FMC 2017/2 - Uma das contribuições mais importantes para o pensamento brasileiro, no sentido de uma renovação nas interpretações do que era o Brasil, é o livro de Euclides da Cunha ''Os sertões''. Publicado em 1902, o autor mostra a necessidade de entender o Brasil através da dualidade costa/interior. Em relação à temática abordada nesse livro, conclui-se que:
a) Os temas tratados no livro dizem respeito, de um lado, às condições de vida na capital – Rio de Janeiro – e narram a Revolta da Vacina, mostrando como, no interior, a dinâmica agrária segue um fluxo marcado pelas tradições, revelando o lado positivo da cena rural.
b) São dois os temas principais que orientam a obra de Euclides da Cunha: um que remete para a compreensão das condições de vida no interior através da narrativa da Guerra de Canudos; e outro que trata dos obstáculos existentes em relação à superação dessas mesmas condições, porque, embora o sertanejo seja um forte, ele será pressionado pelo povo da costa.
c) Dois temas tomam conta do livro: as consequências decorrentes da Guerra do Paraguai, que provocam uma unidade no Estado brasileiro e dão início ao processo de modernização, estabelecendo uma relação de igualdade com o interior; e os movimentos de luta pela reforma agrária, explicados no livro como renovação do mundo rural.
d) O livro propõe dois temas de importância central para o entendimento do Brasil: de um lado, as transformações na capital – Rio de Janeiro -, tomando como exemplo as revoltas urbanas do final do século XIX, como a Revolta do Vintém; de outro, a denúncia do avanço da concentração da propriedade fundiária que gera conflitos como o de Canudos.
e) O conteúdo do livro de Euclides da Cunha é uma tentativa de realizar uma história dos movimentos rurais e tratar de duas experiências de modernização do campo: as Ligas Camponesas, que têm como região as áreas do sertão de Pernambuco, e a Revolta de Canudos, que acontece no interior da Bahia; com isso, temos a ideia de sertão tematizada nos estudos brasileiros.
RESPOSTA:
Letra B.
Nenhum comentário:
Postar um comentário