PUC-SP 2012 - Em Capitães da Areia, romance de Jorge Amado, a frase que abre a narrativa é a mesma que a fecha:
Sob a lua, num velho trapiche abandonado, as
crianças dormem.
Sob a lua, num velho trapiche abandonado, eles
levantam os braços. Estão em pé, o destino mudou.
Entre elas há um percurso narrativo no qual a vida das crianças sofreu significativas mudanças. Assim, indique, abaixo, a alternativa que contém ações que NÃO confirmam as referidas mudanças.
a) Os capitães da areia conseguem organizar-se porque são liderados por Pedro Bala, espécie de herói que supera a condição de marginal e se eleva ao plano histórico do confronto social e político.
b) O bando de meninos adquire força e supera as adversidades graças, também, à proteção que recebe da mãe-de-santo e do padre progressista.
c) Os capitães passam por transformações e dão uma finalidade política às artes da capoeira e do jogo de punhais e passam a ajudar na mudança do destino dos pobres.
d) As crianças, vítimas do fracasso das políticas sociais, encontram apoio para a mudança apenas no chefe de polícia e no juizado de menores.
e) As crianças, organizadas em grupo, formam uma brigada de choque e intervêm em comícios, em greves, em embates obreiros e, assim, por meio da luta, conseguem mudar seus destinos.
RESPOSTA:
Letra D.
Nenhum comentário:
Postar um comentário