PESQUISAR ESTE BLOG

domingo, 4 de setembro de 2022

Questão de Pedagogia - CEFET-MG 2021 - Na obra Pedagogia do oprimido, Paulo Freire faz críticas à “educação bancária”. NÃO é uma crítica à “educação bancária”:

CEFET-MG 2021 - Na obra Pedagogia do oprimido, Paulo Freire faz críticas à “educação bancária”. NÃO é uma crítica à “educação bancária”: 
a) Uma concepção de educação que se realiza à margem do reconhecimento da historicidade do ser humano, porque o que se pretende por meio dela é transformar a mentalidade dos oprimidos, e não a situação que os oprime. 
b) Uma concepção de educação com conotação “digestiva”, de proibição do pensar verdadeiro nas aulas verbalistas, nos seus métodos de avaliação dos conhecimentos, na distância entre o educador e os educandos, nos critérios de promoção e na indicação das leituras. 
c) Uma concepção de educação como um “quefazer” permanente na inconclusão dos homens e do devir da realidade, na qual o educador já não é o que apenas educa, mas o que, enquanto educa, é educado, em diálogo com o educando que, ao ser educado, também se educa. 
d) Uma concepção que implica uma prática por meio da qual se ajustam as pessoas às relações de opressão e, como tal, somente pode interessar aos opressores, que estarão mais em paz quanto mais adequadas estejam as pessoas ao mundo e tão mais preocupados quanto mais questionando o mundo estejam os homens. 
e) Uma concepção em que se nega o conhecimento, pois os educandos não são chamados a conhecer, mas a memorizar o conteúdo narrado pelo educador; não realizam nenhum ato cognoscitivo, uma vez que o objeto que deveria ser posto como incidência de seu ato cognoscente é posse do educador, e não mediatizador da reflexão crítica de ambos.

RESPOSTA:
Letra C.

Nenhum comentário: