura de motivos e de temas que façam do texto um testemunho crítico da realidade social, moral e política. 
b) o poeta trabalha com uma série de técnicas modernas de comunicação, como a publicidade, o haikai, o aforismo, o slogan, a canção, o cartum e o poema-piada. 
c) trata-se de uma poética da carência, movida pela mais vibrante e sofrida oralidade. 
d) os versos livres estão a serviço das falas autobiográficas, veículos de expressão do desejo e da memória. 
e) os poemas constituem objetos de linguagem integralmente aderentes à estrutura perceptiva da comunicação de massa.

Questão 02 - FACASPER 2016 - Assinale a opção que apresenta corretamente o sentido do nome do poema reproduzido abaixo, que integra Toda poesia, de Paulo Leminski:

hieróglifo

Todas as coisas estão aí
para nos iluminar.
Discípulo pronto,
o mestre aparece,
imediatamente,
sob a forma de bicho,
sob a sombra de hino,
sob o vulgo de gente
como num livro, devagar.

Mestre presente,
a gente costuma hesitar,
nem se sabe se o bicho sente
o que sente a gente
quando para de pensar.

a) Tudo o que é difícil de decifrar. 
b) Palavra que guarda um segredo. 
c) Guardião das coisas sagradas. 
d) Estudo das diferentes religiões. 
e) Ideograma figurativo da língua chinesa.

Questão 03 - FACASPER 2015 - Assinale a opção que apresenta corretamente a análise crítica de Toda poesia, de Paulo Leminski: 
a) “O poeta, como se fosse parnasiano até os limites do delírio, substituiu a realidade social pela realidade imaginária da arte pura, desprezando a multidão e fazendo da poesia uma arma da reação, um narcótico dos intelectuais”. (Otto Maria Carpeaux). 
b) “Mas a sensualidade exaltada (na linguagem) e reprimida, que se manifesta na lírica pelo acirramento e pela conciliação dos contrários, explode na poesia erótica, ou erótico-irônica, de outro modo”. (José Miguel Wisnik). 
c) “É então que o poeta desgarrado e erradio, abandonado à própria sorte num mundo hostil, reencontra as imagens caras da infância, os cheiros, as cores, as ruas, os quintais de sua cidade natal: a cidade imaginária, fruto do desejo e do trabalho, que o homem carrega intacta na memória frente à catástrofe”. (Davi Arrigucci Jr.) 
d) “Sua trajetória trouxe à luz as fraturas de toda vanguarda pós-68. O poeta tentou criar não só uma escrita, mas uma antropologia poética pela qual a aposta no acaso e nas técnicas ultramodernas de comunicação não inibisse o apelo a uma utopia comunitária”. (Alfredo Bosi). 
e) “Entre o tema lamentoso (que pode fazer de uma canção do exílio uma canção sobre o exílio, isto é, conformista e perpetuadora da distância) e a altiva ‘ausência’ de tema (que só pode se reduzir ao tema-linguagem), o poeta prefere optar pela consciência presente e crítica do passado”. (Alcides Villaça).

Questão 04 - UNICENTRO 2019 - Em Toda poesia, de Paulo Leminski, não há ocorrência de 
a) haikais e poesia concreta. 
b) versos simétricos e versos livres. 
c) elegias e liras. 
d) metapoesia e intertextualidade. 
e) dedicatórias e traduções.

Questão 05 - PUC-PR 2018 - Leia o seguinte poema de Paulo Leminski.

aço em flor

Quem nunca viu
que a flor, a faca e a fera
tanto fez como tanto faz,
e a forte flor que a faca faz
na fraca carne,
um pouco menos, um pouco mais,
quem nunca viu
a ternura que vai
no fio da lâmina samurai,
esse, nunca vai ser capaz.
(LEMINSKI, Paulo. Toda poesia. São Paulo: Companhia das Letras, 2013. p. 198.)

A partir da análise desse poema é CORRETO afirmar que 
a) em Caprichos e relaxos, onde saiu este poema, seu primeiro livro por uma grande editora, Leminski acerta as contas com seu passado concretista e parte em busca de uma poesia com uma dicção mais simples, para isso buscando inspiração na literatura e na filosofia orientais. 
b) “Aço em flor” é testemunha não apenas de uma virada leminskiana rumo a uma estética próxima ao zen-budismo mas também de uma ruptura mais aguda com toda a herança modernista ocidental. 
c) herdeiro originalmente das vanguardas dos anos 1950 e 1960, Leminski, no livro Distraídos venceremos, de 1987, onde foi publicado originalmente este poema, prossegue em seu afastamento da estética concretista, iniciado antes. 
d) este poema é um típico exemplo do haicai japonês, que foi muito praticado por Leminski: concisão, economia de recursos e um viés reflexivo que vai beber nas fontes do zen-budismo japonês, de que o poeta foi adepto. 
e) inserindo-se na tradição beat, que foi buscar influências no Oriente para renovar a poesia ocidental, Leminski é o principal exemplo dessa corrente na segunda geração do modernismo.

GABARITO
01 - B
02 - A
03 - D
04 - C
05 - C

Nenhum comentário: