Questão 01 - VUNESP 2019 - Tizuko M. Kishimoto, em seu texto Brinquedos e brincadeiras na Educação Infantil, tematiza a relação entre o brincar livre e o brincar dirigido. Assinale a alternativa que contém uma asserção correta, de acordo com a autora.
A) A oposição entre eles é equivocada, afinal a criança aproveita tanto a liberdade para escolher um brinquedo, quanto a mediação adulta para aprender novas brincadeiras.
B) Há uma oposição evidente entre eles, sendo que o brincar livre deve ser privilegiado em toda a Educação Infantil.
C) Há uma oposição evidente entre eles, sendo que o brincar dirigido deve ser privilegiado em toda a Educação Infantil.
D) Há uma oposição evidente entre eles, sendo que o brincar livre deve ser privilegiado na educação da criança de 0 a 3 anos, e o brincar dirigidos na educação da criança de 4 a 6 anos.
E) A oposição entre eles apenas existe na perspectiva do adulto, e não da criança, uma vez que esta nasce sabendo brincar.
Questão 02 - RBO 2010 - Qual das alternativas abaixo completa a afirmação feita por Tizuko M. Kishimoto acerca do jogo na Educação Infantil: “Quando as ___________________são intencionalmente criadas pelo adulto com vistas a estimular certos tipos de aprendizagem, surge a ____________________. Desde que mantidas as condições para a expressão do jogo, ou seja, a ação intencional da criança para brincar, o educador está potencializando as ________________________.”
a) atividades; dimensão educativa; brincadeiras
b) situações lúdicas, brincadeira; situações de aprendizagem
c) atividades; brincadeira; situações de aprendizagem
d) situações lúdicas; dimensão educativa; situações de aprendizagem
Questão 03 - VUNESP 2018 - Conforme Tizuko Kishimoto (2009), é correto afirmar que a brincadeira na teoria piagetiana é
A) o meio de estudar a criança e perceber seus comportamentos.
B) utilizada para revelar mecanismos cognitivos da criança.
C) utilizada como instrumento de diagnóstico de problema da criança.
D) considerada uma situação imaginária.
E) uma conduta que resulta de influências sociais recebidas ao longo dos anos.
Questão 04 - Prefeitura de Fortaleza - CE 2017 - Segundo Tizuko Kishimoto, no livro Jogos Tradicionais Infantis, editado pela editora Vozes, o jogo tradicional está sempre em transformação, incorporando criações anônimas das gerações que vão se sucedendo. Acerca desses jogos, é verdadeiro afirmar.
A) Muitos jogos preservam sua estrutura inicial e têm a função de perpetuar a cultura infantil e desenvolver formas de convivência social.
B) Esses jogos são transmitidos de geração em geração, através de conhecimentos científicos, e permanecem na cultura devido ao esforço da ciência.
C) Por ser elemento muito distante do folclore, o jogo tradicional infantil assume características de autoria, tradicionalidade, transmissão oral, conservação, mudança e universalidade.
D) O jogo tradicional não pode ser caracterizado como livre, aquele que a criança brinca pelo prazer de fazê-lo, pois como elemento cultural preservador da vida social, precisa ser bem direcionado.
Questão 05 - INTEGRI 2015 - Kishimoto em “O jogo e a Educação Infantil” estabelece que o jogo pode ser visto de três formas. A primeira forma o jogo é visto como o resultado de___________________.
A) um sistema linguístico que funciona dentro de um contexto social.
B) um sistema fisiológico que funciona dentro de um contexto estético
C) um sistema moral que funciona dentro de um contexto social.
D) um sistema formador/competitivo que funciona dentro de um contexto estético.
Questão 06 - VUNESP 2018 - Kishimoto (2009) afirma que enquanto manifestação livre e espontânea da cultura popular, a brincadeira tem a função de perpetuar a cultura infantil, desenvolver forma de convivência social e permitir o prazer de brincar. Identifique e assinale a alternativa que completa corretamente a lacuna da afirmação de Kishimoto.
A) de faz-de-conta
B) tradicional
C) de construção
D) educativa
E) simbólica
Questão 07 - VUNESP 2019 - De acordo com Kishimoto (2009), o brincar, dotado de natureza livre, parece incompatibilizar-se com a busca de resultados, típica de processos educativos. Ao responder a pergunta “Como reunir dentro de uma mesma situação o brincar e o educar?”, essa autora responde que a utilização do jogo ou da brincadeira potencializa a exploração e a construção do conhecimento, por contar com a motivação interna, típica do lúdico, mas o trabalho pedagógico requer
A) que, após as crianças brincarem por um tempo determinado, seja oferecido necessariamente a elas material escrito em forma de tarefas para a memorização e a fixação dos conteúdos.
B) observação e registros diários do professor a respeito de todas as crianças, em todas as brincadeiras. E, após cada brincadeira, o educador deve questionar cada uma das crianças sobre o que elas aprenderam durante o brincar.
C) a oferta de estímulos externos e a influência de parceiros, bem como a sistematização de conceitos em outras situações que não o jogo.
D) que as crianças aprendam, e isso ocorrerá naturalmente, sem que haja qualquer intencionalidade ou intervenção por parte do docente.
E) que a aproximação com o conteúdo se inicie através do jogo educativo, mas que não se perca muito tempo com essa ação, pois somente ao perceberem a seriedade nas atividades é que as crianças as levam a sério e aprendem o conteúdo transmitido.
Questão 08 - VUNESP 2019 - O uso do brinquedo/jogo educativo com fins pedagógicos remete-nos para a relevância desse instrumento para situações de ensino-aprendizagem e de desenvolvimento infantil. De acordo com Kishimoto (1996), na obra Jogo, brinquedo, brincadeira e educação, é correto afirmar:
A) o brinquedo educativo propicia riqueza de situações de aprendizagens e ainda garante que a construção do conhecimento efetuado pela criança será exatamente a mesma construção desejada pelo professor.
B) a utilização dos jogos para uso didático potencializa a exploração e a construção do conhecimento, por conta da motivação interna, típica do lúdico, razão pela qual o trabalho pedagógico dispensa a oferta de outros estímulos externos e a influência de parceiros, ou as sistematizações de conceitos em outras situações que não os jogos.
C) a brincadeira de faz-de-conta, ou simbólica, surge para a criança com o aparecimento da representação e da linguagem, em torno de 2/3 anos. A brincadeira simbólica pressupõe assumir papéis, sendo uma brincadeira voluntária, completamente livre de regras e totalmente desvinculada da realidade vivenciada pela criança.
D) ao permitir a ação intencional (afetividade), a construção de representações mentais (cognição), a manipulação de objetos e o desempenho de ações sensório-motoras (físico) e as trocas nas interações (social), o jogo contempla as várias formas de representação da criança ou suas múltiplas inteligências.
E) os jogos de construção são considerados importantes por enriquecer a experiência sensorial das crianças. O jogo de construção relaciona-se principalmente ao ato motor, por tratar-se basicamente de empilhar tijolinhos, e não estabelece relação com a brincadeira simbólica.
Questão 09 - GSA CONCURSOS 2019 - Segundo Kishimoto jogo é uma atividade lúdica muito importante na Educação, a utilização do mesmo proporciona muitas vantagens para o processo de ensino aprendizagem. Sendo assim é incorreto afirmar:
a) O jogo mobiliza esquemas mentais.
b) Através do jogo a criança obtém prazer e realiza um esforço espontâneo e voluntário para atingir o objetivo.
c) Jogando a criança se priva de responsabilidades, aumentando sua autoestima.
d) O jogo estimula o pensamento, a ordenação de tempo e espaço.
e) Integra várias dimensões da personalidade, afetiva, social, motora e cognitiva.
Questão 10 - DIRECTA 2014 - Segundo Kishimoto em “Jogo, brinquedo, brincadeira e a educação” afirma que os jogos tradicionais, foram marginalizados em decorrência do acelerado processo de___________________________.
A) industrialização e urbanização.
B) individualização e industrialização.
C) ruralização e urbanização.
D) individualização e urbanização.
Questão 11 - DIRECTA 2014 - Kishimoto em “Jogo, brinquedo, brincadeira e a educação” aborda as teorias de _______________________sobre a importância dos jogos e brincadeira como processo educativo.
A) Comte, Wallon, Vygotsky e Montessori.
B) Montessori, Wallon, Comte e Bruner.
C) Piaget, Wallon, Vygotsky e Bruner.
D) Piaget, Wallon, Vygotsky e Comte.
Questão 12 - DIRECTA 2014 - Para Kishimoto em “Jogo, brinquedo, brincadeira e a educação”, os critérios para identificar os traços do jogo infantil, são
I-Não lateralidade.
II-Efeito positivo.
III-Não flexibilidade.
IV-Prioridade do processo de disciplinar.
V-Livre escolha.
VI-Controle interno.
A) Apenas as afirmativas I, II, III, IV e V estão corretas.
B) Apenas as afirmativas I, III, IV, V e VI estão corretas.
C) Apenas as afirmativas I, II, V e VI estão corretas.
D) Todas as afirmativas estão corretas.
GABARITO
01 - A
02 - D
03 - B
04 - A
05 - A
06 - B
07 - C
08 - D
09 - C
10 - A
11 - C
12 - C
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