PESQUISAR ESTE BLOG

quarta-feira, 21 de dezembro de 2022

Exercícios de Literatura sobre Perto do Coração Selvagem, de Clarice Lispector - com gabarito

Questão 01 - EBMSP 2017/2 - Sobretudo um dia virá em que todo meu movimento será criação, nascimento, eu romperei todos os nãos que existem dentro de mim, provarei a mim mesma que nada há a temer, que tudo o que eu for será sempre onde haja uma mulher com meu princípio, erguerei dentro de mim o que sou um dia, a um gesto meu minhas vagas se levantarão poderosas, água pura submergindo a dúvida, a consciência, eu serei forte como a alma de um animal e quando eu falar serão palavras não pensadas e lentas, não levemente sentidas, não cheias de vontade de humanidade, não o passado corroendo o futuro! O que eu disser soará fatal e inteiro! 
LISPECTOR, Clarice. Perto do Coração Selvagem. 
Disponível em: <http://www.olhardireto.com.br/conceito/colunas>. Acesso em: jan. 2017. 

No fragmento da obra “Perto do Coração Selvagem”, de Clarice Lispector, o uso do futuro, nas formas verbais que dão progressão ao texto, tem como principal objetivo 
a) problematizar o porvir como o tempo da hesitação, da insegurança, mas também da força e da satisfação. 
b) idealizar um futuro marcado pela delicadeza, fragilidade e sensibilidade, características próprias do perfil feminino 
c) evidenciar o decidir-se da locutora pelo devir na afirmação positiva à vida, rejeitando os limites do eu, o medo, a dúvida, o atual modo estagnado de viver. 
d) comparar experiências favoráveis experimentadas no presente narrativo com a instabilidade e a incerteza do que poderá ser vivenciado mais adiante. 
e) convidar o leitor a refletir sobre as escolhas feitas no momento vivido e as consequências que elas podem acarretar logo a seguir.

Questão 02 - FMTM - "Pela primeira vez um autor nacional vai além, nesse campo quase virgem de nossa literatura, da simples aproximação; pela primeira vez um autor penetra até o fundo a complexidade psicológica da alma, alcança em cheio o problema intelectual, vira no avesso, sem piedade nem concessões, uma vida eriçada de recalques". 
O juízo crítico acima refere-se ao romance de estreia de Clarice Lispector: 
a) Quinze 
b) Perto do Coração Selvagem
c) Escolha o seu Sonho 
d) A Casa da Paixão 
e) As Meninas.

Questão 03 - PUC-MG 2019/1 - ― Eu me distraio muito, disse Joana a Otávio. 
Assim como o espaço rodeado por quatro paredes tem um valor específico, provocado não tanto pelo fato de ser espaço mas pelo de estar rodeado por paredes. Otávio transformava-a em alguma coisa que não era ela mas ele mesmo e que Joana recebia por piedade de ambos, porque os dois eram incapazes de se libertar pelo amor, porque aceitava sucumbida o próprio medo de sofrer, sua incapacidade de conduzir-se além da fronteira da revolta. E também: como ligar-se a um homem senão permitindo que ele a aprisione? como impedir que ele desenvolva sobre seu corpo e sua alma suas quatro paredes? E havia um meio de ter as coisas sem que as coisas a possuíssem? 
LISPECTOR, Clarice. Perto do coração selvagem. Rio de Janeiro: Rocco, 1998. p. 31. Fragmento. 
No fragmento, o relacionamento amoroso narrado requer da personagem feminina 
a) entrega e parceria. 
b) compaixão e empatia.
c) resignação e renúncia. 
d) submissão e respeito.

Questão 04 - FDSM 2018 - Clarice Lispector estreou na literatura com a obra 
a) Perto do coração selvagem. 
b) A paixão segundo G. H. 
c) Um aprendizagem ou livro dos prazeres. 
d) A hora da estrela. 
e) Laços de família.

Questão 05 - ESPM 2012/1 - Por que surgem em mim essas sedes estranhas? A chuva e as estrelas, essa mistura fria e densa me acordou, abriu as portas de meu bosque verde e sombrio, desse bosque com cheiro de abismo onde corre água. E uniu-o à noite. Aqui, junto à janela, o ar é mais calmo. Estrelas, estrelas, rezo. A palavra estala entre meus dentes em estilhaços frágeis. Porque não vem a chuva dentro de mim, eu quero ser estrela. Purificai-me um pouco e terei a massa desses seres que se guardam atrás da chuva.
(Clarice Lispector, Perto do Coração Selvagem)

O trecho acima apresenta uma característica marcante da autora que é: 
a) a introspecção psicológica tradicional que apresenta, de forma linear no espaço e no tempo, a interiorização do universo mental da personagem. 
b) o monólogo interior que introduz, de forma lógica e coerente, uma descrição minuciosa e objetiva dos estados da alma. 
c) o fluxo da consciência que quebra os limites espaço-temporais, cruzando planos narrativos, sem preocupação com a lógica ou a ordem. 
d) o discurso indireto que veicula, através do narrador, as falas das personagens. 
e) o discurso indireto livre que funde o pensamento da personagem com a narrativa em terceira pessoa.

GABARITO
01 - C
02 - B
03 - C
04 - A
05 - C

Nenhum comentário:

Apoie o BLOG