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domingo, 18 de setembro de 2022

Exercícios de Literatura sobre Senhora, de José de Alencar - com gabarito

Questão 01 - ITA 2019 - Senhora, de José de Alencar, é uma obra representativa do Romantismo porque apresenta 
a) um par romântico que, para se casar, enfrenta a rivalidade de suas famílias. 
b) personagens masculinas cuja retidão de caráter é sempre inabalável. 
c) importantes cenários naturais, circunscritos ao ambiente urbano. 
d) o protagonista moldado irreversivelmente pela educação e pelo meio social. 
e) uma protagonista virtuosa e movida sobretudo pelo sentimento amoroso.

Questão 02 - ITA 2018 - Em Senhora, de José de Alencar, há uma cena em que Aurélia sai bruscamente do jardim, onde estava com Seixas, vai para a sala e fecha as cortinas para apagar os reflexos da “claridade argentina da lua”. Assinale a opção que explica esse comportamento da personagem. 
a) Para Aurélia, assim como para Seixas, a natureza é pouco atrativa. 
b) A frieza de Aurélia para com Seixas quase foi quebrada no jardim. 
c) As atitudes tingidas do casal são as mesmas em qualquer lugar. 
d) Aurélia busca sempre humilhar o marido, ostentando o luxo da casa. 
e) Ela quer preparar a sala para jogar cartas com Seixas e vencê-lo no jogo.

Questão 03 - ITA 2015 - No romance Senhora, José de Alencar mostra que 
a) o dinheiro e a ambição impedem a realização do amor entre Aurélia e Seixas. 
b) Aurélia, moça de origem pobre, conquistou o amor de Seixas só porque enriqueceu. 
c) o amor de Aurélia teve força suficiente para regenerar o caráter de Seixas. 
d) Seixas se regenerou moralmente por si mesmo, independentemente de Aurélia. 
e) o meio social corrompeu de uma vez por todas o caráter de Seixas.

Questão 04 - CESMAC 2016/1 - Publicado em 1875, Senhora, de José de Alencar, aborda a passagem dos valores morais e éticos de uma dada sociedade patriarcal — a do Brasil do Século XIX — para os de uma sociedade burguesa que começa a ser regida pelo dinheiro. No centro dessa transformação que começa a ser operada na corte imperial, quais personagens do romance de Alencar encerram esse início de uma nova visão de mundo? 
a) Aurélia Camargo e Bentinho 
b) Bentinho e Virgínia 
c) Aurélia Camargo e Fernando Seixas 
d) Fernando Seixas e Virgínia 
e) Capitu e Fernando Seixas.

Questão 05 - UPF 2011 - A obra Senhora, de José de Alencar, é um _________________ que apresenta ________________ . A alternativa que completa corretamente as lacunas do texto anterior é: 
a) romance urbano - um retrato dos costumes da sociedade carioca 
b) romance histórico – traços do indianismo 
c) romance urbano – o culto da natureza e o gosto pelo exótico 
d) romance regionalista – a cultura e a natureza de uma região do país 
e) romance histórico – o culto da natureza e o gosto pelo exótico

Questão 06 - ITA 2005 - O romance Senhora (1875) é uma das obras mais representativas da ficção de José de Alencar. Nesse livro, encontramos a formulação do ideal do amor romântico: o amor verdadeiro e absoluto, quando pode se realizar, leva ao casamento feliz e indissolúvel. Isso se confirma, nessa obra, pelo fato de 
a) o par romântico central – Aurélia e Seixas – se casar no início do romance, pois se apaixonam assim que se conhecem. 
b) o amor de Aurélia e Seixas surgir imediatamente no primeiro encontro e permanecer intenso até o fim do livro, quando o casal se une efetivamente. 
c) o casal Aurélia e Seixas precisar vencer os preconceitos sócio-econômicos para se casar, pois ela é pobre e ele é rico. 
d) a união efetiva só se realizar no final da obra, após a recuperação moral de Seixas, que o torna digno do amor de Aurélia. 
e) o enriquecimento repentino de Aurélia possibilitar que ela se case com Seixas, fatos que são expostos logo no início do livro.

Questão 07 - UFV 1996 - Sobre a obra de José de Alencar, SENHORA, assinale a alternativa FALSA:
a) Movida pelo despeito e vingança, apesar do amor que ainda sentia por Fernando, Aurélia, personagem central de SENHORA, resolve "comprar" o ex-noivo por cem contos de réis.
b) A despeito da contundente crítica à sociedade burguesa, SENHORA é uma obra tipicamente romântica, o que é visível sobretudo na caracterização idealizada do amor e da mulher.
c) O narrador de SENHORA explora habilmente o conflito básico entre o grande amor de Aurélia e a vergonhosa transação que põe Fernando à sua mercê.
d) Preocupado com a análise social e com o objetivo de criticar o materialismo e o conflito de classes na sociedade capitalista, Alencar exclui de SENHORA qualquer abordagem psicológica das personagens.
e) A dialética do bem e do mal na construção do enredo e das personagens de SENHORA ganha complexidade humanística, atingindo um refinamento que prenuncia a obra de Machado de Assis.

Questão 08 - Uniube-MG  - Marque (V) para as declarações que estão de acordo com o romance Senhora, de José de Alencar e (F) para as que não se aplicam adequadamente ao romance: 
( ) O autor coloca no centro do romance não mais um herói, mas um ser venal inferior como é o caso de Seixas, que se casa pelo dote, em virtude da educação que recebera. 
( ) Nesta obra, o equilíbrio, rompido temporariamente, acaba por restabelecer-se na medida em que o autor arranja uma solene redenção fazendo Seixas resgatar-se na segunda parte da história. 
( ) Este romance testemunha que Alencar crê nas “razões do coração” e se seu moralismo se abate sobre as mazelas de um mundo antinatural (o casamento por dinheiro), sempre se salva a dignidade última dos protagonistas, e se redimem as transações vis repondo de pé herói e heroína. 
( ) Embora existam personagens más em seu romance (Seixas, por exemplo), elas só o são aparentemente, pois Alencar acredita que pode operar-se nesse caráter uma transformação capaz de restituí-lo gradualmente à sua natureza generosa. 
A alternativa que contém a sequência correta é: 
a) F – V – V – V. 
b) V – V – F – F. 
c) V – F – F – V. 
d) F – V – V – F.

Questão 09 - PUC-SP  - A questão central proposta no romance Senhora, de José de Alencar, é a do casamento. Considerando a obra como um todo, indique a alternativa que não condiz com o enredo do romance. 
a) O casamento é apresentado como uma transação comercial e, por isso, o romance estrutura-se em quatro partes: preço, quitação, posse, resgate. 
b) Aurélia Camargo, preterida por Fernando Seixas, compra-o e ele contumaz caça-dote, sujeita-se ao constrangimento de uma união por interesse. 
c) O casamento é só de fachada e a união não se consuma, visto que resulta de acordo no qual as aparências sociais devem ser mantidas. 
d) A narrativa marca-se pelo choque entre o mundo do amor idealizado e o mundo da experiência degradante governado pelo dinheiro. 
e) O romance gira em torno de intrigas amorosas, de desigualdade econômica, mas, com final feliz, porque, nele, o amor tudo vence.

Questão 10 - UEMS  - Assinale a única alternativa verdadeira sobre José de Alencar e sua obra Senhora: 
a) ainda que considerando romântico, através da Senhora, Alencar revela traços realistas; constrói uma personagem feminina sem tantas idealizações e já indica o caminho da crítica social; 
b) juntamente com Diva e Iracema, Senhora completa a série considerada de perfis femininos que o autor utiliza para a composição da crônica de costumes brasileiros; 
c) O enredo de Senhora baseia-se na história de uma moça pobre, Lúcia Camargo que, após ser abandonada por Fernando Seixas, recebe uma herança e vinga-se: “compra” de volta o ambicioso noivo; 
d) Fernando, após o casamento, vê-se desprezado e humilhado pela esposa; arrependido, trabalha e consegue juntar os mil contos do dote para devolução, mas o casamento, já comprometido, é desfeito; 
e) Alencar, numa tentativa de representar por completo o Brasil, escreveu romances indianistas e urbanos, porém nunca se valeu da composição regionalista e, assim, não atingiu seu intento.

Questão 11 - PUC-SP 2001 - A questão central, proposta no romance Senhora, de José de Alencar, é a do casamento. Considerando a obra como um todo, indique a alternativa que não condiz com o enredo do romance. 
a) O casamento é apresentado como uma transação comercial e, por isso, o romance estrutura-se em quatro partes: preço, quitação, posse, resgate. 
b) Aurélia Camargo, preterida por Fernando Seixas, compra-o e ele, contumaz caça-dote, sujeita-se ao constrangimento de uma união por interesse. 
c) O casamento é só de fachada e a união não se consuma, visto que resulta de acordo no qual as aparências sociais devem ser mantidas. 
d) A narrativa marca-se pelo choque entre o mundo do amor idealizado e o mundo da experiência degradante governado pelo dinheiro. 
e) O romance gira em torno de intrigas amorosas, de desigualdade econômica, mas, com final feliz, porque, nele, o amor tudo vence. 

Questão 12 - Sobre o romance Senhora, de José de Alencar, é correto afirmar: 
a) Representando a chamada primeira geração romântica indianista, a obra tem como características mais relevantes a volta ao passado histórico, o medievalismo, a criação do herói nacional e a religiosidade. 
b) Alguns ingredientes do Romantismo que podem ser apontados no romance Senhora são: personagens dominadas por instintos, preocupação com classes sociais marginalizadas e apresentação de uma condição biológica do mundo. 
c) É evidente o paralelo temático entre Senhora e Inocência, romances de José de Alencar e Visconde de Taunay, respectivamente. Em ambos, o recurso à paisagem, à fauna e à flora destina-se a compor as personagens e serve para circunscrever a essência da prosa realista brasileira. 
d) O livro Senhora origina-se das propostas nacionalistas do movimento romântico porque apresenta uma tendência à representação da cultura popular e propõe a volta às origens da nação brasileira. 
e) Nesse romance os protagonistas mantêm um conflito ao longo da narrativa, revelando uma oposição entre o mundo do amor e o do dinheiro. Com isso, a obra traz marcas da sociedade burguesa brasileira em formação.

GABARITO
01 - E
02 - B
03 - C
04 - C
05 - A
06 - D
07 - D
08 - A
09  - C
10 - A
12 - E

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