UFRR 2022 - O romance Ponciá Vicêncio - EVARISTO, Conceição. Ponciá Vicêncio. 3ªedição. Rio de Janeiro: Pallas, 2017, p.70-72, narra uma parte da estória de vida da protagonista que dá título ao livro. É uma mulher negra, de família pobre, que, após a morte do pai, sai da casa na roça pra procurar outras oportunidades na cidade. O mesmo ocorre com os demais personagens de seu núcleo familiar – o irmão também sai à procura de uma vida melhor na cidade e a mãe, por último, sai em busca dos 2 filhos, porque estava envelhecendo sozinha. O romance cria um mosaico-miniatura de uma diáspora familiar, repetindo o destino de negros africanos escravizados em África e trazidos ao Brasil, famílias separadas. A procura por identidade e pertencimento atinge os personagens de maneira semelhante, embora tenham sonhos diferentes. Percebemos o sofrimento e a angústia que levam Ponciá à insatisfação e desesperança, porque sentia falta dos familiares mais próximos com quem conviveu na roça – mãe e irmão, cada um deles num local diferente, buscando um novo destino. Com base na descrição acima, pode-se afirmar que:
a) As perdas sucessivas de filhos vivenciadas por Ponciá geraram seu questionamento e revolta buscando uma resposta pela arte.
b) Mesmo as famílias negras tendo recebido alforria por lei no Brasil do século XIX, muitos anos depois muitas delas continuam sofrendo e escravas da pobreza e miséria.
c) Sua infância na roça era vivida com muita igualdade de recursos entre as famílias de brancos e negros.
d) Sua vida na cidade atendeu a suas expectativas de uma vida melhor do que aquela da qual tinha fugido.
e) Os exemplos familiares levaram Ponciá a acreditar que teria uma vida melhor que a de seus antepassados.
RESPOSTA:
Letra B.
Nenhum comentário:
Postar um comentário