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quinta-feira, 15 de setembro de 2022

Exercícios de Literatura sobre Vidas secas, de Graciliano Ramos - com gabarito

Questão 01 - CESMAC 2020/1 - O romance “Vidas Secas” , 1938, do escritor, jornalista e político, natural de Alagoas, Graciliano Ramos (1892-1953), encerra uma severa crítica social, característica do Movimento Modernista, na sua segunda fase literária, denominada: 
a) Nacionalista. 
b) Regionalista. 
c) Culturalista. 
d) Revisionista. 
e) Socialista.

Questão 02 - CESMAC 2018/2 - Vidas secas, de Graciliano Ramos, é um dos romances mais importantes do chamado Romance Regionalista de 30. Nele, o leitor encontra um painel da região Nordeste e, particularmente, da vida dos seus despossuídos. Dentre as várias regiões que compõem o Nordeste, qual serve de cenário para o citado romance de Graciliano Ramos? 
a) O Sertão 
b) A Zona da Mata 
c) O Agreste 
d) As Dunas Maranhenses 
e) O Cerrado

Questão 03 - ESPM 2009/1 - Em Vidas Secas, a miséria desumaniza e degrada as personagens, havendo uma zoomorfização. Assinale o único trecho que não confirma essa ideia: 
a) Era um desgraçado, era como um cachorro, só recebia ossos. 
b) Derreado, bambo, espichava-se e roncava como um porco. 
c) E botou os filhos pra dentro... – Safadinhos! Porcos! Sujos como... 
d) Fabiano fingira-se desentendido: não compreendia nada, era bruto. 
e) Estava escondido no mato como tatu. Duro, lerdo como tatu.

Questão 04 - UFGD 2019 - Sobre Vidas secas, de Graciliano Ramos, é correto afirmar que 
a) é um romance em primeira pessoa, que conta a vida de uma família de retirantes, sob a ótica de Fabiano, seu chefe, mostrando sua interação com a caatinga brasileira, suas contradições sociais e geográficas. 
b) é um drama em doze atos, que idealiza a vida de retirantes, seus conflitos familiares e suas relações amorosas, tendo como cenário a realidade rural brasileira, suas intempéries e contradições. 
c) é um conjunto de contos autobiográficos em terceira pessoa, que enfocam a infância do autor na sua cidade nordestina de origem, no contexto de sua família pobre, na sua relação com o meio geográfico e social. 
d) é um conjunto de narrativas em terceira pessoa, que abordam ao mesmo tempo a vida material e a interioridade de personagens rústicos, em seus embates com o meio social e geográfico, habitando o semiárido brasileiro. 
e) é um poema em primeira pessoa, que tem como cenário a vida rústica de personagens típicos do sertão brasileiro, seus conflitos com o meio social e geográfico do interior do Brasil.

Questão 05 - UEMA 2016 - No livro Vidas Secas, tanto as dificuldades de interlocução de Fabiano como o silêncio que lhe é característico, relacionam-se à condição subalterna que a personagem vivencia em seu meio social. Essa relação é evidenciada no seguinte fragmento: 
a) “Às vezes dizia uma coisa sem intenção de ofender, entendiam outra, e lá vinham questões. Perigoso entrar na bodega. O único vivente que o compreendia era a mulher. Nem precisava falar: bastavam gestos.” 
b) “Fabiano também não sabia falar. Às vezes largava nomes arrevesados, por embromação. Via perfeitamente que tudo era besteira. Não podia arrumar o que tinha no interior. Se pudesse... Ah! Se pudesse, atacaria os soldados amarelos que espancam as criaturas inofensivas.” 
c) “Conteve-se, notou que os meninos estavam perto, com certeza iam admirar-se ouvindo-o falar só. E, pensando bem, ele não era homem: era apenas um cabra ocupado em guardar coisas dos outros.” 
d) “Vivia longe dos homens, só se dava bem com os animais. Os seus pés duros quebravam espinhos e não sentiam a quentura da terra. Montado, confundia-se com o cavalo, grudava-se a ele. E falava uma linguagem cantada, monossilábica e gutural, que o companheiro entendia.” 
e) “Era como se Fabiano tivesse esfolado um animal. A barba ruiva e emaranhada estava invisível, os olhos azulados e imóveis fixavam-se nos tições, fala dura e rouca entrecortava-se de silêncios.”

Questão 06 - Unaerp 2017/2 - Baleia, imóvel, paciente, olhava os carvões e esperava que a família se recolhesse. Enfastiava-a o barulho que Fabiano fazia. No campo, seguindo uma rês, se esgoelava demais. Natural. Mas ali, a beira do fogo, para que tanto grito? Fabiano estava-se cansando à toa. Baleia se enjoava, cochilava e não podia dormir. Sinha Vitória devia retirar os carvões e a cinza, varrer o chão, deitarse na cama de varas com Fabiano. Os meninos se arrumariam na esteira, por baixo do caritó, na sala. Era bom que a deixassem em paz. O dia todo espiava os movimentos das pessoas, tentando adivinhar coisas incompreensíveis. Agora precisava dormir, livrar-se das pulgas e daquela vigilância a que a tinham habituado. Varrido o chão com vassourinha, escorregaria entre as pedras, enroscarse-ia, adormeceria no calor, sentindo o cheiro das cabras molhadas e ouvindo rumores desconhecidos, o tique-taque das pingueiras, a cantiga dos sapos, o sopro do rio cheio. Bichos miúdos e sem dono iriam visitá-la. Graciliano Ramos, Vidas secas. 
O trecho citado revela a visão do ambiente, em que transcorre a ação, do ponto de vista da cachorra Baleia. O processo de enfocar um animal, tornado personagem integrante da narrativa, descrevendo seu fluxo de consciência, suas impressões e desejos é chamado 
a) reificação. 
b) reiteração. 
c) bestialização. 
d) humanização. 
e) animalização.

Questão 07 - UNCISAL 2015 - Estavam no pátio de uma fazenda sem vida. O curral deserto, o chiqueiro das cabras arruinado e também deserto, a casa do vaqueiro fechada, tudo anunciava abandono. Certamente o gado se finara e os moradores tinham fugido. 
Fabiano procurou em vão perceber um toque de chocalho. Avizinhou-se da casa, bateu, tentou forçar a porta. Encontrando resistência, penetrou num cercadinho cheio de plantas mortas, rodeou a tapera, alcançou o terreiro do fundo, viu um barreiro vazio, um bosque de catingueiras murchas, um pé de turco e o prolongamento da cerca do curral. Trepou-se no mourão do canto, examinou a caatinga, onde avultavam as ossadas e o negrume dos urubus 
RAMOS, Graciliano. Vidas secas. Rio de Janeiro: Record, 2003, p. 65. 
Considerando a temática e o significado dos termos utilizados no texto, é correto afirmar que: 
a) o autor explorou elementos constitutivos de uma paisagem surreal e abundante de comparações abstratas. 
b) aparecem indivíduos expatriados numa paisagem hostil que desejam a fuga para espaços deslocados de sua realidade primitiva. 
c) observa-se uma tradição literária baseada em sentimentalismos, responsáveis por evidenciar no texto uma forte tonalidade lírica. 
d) observa-se uma tendência literária fundamentada na expressão da realidade humana, com os quesitos de sofrimento e hostilidade da natureza. 
e) sintetizam-se características de um mundo imaginário, no qual as imagens aparecem desfocadas da realidade imediata e não testemunham a paisagem.

Questão 08 - UniCesumar 2014 - Indique das alternativas abaixo aquela que NÃO se enquadra na temática da novela Vidas Secas, de Graciliano Ramos 
a) Degradação da linguagem humana e exploração capitalista do trabalho rural. 
b) Autoritarismo das estruturas de poder e violência nas relações humanas. 
c) Seca cíclica nordestina e natureza inóspita. 
d) Solidariedade e relações humanitárias entre sertanejos e autoridades policiais. 
e) Embrutecimento e animalização do sertanejo.

Questão 09 - EsPCEx 2014 - Leia o texto abaixo e responda o que se pede. 
“(...) 
– Fabiano, você é um homem, exclamou em voz alta. Conteve-se, notou que os meninos estavam perto, com certeza iam admirar-se ouvindo-o falar só. E, pensando bem, ele não era homem: era apenas um cabra ocupado em guardar coisas dos outros. Vermelho, queimando, tinha os olhos azuis, a barba e os cabelos ruivos; mas como vivia em terra alheia, cuidava de animais alheios, descobria-se, encolhia-se na presença dos brancos e julgava-se cabra. Olhou em torno, com receio de que, fora os meninos, alguém tivesse percebido a frase imprudente. Corrigiu-a, murmurando: – Você é um bicho, Fabiano. Isto para ele era motivo de orgulho. Sim senhor, um bicho, capaz de vencer dificuldades.” 
(Fragmento de “Vidas Secas”, de Graciliano Ramos) 
A partir do texto apresentado, é correto afirmar que o personagem Fabiano 
a) subestima-se pela própria condição animal. 
b) questiona a própria condição humana. 
c) valoriza-se como ser humano. 
d) sente vergonha da condição animal. 
e) abomina a própria condição animal.

Questão 10 - FUVEST 2012 - Como não expressa visão populista nem elitista, o livro não idealiza os pobres e rústicos, isto é, não oculta o dano causado pela privação, nem os representa como seres desprovidos de vida interior; ao contrário, o livro trata de realçar, na mente dos desvalidos, o enlace estreito e dramático de limitação intelectual e esforço reflexivo. Essas afirmações aplicam-se ao modo como, na obra 
a) Auto da barca do inferno, são representados os judeus, marginalizados na sociedade portuguesa medieval. 
b)Memórias de um sargento de milícias, são figuradas Luisinha e as crias da casa de D. Maria. 
c) Dom Casmurro, são figurados os escravos da casa de D. Glória. 
d) A cidade e as serras, são representados os camponeses de Tormes. 
e) Vidas secas, são figurados Fabiano, sinhá Vitória e os meninos.

Questão 11 - ITA 2014 - Acerca da representação da infância em Vidas secas, de Graciliano Ramos, é INCORRETO dizer que 
a) tanto o menino mais velho como o mais novo encontram pouca alegria no ambiente inóspito em que vivem. 
b) os dois meninos sentem muito afeto pela cachorra Baleia, companheira inseparável da família. 
c) o menino mais velho se rebela contra a situação da família e contra a brutalidade de Sinhá Vitória. 
d) o menino mais novo quer ser igual ao pai e o mais velho entra em conflito com a mãe quando falam sobre o inferno. 
e) quando o menino mais velho associa o lugar em que vive com a ideia de inferno, começa a deixar de ser criança.

Questão 12 - FUVEST 2001 - Um escritor classificou Vidas Secas como “romance desmontável”, tendo em vista sua composição descontínua, feita de episódios relativamente independentes e sequências parcialmente truncadas. Essas características da composição do livro 
a) constituem um traço de estilo típico dos romances de Graciliano Ramos e do Regionalismo nordestino. 
b) indicam que ele pertence à fase inicial de Graciliano Ramos, quando este ainda seguia os ditames do primeiro momento do Modernismo. 
c) diminuem o seu alcance expressivo, na medida em que dificultam uma visão adequada da realidade sertaneja. 
d) revelam, nele, a influência da prosa seca e lacônica de Euclides da Cunha, em Os Sertões. 
e) relacionam-se à visão limitada e fragmentária que as próprias personagens têm do mundo.

Questão 13 - UFRGS 2003 - Assinale a alternativa incorreta em relação a episódios de Vidas Secas, de Graciliano Ramos. 
A) Em “Fabiano”, o sertanejo animaliza-se ao utilizar uma linguagem repleta de interjeições guturais, próxima à dos bichos. 
B) Em “O menino mais velho”, o menino pergunta à mãe o que é o inferno, e ela responde que o inferno é o sertão castigado pela seca, sem qualquer possibilidade de futuro. 
C) Em “Baleia”, a cadela, na agonia de morte, sonha com um mundo cheio de preás. 
D) Em “O soldado amarelo”, reeditam-se a passividade e a submissão de Fabiano que, embora pensando em vingança, tira o chapéu de couro, numa atitude humilde, e ensina o caminho ao soldado. 
E) Em “Fuga”, fecha-se a estrutura circular da obra, com a nova marcha da família de retirantes, fugindo da seca e do patrão.

Questão 14 - UFRGS 2004 - Leia o fragmento abaixo, extraído de Vidas Secas, de Graciliano Ramos. 
"Olhou a caatinga amarela, que o poente avermelhava. Se a seca chegasse, não ficaria planta verde. Arrepiou-se. Chegaria, naturalmente. Sempre tinha sido assim, desde que ele se entendera. E antes de se entender, antes de nascer, sucedera o mesmo - anos bons misturados com anos ruins. A desgraça estava em caminho, talvez andasse perto. Nem valia a pena trabalhar. Ele marchando para casa, trepando a ladeira, espalhando seixos com as alpercatas - ela se avizinhando a galope, com vontade de matá-lo. 

Virou o rosto para fugir à curiosidade dos filhos, benzeu-se. Não queria morrer. Ainda tencionava correr o mundo, ver terras, conhecer gente importante como seu Tomás da bolandeira. Era uma sorte ruim, mas Fabiano desejava brigar com ela, sentir-se com força para brigar com ela e vencê-la. Não queria morrer. Estava escondido no mato como tatu. Duro, lerdo como tatu. Mas um dia sairia da toca, andaria com a cabeça levantada, seria homem. 

- Um homem, Fabiano. Coçou o queixo cabeludo, parou, reacendeu o cigarro. Não, provavelmente não seria um homem: seria aquilo mesmo a vida inteira, cabra, governado pelos brancos, quase uma rês na fazenda alheia." 

Considere as seguintes afirmações sobre o fragmento acima. 
I. Interessa ao narrador registrar, além da tragédia natural provocada pela seca, a opressão social que recai sobre Fabiano. 
II. Para não demonstrar seus sentimentos diante da proximidade da desgraça, Fabiano evita o olhar dos filhos. 
III. Fabiano tenta compreender o mundo, mas, respondendo ao conflito interno, rebela-se contra o seu destino. 
Quais estão corretas? 
A) Apenas I. 
B) Apenas I e II. 
C) Apenas I e III. 
D) Apenas II e III. 
E) I, II e III.

Questão 15 - UFMG 2003 - Com base na leitura de Vidas secas, de Graciliano Ramos, é INCORRETO afirmar que essa obra 
A) tem uma dimensão psicológica importante, embora retrate, com vigor, a realidade exterior. 
B) tem uma linguagem rude e seca, refletindo, assim, o universo das personagens retratadas. 
C) representa um mundo em que as forças sociais são secundárias, não determinando o destino das personagens. 
D) retrata a sujeição das personagens às condições impostas pelo meio natural em que vivem.

Questão 16 - UFMG 2003 - Com base na leitura de Vidas secas, é CORRETO afirmar que, 
A) no início, as personagens passam fome e, no final, sofrem com o frio. 
B) no início, predomina a desgraça da seca e, no final, a desgraça da estação chuvosa. 
C) no início, a família está em fuga e, no final, a mesma situação se repete. 
D) no início, a família se encontra íntegra e, no final, se mostra desfeita.

Questão 17 - EU-BA -  "O romancista intuiu admiravelmente a condição sub-humana do caboclo sertanejo, com a sua consciência embotada, a sua inteligência retardada, as suas reações devidas a reflexos condicionados por um sofrimento secular. Desta maneira, ao investigar o sentido de um destino coletivo, ele nos dá realmente a medida do homem telúrico, no seu estado primário, autômata e passivamente indiferente, nivelando-se com animais, árvores e objetos." 
O trecho acima trata do escritor _____________, mais especificamente de seu romance ____________ cujo protagonista é______________. 
a) Graciliano Ramos - São Bernardo - Fabiano 
b) José Lins do Rego - menino de Engenho - Paulo Honório 
c) Graciliano Ramos - Vidas Secas - Fabiano 
d) Jorge Amado - Jubiabá - Paulo Honório 
e) José Lins do Rego - Fogo Morto - Bentinho

Questão 18 - EU-Maringá - "A cachorra espiou o dono desconfiada, enroscou-se no tronco e foi-se desviando até ficar no outro lado da árvore, agachada e arisca, mostrando apenas as pupilas negras. Aborrecido com esta manobra, Fabiano saltou a janela, esgueirou-se ao longo da cerca do curral, deteve-se no mourão do canto e levou de novo a arma ao rosto..." O excerto acima apresenta uma cena da obra: 
a) Angústia 
b) Vidas Secas 
c) Doidinho 
d) Dom Casmurro 
e) Menino do Engenho

Questão 19 - PUC-RS - "O pequeno sentou-se, acomodou nas pernas a cachorra, pôs-se a contar-lhe baixinho uma estória. Tinha o vocabulário quase tão minguado como o do papagaio que morrera no tempo da seca." Em Vidas secas, de Graciliano Ramos, como exemplifica o texto, através das personagens há uma aproximação entre: 
a) homem e animal. 
b) criança e homem. 
c) cão e papagaio. 
d) papagaio e criança. 
e) natureza e homem.

Questão 20 - UNIFOR-CE - "É perfeita a adequação da técnica literária à realidade expressa. Fabiano, sua mulher, seus filhos rodam num âmbito exíguo, sem saída nem variedade. Daí a construção por fragmentos, quadros quase destacados, onde os fatos se arranjam sem se integrarem, sugerindo um mundo que não se compreende, e se capta apenas por manifestações isoladas." O texto acima analisa a relação entre a estrutura narrativa e o tema tratado em: 
a) Vidas secas, Graciliano Ramos. 
b) Sagarana, Guimarães Rosa. 
c) Laços de família, Clarice Lispector. 
d) Menino de engenho, José Lins do Rego. 
e) A vida real, Fernando Sabino.

Questão 21 - UFSM 1999 - Leia o trecho seguinte de VIDAS SECAS, de Graciliano Ramos: "Chape-chape. As alpercatas batiam no chão rachado. O corpo do vaqueiro derreava-se, as pernas faziam dois arcos, os braços moviam-se desengonçados. Parecia um macaco. Entristeceu. Considerar-se plantado em terra alheia! Engano. A sina dele era correr mundo, andar para cima e para baixo, à toa, como judeu errante. Um vagabundo empurrado pela seca." Assinale a alternativa correta com relação à composição narrativa da passagem transcrita. 
a) Há alternância entre narradores de primeira e de terceira pessoas. 
b) São focalizados a aparência física e o estado de ânimo da personagem. 
c) Há um destaque para o espaço, apresentado em detalhes e caracterizado como opressor. 
d) Registra-se uma supervalorização do passado, tido como um tempo de estabilidade e riqueza. 
e) Desenvolve-se a temática da revolução social, a partir do nível de conscientização da personagem.

Questão 22 - PUC-SP 2001 - O mulungu do bebedouro cobria-se de arribações. Mau sinal, provavelmente o sertão ia pegar fogo. Vinham em bandos, arranchavam-se nas árvores da beira do rio, descansavam, bebiam e, como em redor não havia comida, seguiam viagem para o Sul. O casal agoniado sonhava desgraças. O sol chupava os poços, e aquelas excomungadas levavam o resto da água, queriam matar o gado. (...) Alguns dias antes estava sossegado, preparando látegos, consertando cercas. De repente, um risco no céu, outros riscos, milhares de riscos juntos, nuvens, o medonho rumor de asas a anunciar destruição. Ele já andava meio desconfiado vendo as fontes minguarem. E olhava com desgosto a brancura das manhãs longas e a vermelhidão sinistra das tardes.(...) 

O trecho acima é de Vidas Secas, obra de Graciliano Ramos. Dele, é incorreto afirmar-se que 
a) prenuncia nova seca e relata a luta incessante que os animais e o homem travam na constante defesa da sobrevivência. 
b) marca-se por fatalismo exagerado, em expressão como “o sertão ia pegar fogo”, que impede a manifestação poética da linguagem. 
c) atinge um estado de poesia, ao pintar com imagens visuais, em jogo forte de cores, o quadro da penúria da seca. 
d) explora a gradação, como recurso estilístico, para anunciar a passagem das aves a caminho do Sul. 
e) confirma, no deslocamento das aves, a desconfiança iminente da tragédia, indiciada pela “brancura das manhãs longas e a vermelhidão sinistra das tardes”.

Questão 23 - UNIFESP 2017 - Nesta obra, o autor optou por uma situação narrativa que se define pelo movimento de aproximação e distanciamento da substância sensível da realidade retratada, como forma de solidarizar-se com seus personagens e, ao mesmo tempo, sustentar uma posição crítica rigorosa ante a “desgraça irremediável que os açoita”. Relativiza, assim, a onisciência da terceira pessoa e reconstitui, pela via literária, o hiato entre seu saber de intelectual e a indigência dos retirantes – alteridade que buscou compreender pelo exercício artístico da palavra enxuta e medida. Com a cautela de quem não se permite explicitar significados ou avançar conclusões, o narrador condiciona a narração à expectativa dos personagens, através do uso intensivo do discurso indireto livre, que dá forma à sondagem interior pretendida e singulariza os destinos representados. 
(Wander Melo Miranda. “Texto introdutório”. In: Silviano Santiago (org). Intérpretes do Brasil, vol 2, 2000. Adaptado.) 

Tal comentário aplica-se à obra 
a) Morte e vida severina, de João Cabral de Melo Neto. 
b) Os sertões, de Euclides da Cunha. 
c) Vidas secas, de Graciliano Ramos. 
d) Capitães da Areia, de Jorge Amado. 
e) Grande sertão: veredas, de Guimarães Rosa.

GABARITO
01 - B
02 - A
03 - D
04 - D
05 - B
06 - D
07 - D
08 - D
09 - B
10 - E
11 - C
12  - E
13 - B
14 - B
15 - C
16 - C
17 - C
18 - B
19 - A
20 - A
21 - B

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