UPF 2016 - O fazendeiro Paulo Honório, após perder sua esposa, e vendo dispersar-se a sua roda de amigos e arrumarem-se os seu negócios, é tomado pela ideia de compor um livor sobre sua própria história. Porém, dada a sua pouca instrução, seu projeto inicial é construir o livro com a colaboração de seus amigos mais cultos, e o jornalista Azevedo Gondim chega a escrever dois capítulos com essa finalidade. Mas Paulo Honório, após ler os capítulos escritos pelo jornalista, acaba dispensando sua colaboração, e se decide a escrever, ele próprio, o livro. No contexto do romance São Bernardo, de Graciliano Ramos, essa mudança de planos, por parte do narrador-protagonista, tem com causa principal:
a) o fato de Paulo Honório descobrir que tinha como arcar com os elevados custos do trabalho do jornalista, devido à crise financeira em que se encontrava.
b) a constatação, feita por Paulo Honório, de que o jornalista não tinha os conhecimentos mais rudimentares de agricultura e pecuária que, na concepção do fazendeiro, seriam essenciais para conferir verossimilhança à sua própria história.
c) a descoberta, feita por Paulo Honório, de que seria incapaz de revelar ao jornalista certa passagens íntimas de sua vida, preferindo colocá-las, ele próprio, no papel.
d) o fato de Paulo Honório ser acometido, repentinamente, pela ambição de ver seu nome estampado na capa do livro, assegurando, assim, para si, um lugar na posteridade.
e) a constatação, feita por Paulo Honório, de que a linguagem pernóstica e pretensamente literária, utilizada pelo jornalista na escrita dos primeiros capítulos, desvirtuava a sua história pessoal.
RESPOSTA:
Letra E.
Nenhum comentário:
Postar um comentário