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sábado, 10 de setembro de 2022

Exercícios de Pedagogia sobre Paulo Freire - com gabarito

Questão 01 - CISCOPAR 2015 - A ideia de que a educação se torna um momento da experiência dialética total da humanização dos homens, com igual participação dialógica do educador e do educando, é defendida por: 
A) Karl Marx. 
B) Maria Montessori. 
C) Paulo Freire. 
D) Augusto Cury. 
E) Rubem Alves.

Questão 02 - CS-UFG 2016 - Leia o excerto. Uma verdadeira filosofia da educação não poderá fundar-se apenas em ideias. Tem de identificar-se com o contexto a que vai se aplicar o seu agir educativo. Tem de ter consciência crítica do contexto – dos seus valores em transição –, somente como pode interferir neste contexto, para que dele também não seja uma escrava. 
FREIRE, Paulo. Educação e atualidade brasileira. São Paulo: Cortez Editora, 2001. 
Neste trecho, Paulo Freire se refere à relação entre: 
A) educação e sociedade. 
B) conteúdo e metodologia. 
C) método e epistemologia. 
D) educação e subjetividade.

Questão 03 - CESGRANRIO 2010 - Segundo Paulo Freire, o esforço e a competência dos educadores que avaliam as suas práticas pedagógicas no intuito de reduzir a distância entre a teoria e a prática, partindo do reconhecimento de que “ensinar não é transferir conhecimentos, mas criar as possibilidades para sua produção ou construção”, são denominados de 
A) assimilação. 
B) bom senso. 
C) transgressão. 
D) coerência. 
E) reflexão crítica.

Questão 04 - FUNCAB 2010 - Segundo Paulo Freire, toda prática educativa pressupõe uma postura de decência e pureza. Afirma ele que homens e mulheres tornam-se capazes de valorar, intervir, escolher, decidir e romper e, por tudo isso nos tornamos seres éticos. Não é possível pensar seres humanos longe ou fora da ética. Assim, na escola e na empresa: 
A) transformar a experiência educativa em puro treinamento técnico é valorizar o ato educativo. 
B) transformar a experiência educativa em puro treinamento técnico é imprimir um caráter cultural ao ato educativo. 
C) transformar a experiência educativa em puro treinamento técnico é amesquinhar o ato educativo. 
D) transformar a experiência educativa em puro treinamento técnico é fortalecer o ato educativo. 
E) Nenhuma das afirmativas acima está correta.

Questão 05 - CONSULPLAN 2010 - Para Paulo Freire, numa abordagem de ensino sócio-político-cultural, a educação escolarizada deve ser entendida como a aquisição sistemática da experiência humana, ou seja, uma aquisição que será crítica e criadora e não simplesmente armazenamento de informações justapostas que não foram incorporadas ao indivíduo como um todo. Como pressupostos relativos aos aspectos educacionais, conforme o enunciado, marque a alternativa INCORRETA: 
A) O processo de conscientização, numa perspectiva ontogenética e filogenética. 
B) O conhecimento como transformação contínua. 
C) A avaliação classificatória que realça o valor, o desenvolvimento e a personalidade do educando. 
D) A regulação da aprendizagem tendo o aluno como centro. 
E) A ciência explicitada com o um produto da história.

Questão 06 - UECE-CEV 2018 - O pensamento que se constrói sobre arte e educação vem sendo formulado também a partir de pedagogias que trazem a ideia de liberdade e de respeito ao indivíduo. O educador brasileiro que elaborou premissas relevantes para a formulação dos processos de arte e educação no Brasil foi 
A) Paulo Freire. 
B) Francisco Mendes. 
C) Cristovam Buarque. 
D) Otávio Rocha.

Questão 07 - AMEOSC 2019 - “O respeito à liberdade dos educandos, que nunca são chamados de analfabetos e sim de alfabetizandos. A busca pela interferência do povo na estrutura do programa através do levantamento do vocabulário popular. Estas palavras básicas em termos de sua frequência, relevância como significação vivida e tipo de complexidade fonêmica que apresentam. Estas palavras, de uso comum na linguagem do povo e carregadas de experiências vividas, são decisivas, pois a partir delas o alfabetizando irá descobrir as sílabas, as letras e as dificuldades silábicas específicas e seu idioma, além de que servirão de material inicial para descoberta de novas palavras” – Educação como prática da liberdade. O trecho acima discorre sobre os pressupostos pedagógicos trazidos por: 
A) Vygotsky. 
B) Emília Ferreiro. 
C) Luis Carlos Cagliari. 
D) Paulo Freire.

Questão 08 - Alternative Concursos 2021 - Saber que ensinar não é transferir conhecimento, mas criar as possibilidades para a sua própria produção ou a sua construção. Quando entro em uma sala de aula devo estar sendo um ser aberto a indagações, à curiosidade, às perguntas dos alunos, a suas inibições; um ser crítico e inquiridor, inquieto em face da tarefa que tenho – a de ensinar e não a de transferir conhecimento. É preciso insistir: este saber necessário ao professor – que ensinar não é transferir conhecimento – não apenas precisa de ser apreendido por ele e pelos educandos nas suas razões de ser – ontológica, política, ética, epistemológica, pedagógica, mas também precisa de ser constantemente testemunhado, vivido. O trecho acima foi extraído de uns dos principais livros do autor. A quem se refere: 
a) Jean Piaget 
b) Vygotsky 
c) Sigmund Freud 
d) Paulo freire 
e) Wallon

Questão 09 - AMEOSC 2019 - Paulo Freire é reconhecido como Patrono da Educação Brasileira, título outorgado pela Lei no 12.612/12. Assinale a alternativa que não apresenta uma das obras do autor pernambucano: 
A) Pedagogia do Oprimido. 
B) Educação como Prática da Liberdade. 
C) Emílio ou da Educação. 
D) Pedagogia da Autonomia.

Questão 10 - FUNDEP 2013 - A relação do professor com o aluno através do dialogo é analisada por Paulo Freire. A relevância desta troca de informações NÃO é evidenciada em 
A) o dialogo entre o educador e o educando não pode ocorrer de cima para baixo. 
B) o educador que escuta aprende a transformar o seu discurso quando necessário. 
C) o educador porta a verdade e tem a função de transmiti-la a todos os seus alunos. 
D) é essencial que o educador aprenda a escutar os seus alunos, para que aprenda a falar com eles.

Questão 11 - FUNDEP 2013 - Paulo Freire relaciona segurança, competência profissional e generosidade – como quesitos exigidos pelo ato de ensinar. Com relação a essa reflexão do autor, assinale a alternativa INCORRETA. 
A) O clima de respeito que nasce em relações generosas corrobora a legitimação ética da autoridade docente e das liberdades dos alunos. 
B) O professor que não estuda, que não se esforce para estar à altura de sua tarefa, não tem força moral para coordenar as atividades de sua classe. 
C) A segurança com que a autoridade docente se move deve ter relações com a sua competência profissional. 
D) A autoridade coerentemente democrática compreende que a disciplina verdadeira decorre da certeza do saber do professor.

Questão 12 - IMPARH 2019 - Paulo Freire qualifica a atividade de ensinar como uma especificidade humana que exige, na contemporaneidade, competência, habilidade profissional e rigorosidade metódica no desempenho docente. Considerando essa compreensão, aliada ao entendimento de que a formação do professor deve torná-lo um participante da transformação social, é CORRETO afirmar que devem fazer parte da citada formação, as seguintes dimensões de competência: 
A) Técnica, Política, Ética e Estética. 
B) Ética, Filosófica, Religiosa e Científica. 
C) Técnica, Cognitiva, Científica e Política. 
D) Estética, Ética, Cognitiva e Religiosa.

Questão 13 - IMPARH 2019 - Para Paulo Freire, no ato de ensinar o papel do professor sobrepõe-se à simples transmissão de conhecimentos. Nessa concepção de ensino é exigido do professor comprometimento com a produção do conhecimento, o que ainda requer: 
A) exposição do conteúdo pelo professor como elemento que favoreça a melhor assimilação dos conceitos pelo aluno. 
B) envolvimento do aluno no processo, para que ele desempenhe o seu papel de protagonista nas ações destinadas à produção do conhecimento. 
C) direcionamento pelo professor com relação ao ensino dos conteúdos a serem trabalhados pelo aluno, cumprindo o planejamento previamente traçado. 
D) seleção, pelo professor, de uma metodologia de ensino que assegure a produção do conhecimento unilateralmente pelo aluno.

Questão 14 - Itame 2020 - Foi educador e filósofo brasileiro. Também é considerado um dos pensadores mais notáveis na história da pedagogia mundial, influenciou o movimento “pedagogia crítica”. E é Patrono da Educação Brasileira. Nos dias atuais recebe críticas do atual governo. O texto faz referência a 
A) Paulo Freire 
B) Darcy Ribeiro 
C) Anísio Teixeira 
D) Olavo de Carvalho

Questão 15 - VUNESP 2018 - Quando se estudam as tendências pedagógicas no Brasil, não se pode deixar de lado a conhecida tendência progressista libertadora, que, segundo Queiroz e Moita (2007), surgiu “No final dos anos 70 e início dos 80, [com] a abertura política decorrente do final do regime militar [que] coincidiu com a intensa mobilização dos educadores para buscar uma educação crítica, tendo em vista a superação das desigualdades existentes no interior da sociedade (...). Nesta tendência pedagógica, a atividade escolar deveria se centrar em discussões de temas sociais e políticos e em ações concretas sobre a realidade social imediata. O professor deveria agir como um coordenador de atividades, aquele que organiza e atua conjuntamente com os alunos”. Dentre seus defensores, Queiroz e Moita destacam o educador pernambucano 
A) Darcy Ribeiro. 
B) Miguel Arroyo. 
C) Paulo Freire. 
D) Anísio Teixeira. 
E) Florestan Fernandes.

Questão 16 - Unoesc 2021 - Educador brasileiro reconhecido por sua contribuição para a história das ideias pedagógicas no Brasil e América Latina, especialmente no que diz respeito aos processos de alfabetização de Educação de Jovens e Adultos (1921-1997). Defendia uma educação preocupada com os problemas atuais e com o desenvolvimento da consciência crítica. Possui fundamentação humanista ao vislumbrar na educação um ato criador, a medida em que proporciona ao indivíduo autonomia, consciência crítica e capacidade de decisão. Foi educador, filósofo reconhecido como Patrono da Educação Brasileira. A quem refere-se essa afirmação: 
A) Lev Semyonovich Vygotsky. 
B) Paulo Reglus Neves Freire. 
C) Mario Sergio Cortella. 
D) Jean William Fritz Piaget.

Questão 17 - AMEOSC 2020 - A educação bancária, termo estabelecido por Paulo Freire, está em oposição a educação libertadora, pois embasada meramente no conteúdo e desprovida de reflexão, simplesmente mantém o aluno em um estado de distanciamento do real conhecimento de sua realidade social. Conclui-se que para Freire, a educação bancária está em consonância com a ideia de: 
A) Segregação. 
B) Desestimulação. 
C) Alteridade. 
D) Alienação.

Questão 18 - FEPESE 2019 - Segundo Paulo Freire, “Não há docência sem discência”. Essa assertiva quer dizer que: 
A) As responsabilidades do professor são exatamente iguais às dos estudantes. 
B) Ensinar não exige rigorosidade metódica, visto que, os estudantes já trazem consigo muitos conhecimentos. 
C) A responsabilidade dos professores centra-se, primordialmente, em transferir conhecimento. 
D) Ensinar exige corporeificação da palavra pelo exemplo e reflexão crítica sobre a prática. 
E) Os professores precisam concentrar seus esforços para acabar com a ideologia.

Questão 19 - Aprender - SC 2019 - Segundo Paulo Freire, a educação é um modo para os desfavorecidos de: 
a) Igualarem-se aos que detém poder e conhecimento e buscar ascensão de classe. 
b) Romperem o que chamou de cultura do silêncio e transformarem a realidade como sujeitos da própria história. 
c) Adquirirem cultura e conhecimento num contexto local e global e manterem-se estagnados em sua posição social. 
d) Conscientizarem-se entre si, criando elos de fraternidade e comunidade para defrontar a pobreza implacável. 

Questão 20 - AMEOSC 2020 - Para Paulo Freire, a opressão desumaniza não só o oprimido, mas, sobretudo, o opressor, porque não pode haver humanidade na prática da violência, do antidiálogo. É por isso que o opressor também precisa de libertação e quem pode fazer isso pelos dois, é o oprimido, no seu engajamento: 
A) Pelo resgate de sua humanidade. 
B) À gente insensível e brutal, que também somos. 
C) Descendentes de vítimas e de algozes. 
D) Significativo para a formação do educando.

Questão 21 - AMEOSC 2020 - A falsa generosidade, para Paulo Freire, é aquela: 
A) Como uma violência “branda”. 
B) Em lutar para que não haja mais miséria. 
C) Assistencialista, própria dos donos do poder. 
D) Que acreditou profundamente no ser humano e se dispôs a aprender com ele.

Questão 22 - AMEOSC 2020 - O educador Paulo Freire se opôs aos privilégios das classes dominantes, as quais impedem a maioria de usufruir os bens produzidos pela sociedade. Para ele, a modificação desse quadro deveria: 
A) Ser iniciada com o trabalho dos educadores, quem têm em suas mãos o poder de definir o fim de todas as opressões. 
B) Fundamentar-se, primeiramente, no desejo dos opressores em compreender sua situação de privilégio. 
C) Partir dos próprios oprimidos, depois de um trabalho de conscientização e politização. 
D) Começar com a abolição de todas as classes sociais e a profunda divisão dos bens materiais e imateriais entre todas as pessoas.

Questão 23 - CONSULPLAN 2008 - No livro Educação como prática da liberdade, (1982) um autor brasileiro defende a mudança na sociedade através de uma reforma interna do homem, pela conscientização. Para ele, num país com tantos problemas, a transformação da economia corresponderia, dialeticamente, à transformação superestrutural – onde a educação se situa a nível político-ideológico. Assinale o nome desse autor: 
A) Ariano Suassuna. 
B) Paulo Freire. 
C) Roberto Freire.
D) Osmar Ponchirolli. 
E) Milton Santos. 

Questão 24 - Quadrix 2020 - Assinale a alternativa que apresenta o nome do pesquisador que afirma que a educação libertadora, problematizadora, já não pode ser o ato de depositar, ou de narrar, ou de transferir, ou de transmitir “conhecimentos” e valores aos educandos, meros pacientes à maneira da educação “bancária”, mas um ato cognoscente. 
A) Gilberto Freire 
B) Demerval Saviani 
C) Paulo Freire 
D) Carlos Jamil Cury 
E) Jean Piaget

Questão 25 - IF-SP 2012 - Ghiraldelli afirma que os professores brasileiros chegaram ao século XXI guiando suas práticas por cinco tendências pedagógico-didáticas que seguem a inspiração de filosofia educacional de seus autores. De acordo com uma delas, os passos segundo os quais acontece o processo ensino aprendizagem, se resumem, sequencialmente, em: vivência, temas geradores, problematização, conscientização e ação política. Assinale o autor cujas ideias melhor caracterizam essa sequência. 
a) Herbart. 
b) Dewey. 
c) Paulo Freire. 
d) Paulo Ghiraldelli Júnior. 
e) Demerval Saviani.

Questão 26 - CEPERJ 2012 - O diálogo pressupõe um ato de reflexão-ação comigo, com o outro e com o mundo. E é no respeito às diferenças entre mim e eles ou elas, na coerência entre o que faço e o que digo, que me encontro com eles e com elas. As palavras de Paulo Freire revelam a segurança do educador que tem convicção de que sabe algo e a certeza de que pode saber mais e melhor, na troca com o outro. Nesse sentido, a construção do projeto político-pedagógico, numa ação dialógica e participativa, revela, principalmente, a possibilidade que o projeto oferece de: 
A) atividades mais estruturadas 
B) uma prática mais eficiente 
C) ação crítica e transformadora 
D) resultados mais produtivos 
E) otimização de trabalho e recursos

Questão 27 - AMEOSC 2019 - Nesta tendência pedagógica, a atividade escolar deveria centrar-se em discussões de temas sociais e políticos e em ações concretas sobre a realidade social imediata. O professor deveria agir como um coordenador de atividades, aquele que organiza e atua conjuntamente com os alunos. Seus defensores, dentre eles o educador pernambucano Paulo Freire, lutavam por uma escola conscientizadora, que problematizasse a realidade e trabalhasse pela transformação radical da sociedade capitalista. Qual é a tendência pedagógica descrita no texto? 
A) Liberal. 
B) Liberal Renovada. 
C) Progressista libertadora. 
D) Histórico-crítica.

Questão 28 - CESGRANRIO 2016 - No Brasil, Paulo Freire é um dos mais notáveis dentre os educadores que se dispuseram a discutir mudanças de natureza pedagógica. Para ele, a educação envolve uma relação de comunicação entre o conhecimento e os sujeitos participantes: educador e educando. É essa relação que abre espaço para uma prática libertadora. Dentro da escola, o pedagogo, nessa prática libertadora, trabalha para que haja um(a) 
A) clima de abertura, tolerância e respeito. 
B) conhecimento maior das técnicas pedagógicas contemporâneas. 
C) padronização das experiências com melhores resultados. 
D) explicitação dos erros cometidos para que sejam corrigidos. 
E) construção do conhecimento calcada nas experiências de sala de aula.

Questão 29 - AMEOSC 2021 - As tendências pedagógicas definem o papel do homem e da educação no mundo, na sociedade e na escola, o que repercute na prática docente em sala de aula graças a elementos constitutivos que envolvem o ato de ensinar e de aprender. Qual tendência foi proposta por Paulo Freire que orienta práticas não-formais de educação e objetivava um ensino voltado para a denúncia dos meios de opressão da classe dominante? 
A) Pedagogia Progressista Libertária. 
B) Pedagogia Progressista Crítico-Social dos Conteúdos. 
C) Pedagogia Liberal Renovada. 
D) Pedagogia Progressista Libertadora.

Questão 30 - SELECON 2022 - Paulo Freire, no livro “Educação como Prática da Liberdade”, esclarece que é possível deixar uma consciência ingênua, caracterizada pela fragilidade na argumentação, por forte teor de emocionalidade e pela prática da polêmica, e chegar a uma consciência crítica, voltada para a responsabilidade social e política, marcada pela profundidade na interpretação dos problemas, por meio de uma educação: 
A) dialogal e ativa 
B) formal e prática 
C) técnica e libertadora 
D) libertária e democrática

Questão 31 - IBADE 2019 - Ao palestrar sobre a importância do ato de ler, Paulo Freire (1981) afirma que “a leitura crítica da realidade, dando-se num processo de alfabetização ou não e associada sobretudo a certas práticas claramente políticas de mobilização e de organização, pode constituir-se num instrumento”. Para que serve este instrumento mencionado pelo autor? 
A) Ação contra-hegemônica 
B) Ação hegemônica 
C) Ação harmônica 
D) Consenso 
E) Catarse

GABARITO
01 - C
02 - A
03 - E
04 - C
05 - C
06 - A
07 - D
08 - D
09 - C
10 - C
11 - D
12 - A
13 - B
14 - A
15 - C
16 - B
17 - D
18 - D
19 - B
20 - A
21 - C
22 - C
23 - B
24 - C
25 - C
26 - C
27 - C
28 - A
29 - D
30 - A
31 - A

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