Questão 01 - FEMPERJ 2012 - Paulo Freire, em seu livro Pedagogia do Oprimido, ao discorrer sobre a necessidade de se problematizar, afirma que: nenhuma ordem opressora suportaria que os oprimidos todos passassem a dizer: por quê? (1987, p. 75). Isso nos remete a uma das tarefas da educação escolar, que é desenvolver nos alunos a:
A) formação técnico-científica;
B) capacidade de pensar criticamente;
C) adoção de valores morais;
D) competência para cooperação social;
E) necessidade de respeito às regras sociais.
Questão 02 - INSTITUTO AOCP 2020 - A pedagogia do oprimido trata do conceito de educação como instrumento de opressão. Em oposição a esse conceito, há a educação
(A) militar.
(B) secundarista.
(C) cognitiva.
(D) libertadora.
(E) opositora
Questão 03 - FGV 2017 - Paulo Freire, em sua obra mais conhecida, Pedagogia do Oprimido, afirma que “quanto mais analisamos as relações educador-educandos na escola, em qualquer de seus níveis (ou fora dela), parece que mais nos podemos convencer de que essas relações apresentam um caráter especial e marcante – o de serem relações fundamentalmente narradoras, dissertadoras”. (FREIRE, 1987, pág. 57)
O autor afirma que a narração de que o educador é o sujeito que conduz o educando à memorização mecânica e os transforma em vasilhas. “Quanto mais vá enchendo os recipientes com seus depósitos, tanto melhor o educador será. Quanto mais se deixem docilmente encher, tanto melhores educandos serão". (IDEM, pág. 58)
As características das relações entre professor e aluno descritas por Freire são próprias do que o autor denomina ‘educação bancária’. Em oposição, o autor afirma que deve-se priorizar a dialogicidade enquanto essência da educação como prática de liberdade.
Segundo o autor, para haver um diálogo em que se estabeleça uma relação horizontal, é necessário evitar:
A) um profundo amor ao mundo e aos homens;
B) autossuficiência;
C) humildade;
D) a supressão da situação opressora;
E) intensa fé nos homens.
Questão 04 - CEFET-MG 2021 - Na obra Pedagogia do oprimido, Paulo Freire faz críticas à “educação bancária”. NÃO é uma crítica à “educação bancária”:
a) Uma concepção de educação que se realiza à margem do reconhecimento da historicidade do ser humano, porque o que se pretende por meio dela é transformar a mentalidade dos oprimidos, e não a situação que os oprime.
b) Uma concepção de educação com conotação “digestiva”, de proibição do pensar verdadeiro nas aulas verbalistas, nos seus métodos de avaliação dos conhecimentos, na distância entre o educador e os educandos, nos critérios de promoção e na indicação das leituras.
c) Uma concepção de educação como um “quefazer” permanente na inconclusão dos homens e do devir da realidade, na qual o educador já não é o que apenas educa, mas o que, enquanto educa, é educado, em diálogo com o educando que, ao ser educado, também se educa.
d) Uma concepção que implica uma prática por meio da qual se ajustam as pessoas às relações de opressão e, como tal, somente pode interessar aos opressores, que estarão mais em paz quanto mais adequadas estejam as pessoas ao mundo e tão mais preocupados quanto mais questionando o mundo estejam os homens.
e) Uma concepção em que se nega o conhecimento, pois os educandos não são chamados a conhecer, mas a memorizar o conteúdo narrado pelo educador; não realizam nenhum ato cognoscitivo, uma vez que o objeto que deveria ser posto como incidência de seu ato cognoscente é posse do educador, e não mediatizador da reflexão crítica de ambos.
Questão 05 - FUNRIO 2014 - Paulo Freire no livro “Pedagogia do Oprimido” estabelece uma diferença crucial em
A) educação bancária e educação libertadora.
B) educação tecnicista e educação bancária.
C) educação libertadora e educação democrática.
D) educação democrática e educação tecnicista.
E) educação legal e educação infantil.
Questão 06 - IBADE 2020 - Paulo Freire, na obra Pedagogia do Oprimido, enfocou seu trabalho tratando a educação como um momento do processo de humanização. Para ele, a construção de uma nova sociedade não poderá ser conduzida pelas elites dominantes, incapazes de oferecer as bases de uma política de reformas. Então, segundo Freire, a construção de uma nova sociedade só poderá ser conduzida pela/pelas/pelos:
(A) ideologia opressora.
(B) massas populares.
(C) cristãos.
(D) ideologia político partidária.
(E) militares.
Questão 07 - VUNESP 2014 - Na obra Pedagogia do Oprimido, Paulo Freire defende uma educação problematizadora, na qual a ação pedagógica no processo de alfabetização ou pós-alfabetização inicia-se com a investigação de palavras-chaves ou temas geradores junto à comunidade em que se irá trabalhar. Nessa perspectiva, a metodologia proposta pelo autor para o desenvolvimento dessa ação pedagógica é
(A) individualizante, centrada na exposição dogmática.
(B) socializante, com ênfase no ensino programado.
(C) sócio-individividualizante, centrada na exposição dogmática.
(D) conscientizadora, centrada no processo dialógico.
(E) behaviorista, com ênfase no processo dialógico.
Questão 08 - AMEOSC 2019 - “O grande problema está em como os oprimidos, que “hospedam” o opressor em si, participar da elaboração, como seres duplos, inautênticos, da pedagogia de sua libertação. Somente na medida em que se descubram “hospedeiros” do opressor poderão contribuir para o partejamento de sua pedagogia libertadora. Enquanto vivam a dualidade na qual ser é parecer e parecer é parecer com opressor, é impossível fazê-lo. A pedagogia do oprimido que não pode ser elaborada pelos opressores, é um dos instrumentos para esta descoberta crítica – a dos oprimidos por si mesmos e a dos opressores pelos oprimidos, como manifestação da desumanização.” Pedagogia do Oprimido.
O trecho acima traz os pressupostos pedagógicos de qual dos autores a seguir:
A) Piaget.
B) Vygotsky.
C) Paulo Freire.
D) Luiz Cagliari.
Questão 09 - FGV 2015 - Paulo Freire, em “Pedagogia do Oprimido”, afirma: “Ninguém educa ninguém, nem ninguém aprende sozinho, nós homens (mulheres) aprendemos através do mundo”. Um pedagogo que esteja alinhado com as tendências para a área de educação corporativa e que queira fazer uma aplicação prática dessa frase de Paulo Freire no mundo empresarial, poderia propor:
(A) um programa de desenvolvimento e aperfeiçoamento técnico;
(B) uma capacitação voltada para a motivação para aprender;
(C) um programa de planejamento e suporte à aprendizagem experiencial;
(D) uma formação profissional sobre a eficácia da aprendizagem laboral;
(E) uma avaliação de aprendizagem centrada no método propedêutico.
Questão 10 - Aprender - SC 2019 - De acordo com Paulo Freire, educador brasileiro e autor da pedagogia do oprimido, o objetivo maior da educação é a:
a) Transmissão de saberes.
b) Acomodação dos estudantes
c) Conscientização do aluno.
d) Alfabetização coletiva.
GABARITO
01 - B
02 - D
03 - B
04 - C
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07 - B
08 - C
09 - C
10 - C
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