PESQUISAR ESTE BLOG

segunda-feira, 12 de setembro de 2022

Exercícios de Literatura sobre São Bernardo, de Graciliano Ramos - com gabarito

Questão 01 - Aeronáutica 2015 - No romance São Bernardo, de Graciliano Ramos, o desenlace trágico decorre sobretudo. 
A) do fato de Madalena ter se casado unicamente por necessidade financeira. 
B) das dúvidas de Paulo Honório quanto à paternidade do filho de Madalena. 
C) da tristeza final de Paulo Honório, que o leva a se desinteressar pela fazenda. 
D) dos envolvimentos sexuais de Paulo Honório com as empregadas da fazenda 
E) dos conflitos nascidos da diferença de mentalidade e de temperamento do casal.

Questão 02 - PUC-PR 2017 - Leia atentamente o trecho do romance São Bernardo, de Graciliano Ramos, em que o seu narrador Paulo Honório reflete sobre o casamento, e assinale a alternativa CORRETA. 
“Amanheci um dia pensando em casar. Foi uma ideia que me veio sem que nenhum rabo-de-saia a provocasse. Não me ocupo com amores, devem ter notado, e sempre me pareceu que mulher é um bicho esquisito, difícil de governar. A que eu conhecia era a Rosa do Marciano, muito ordinária. Havia conhecido também a Germana e outras dessa laia. Por elas eu julgava todas. Não me sentia, pois, inclinado para nenhuma: o que sentia era desejo de preparar um herdeiro para as terras de S. Bernardo.” 
A) O romance, marco da terceira geração modernista, apresenta seu narrador como um homem ganancioso e utilitarista, entretanto este traço de egoísmo desaparece quando o personagem encontra o amor na figura de Madalena. 
B) Paulo Honório expressa seu olhar utilitarista acerca do mundo, das pessoas e das relações sociais. Um dos grandes traços deste personagem é sua incapacidade de se relacionar com outras pessoas de forma sensível e amorosa, buscando sempre vantagens financeiras em suas ações. 
C) O personagem de Paulo Honório, no trecho apontado, evidencia seu desconforto em relação às figuras femininas, pois estas representam a força do feminismo, tema que toma conta do chamado Romance de 30. 
D) Pelo texto apresentado, podemos observar que o rebuscamento da linguagem e o uso excessivo de metáforas evidenciam as principais características do Modernismo da segunda geração, que buscou antes de tudo tratar de assuntos ligados aos sentimentos humanos, porém desligados de um viés social. 
E) Ao pensar em um herdeiro para o seu mundo, nota-se que Paulo Honório, que inicia o romance como um personagem egoísta, ao envelhecer, torna-se uma pessoa mais sensata e aberta ao próximo. O fato de desejar um filho demonstra a sua crença em um mundo menos dolorido.

Questão 03 - UCS 2015 - No romance São Bernardo, de Graciliano Ramos, a aquisição da fazenda São Bernardo pelo narrador-protagonista, Paulo Honório, ilustra o capitalismo predatório, sistema econômico que prima pelo acúmulo de capital a qualquer custo. A citação que melhor caracteriza esse sistema econômico é: 
a) “Até os dezoito anos gastei muita enxada ganhando cinco tostões por doze horas de serviço”. (RAMOS, 1977, p. 13). 
b) “A cerca ainda estava no ponto em que eu a tinha encontrado no ano anterior. Mendonça forcejava por avançar, mas continha-se; eu procurava alcançar os limites antigos, inutilmente”. (RAMOS, 1977, p. 30). c) “Fiz coisas boas que me trouxeram prejuízo; fiz coisas ruins que deram lucro. E como sempre tive a intenção de possuir as terras de S. Bernardo, considerei legítimas as ações que me levaram a obtê-las”. (RAMOS, 1977, p. 37). 
d) “Resolvi estabelecer-me aqui na minha terra, município de Viçosa, Alagoas, e logo planeei adquirir a propriedade S. Bernardo, onde trabalhei, no eito, com salário de cinco tostões”. (RAMOS, 1977, p. 15). 
e) “No outro dia, cedo, ele [Padilha] meteu o rabo na ratoeira e assinou a escritura”. (RAMOS, 1977, p. 24)

Questão 04 - UESPI 2012 - São Bernardo é um romance que pode ser lido por vários ângulos. Um deles é o do ciúme de Paulo Honório em relação a Madalena. Sobre esta relação tumultuada entre os dois principais protagonistas da obra de Graciliano Ramos, identifique a afirmação correta. 
A) O casamento entre Paulo Honório e Madalena foi arranjado pelo pai da protagonista. 
B) Dono de um ciúme incontrolável, Paulo Honório terminou por assassinar Madalena com três tiros. 
C) Sendo um homem culto, Paulo Honório tinha dificuldades de aceitar a condição de quase analfabeta de Madalena. 
D) O episódio que narra a morte de Madalena é precedido por um longo diálogo entre esta e Paulo Honório. 
E) A tristeza de Paulo Honório depois da morte de Madalena se dá porque ela nunca lhe deu filhos.

Questão 05 - UESPI 2012 - Graciliano Ramos foi um dos principais escritores da Geração de 30. Geração esta que, dentro dos princípios do regionalismo, pensou o Brasil (seus problemas sociais, políticos, religiosos, econômicos e culturais) a partir de cada uma das suas regiões. São Bernardo, romance publicado em 1934, tem como cenário a zona pastoril de Alagoas. Sobre esta obra de Graciliano, é correto afirmar o que segue. 
A) São Bernardo é narrado na terceira pessoa, o que permite um distanciamento entre o narrador e o objeto da narrativa. 
B) Paulo Honório, o personagem principal do romance, é filho de um rico proprietário rural, de quem ele herda a fortuna. 
C) A narrativa do romance é concisa, clara, dinâmica, sem se perder em episódios que sejam desnecessários para a compreensão da obra. 
D) Paulo Honório amarga “três anos, nove meses e quinze dias” na cadeia por matar a sua primeira namorada: Germana. 
E) As relações de Paulo Honório com os empregados da fazenda são harmoniosas e sem nenhum conflito.

Questão 06 - ITA 2010 - Acerca de Paulo Honório, narrador protagonista do romance São Bernardo (1934), de Graciliano Ramos, é INCORRETO dizer que: 
A) sua única felicidade autêntica era ver no filho o herdeiro da fazenda. 
B) nasceu muito pobre, mas conseguiu tornar-se um proprietário rural. 
C) era rude e quase sem escolaridade, diferente da esposa Madalena, que era professora. 
D) teve durante muito tempo a ambição de comprar a fazenda São Bernardo, e conseguiu. 
E) acreditava ser traído por Madalena, a qual, atormentada, se suicida.

Questão 07 - PUC - RS 2011 - O personagem Paulo Honório, presente no romance __________, apresenta- se tomado pelo ódio e pensa em matar a sua própria esposa, Madalena. Este magnífico romance de __________, além de tematizar a violência, também discute o contexto econômico e social da Revolução de 30. 
A) Vidas Secas – Rubem Braga 
B) São Bernardo – Graciliano Ramos 
C) Os Sertões – Euclides da Cunha 
D) Agosto – Rubem Fonseca 
E) As Parceiras – Lya Luft

Questão 08 - UFRGS 2022 - Sobre São Bernardo, de Graciliano Ramos, assinale a alternativa correta. 
a) Paulo Honório é o narrador que repassa sua trajetória desde a infância pobre até tornar-se proprietário de uma fazenda moderna e unir-se a Madalena, em um casamento cheio de tensões que acaba de forma trágica. 
b) Madalena é uma herdeira ambiciosa, que, auxiliada pelos esforços de uma tia incansável, forma-se professora e dedica-se ao magistério e a disputas políticas no interior de Alagoas. 
c) Luís Padilha é o filho do antigo proprietário da fazenda São Bernardo que dissipa sua fortuna instigado por Paulo Honório, a quem procura enganar oferecendo-lhe um cargo político em Maceió. 
d) Dona Glória, tia de Madalena, dedica-se a tarefas mal pagas e economiza muito para sobreviver, mas vai se tornar uma aliada importante de Luís Padilha na tentativa de extrair dinheiro de Paulo Honório. 
e) Casimiro Lopes é o jagunço subordinado a Paulo Honório e trata de garantir a simpatia de seu chefe mediante serviços prestados a Madalena e Dona Glória, além de dedicar-se com carinho e desvelo ao filho do casal.

Questão 09 - UNIVESP 2018/2 - Leia o trecho de São Bernardo, de Graciliano Ramos, para responder a questão. 
Conforme declarei, Madalena possuía um excelente coração. Descobri nela manifestações de ternura que me sensibilizaram. E, como sabem, não sou homem de sensibilidades. É certo que tenho experimentado mudanças nestes dois últimos anos. Mas isto passa. (S. Bernardo. 93. ed. Rio de Janeiro, Record, 2012) 
Em São Bernardo, o narrador, Paulo Honório, conta de seu relacionamento com a esposa, Madalena; relacionamento conflituoso, marcado pelo ciúme excessivo do marido, o que evidenciava o modo como ele 
a) era o estereótipo do herói trágico, fadado a um destino sombrio após uma infância privilegiada na fazenda. 
b) reproduzia o comportamento de personagens que conhecera do convívio com romances do século XIX. 
c) transferia para as relações interpessoais o tratamento dado à terra e aos objetos de sua propriedade. 
d) correspondia à caricatura do homem traído, tão comum nas narrativas que corriam o Nordeste na década de 1930. 
e) tinha sérios distúrbios psicológicos, que o impediam de reproduzir o comportamento da maioria das pessoas à sua volta.

Questão 10 - IMEPAC 2013/2 - Sobre o personagem Paulo Honório, da obra literária São Bernardo, de Graciliano Ramos, assinale a alternativa CORRETA. 
a) Apresentava um caráter firme e decidido em favor dos trabalhadores rurais, tendo em vista o domínio reprovável dos latifundiários em Alagoas. 
b) Não temia o clima beligerante e cada vez mais hostil que se mantinha entre os negros e os índios no momento de dividir as tarefas na fazenda. 
c) Sentiu-se emocionalmente destruído após a fuga e conseguinte desaparição de sua filha revoltada pelos maus tratos, comuns na fazenda. 
d) Considerou adequado contar sua vida e abordar os vários casos e situações que caracterizam sua existência como inútil e desprezível.

Questão 11 - IMEPAC 2013/2 - Sobre o foco narrativo presente na obra São Bernardo, de Graciliano Ramos, assinale a alternativa CORRETA. 
a) Sendo uma narrativa documental em 3ª pessoa, percebe-se que os protagonistas pouco participam dos fatos mais notórios e destacáveis. 
b) Sendo uma narrativa confessional em 1ª pessoa, observa-se que o narrador toma para si a responsabilidade de relatar e analisar os fatos. 
c) Sendo uma narrativa desenvolvida sob vários pontos de vista, vê-se que o autor busca confundir vida e arte literária com sua história. 
d) Sendo uma narrativa documental em 1ª pessoa, nota-se que o narrador é muito bem-sucedido em sua ânsia irrefreável por condenar uma realidade abjeta.

Questão 12 - ITA 2019 - São Bernardo, de Graciliano Ramos, é obra representativa da Geração de 30. Em relação ao protagonista, podemos dizer que 
a) mesmo sendo um proprietário de terras de perfil feudal, não se envolve sexualmente com as serviçais da fazenda. 
b) por ter cometido assassinatos para tornar-se o dono de sua propriedade, é um homem sem nenhum traço de humanidade. 
c) ele próprio reconhece que as muitas agruras pelas quais passou até enriquecer acabaram por lhe dar uma alma agreste. 
d) após se tornar senhor da fazenda, esquece-se do passado e abandona, até mesmo, a sua pobre mãe de criação. 
e) mesmo com a morte trágica da esposa, não chega a questionar o sentido dos atos que praticou ao longo da vida.

Questão 13 - UNIMONTES 2019 - Segundo Alfredo Bosi, em “História concisa da literatura brasileira”, “o realismo de Graciliano não é orgânico nem espontâneo. É crítico. O ‘herói’ é sempre um problema: não aceita o mundo, nem os outros, nem a si mesmo” (BOSI, 1982, p. 454). Entre as passagens do livro “São Bernardo” abaixo descritas, aponte aquela que NÃO corrobora a afirmação do referido estudioso: 
a) “Os outros continuavam a zumbir. Sebo! Uns insetos. Não valia a pena prestar atenção a semelhantes insignificâncias. Gente besta.” 
b) “O mundo que me cercava ia-se tornando um horrível estrupício. E o outro, o grande, era uma balbúrdia, uma confusão dos demônios, estrupício muito maior.” 
c) “Foi este modo de vida que me inutilizou. Sou um aleijado. Devo ter um coração miúdo, lacunas no cérebro [...]”. 
d) “Conforme declarei, Madalena possuía um excelente coração. Descobri nela manifestações de ternura que me sensibilizaram.”

Questão 14 - FMABC 2018 - No romance São Bernardo, de Graciliano Ramos, a decisão de Paulo Honório em narrar ele próprio sua história deve-se ao fato de que, 
a) determinado a inocentar-se das sombras do passado que o atormenta, investe-se da autoridade de um narrador na primeira pessoa para fazer valer a perspectiva de um infeliz amante que se valeu da violência para poder afirmar-se. 
b) comprometido com a verdade final de uma antiga paixão, despe-se da condição de homem poderoso e resolve, piedosamente, levantar os fatos do passado que ainda podem testemunhar em favor de seus bons sentimentos. 
c) desprezando o registro literário que outros lhe propõem para sua biografia, dispõe-se a encarar os limites de sua linguagem bruta para buscar o sentido maior de sua vida, sobretudo da culpa que lhe ficou da relação com Madalena. 
d) sentindo-se melhor escritor que seus parceiros de letras, decide-se pela forma de um romance realista, com base em suas memórias juvenis, no centro das quais figura a jovem professora de ideias socialistas. 
e) carregado de remorsos, resolve confessar os crimes de seu passado, sobretudo os relacionados com seu mandonismo de coronel e de político inescrupuloso, atenuados apenas pelo idílio que viveu em companhia de Madalena.

Questão 15 - UnirG 2017/1 - Em São Bernardo, romance de Graciliano Ramos, Paulo Honório toma uma das decisões mais importantes de sua vida, que é a de constituir família. O critério que estabelece para a escolha de uma esposa, baseia-se 
a) em princípios científicos que exigiam determinadas condições físicas e psíquicas. 
b) no sentimento amoroso que asseguraria a união de duas personalidades afins. 
c) na formação intelectual exigida para as mulheres daquela época. 
d) em interesses econômicos que consolidariam o patrimônio do fazendeiro.

Questão 16 - UnirG 2017/2 - Quanto à técnica de composição do romance "São Bernardo", temos: 
a) O personagem narrador atormentado e preso a valores que julga vitais, como o dinheiro e a posse da terra, emerge para o drama passional, transferindo sua experiência para a confecção de um romance em que relata sua vida e a experiência amarga na qual está envolvido. 
b) Paulo Honório elabora um singular romance, inacabado, a fim de fugir ao tédio da vida em que se define como homem de letras, pois acha que isso o fará mais respeitado diante das pessoas. 
c) Numa análise psicológica remoente e torturante , o personagem narrador deixa o leitor a par de toda sua ânsia de vingança, ao revelar o processo de loucura gradativa a que submete sua esposa, após ter sido confirmada sua traição. 
d) O personagem narrador se propõe a escrever um romance em que relata sua vida desde trabalhador braçal até sócio proprietário de uma grande fazenda no interior de Alagoas. Nesse sentido, toma como ponto de partida o fracasso de seu casamento com uma professora primária.

Questão 17 - UnirG 2017/2 - A partir da leitura do romance "São Bernardo", é possível analisar o comportamento de Paulo Honório, personagem narrador, como: 
a) de um homem frio e comedido, mas que se torna emotivo ao constatar que suas rugas impõem respeito e o dignificam perante às pessoas. 
b) de um homem amargurado que percebe de relance que todas as ações praticadas por ele foram obstáculos para a construção de um mundo melhor. 
c) de um homem frio, movido pela objetividade e insensível à desgraça alheia, sem envolvimento emocional, incisivo e rude. 
d) de um ser visivelmente transfigurado pela amargura de conhecer no mundo a infelicidade.

Questão 18 - ESPM 2017/1 - A respeito da obra São Bernardo, de Graciliano Ramos, o crítico literário e professor João Luiz Lafetá afirma: Todo valor se transforma – ilusoriamente – em valor-de-troca. E toda relação humana se transforma – destruidoramente – numa relação entre coisas, entre possuído e possuidor. Tal é a relação estabelecida entre Paulo Honório e o mundo. Seu desenvolvido sentimento de propriedade leva-o a considerar todos que o cercam como coisas que se manipulam à vontade e se possui. O trecho de São Bernardo que melhor exemplifica a análise do crítico literário é: 
a) “Com efeito, se me escapa o retrato moral de minha mulher, para que serve esta narrativa? Para nada, mas sou forçado a escrever.” 
b) “Madalena entrou aqui cheia de bons sentimentos e bons propósitos. Os sentimentos e os propósitos esbarraram com a minha brutalidade e o meu egoísmo.” 
c) “Bichos. As criaturas que me serviram durante anos eram bichos. Havia bichos domésticos, como o Padilha, bichos do mato, como Casimiro Lopes, e muitos bichos para o serviço do campo, bois mansos.” 
d) “E a desconfiança terrível que me aponta inimigos em toda a parte! A desconfiança é também uma consequência da profissão.” 
e) “A culpa foi minha, ou antes, a culpa foi desta vida agreste, que me deu uma alma agreste.”

Questão 19 - FPP 2017 - Com relação à obra São Bernardo, de Graciliano Ramos, assinale a alternativa CORRETA. 
a) O romance é narrado em terceira pessoa e relata a vida de Paulo Honório desde sua órfã infância até se tornar o proprietário de São Bernardo mediante aquisição por compra. 
b) O romance é narrado em primeira pessoa e conta a vida de Paulo Honório desde sua infância na casa de seus pais até se tornar o proprietário de São Bernardo. 
c) A obra é narrada em primeira pessoa e conta a vida de Paulo Honório desde seu trabalho na roça até se tornar o proprietário de São Bernardo por meios não convencionais. 
d) A obra é narrada em primeira pessoa e conta a vida de Paulo Honório a partir dos dezoito anos até se tornar o proprietário de São Bernardo por meios não convencionais. 
e) A obra é narrada em terceira pessoa e conta a vida de Paulo Honório desde seu trabalho na roça até se tornar o proprietário de São Bernardo por meios não convencionais.

Questão 20 - IFSulDeMinas 2015/2 - O romance São Bernardo, de Graciliano Ramos, é narrado em primeira pessoa pelo narrador-personagem Paulo Honório, que decide, na velhice, escrever o livro. Atentando-se ao protagonista, pode-se afirmar que um dos principais temas abordados na obra está relacionado: 
a) ao triunfo da meritocracia, já que bastou-se empenho e dedicação para que Paulo Honório conquistasse seu sucesso. Por isso, o vitorioso protagonista ascende de guia de cego a latifundiário, construindo seu livro à base de uma história considerada exemplo de prosperidade. 
b) à renúncia do caráter afetivo em nome da ascensão social, levando Paulo Honório a coisificar os indivíduos que o cercam, numa relação tão bruta e seca quanto o próprio cenário nordestino. 
c) às vantagens da sociedade patriarcal, que poderia garantir uma maior igualdade nas relações de trabalho na fazenda de Paulo Honório, admitindo um desenvolvimento tanto pessoal quanto profissional daqueles que dependiam do patriarca. 
d) ao amor redentor, capaz de fazer superar as diferenças entre Paulo Honório e Madalena e, consequentemente, diluir a tensão dos embates entre patrão/empregado e capitalismo/ comunismo.

Questão 21 - UPF 2014 - Sobre a obra São Bernardo de Graciliano Ramos, é incorreto afirmar que: 
a) no período em que vive ao lado de Madalena, Paulo Honório vê o mundo apenas em termos de lucro, em face de uma sociedade altamente competitiva, a ponto de perder os seus próprios valores humanos. 
b) na narrativa, a memória assume o papel de operador da sobrevivência do passado e elemento fundamental para a compreensão do presente e do futuro, ou seja, é sobre a memória que o autor deposita as raízes da obra. 
c) Graciliano Ramos constrói o personagem-autor em duas temporalidades distintas – a dos fatos narrados e a da narração em si mesma – e trabalha um caráter em transformação. 
d) na condição de fazendeiro, Paulo Honório é retratado como um homem problemático e humano; enquanto escritor, é apresentado como um ser acrítico, desumano, assim, coexistem no mesmo indivíduo valores em contraste. 
e) Paulo Honório busca, nas diferenças que existiam entre Madalena e ele, o reconhecimento de sua própria pessoa e uma definição de seu ser no mundo.

Questão 22 - PUC-PR 2013 - Analise o fragmento abaixo, retirado de São Bernardo, de Graciliano Ramos: 
“Antes de iniciar este livro, imaginei construí-lo pela divisão do trabalho. Dirigi-me a alguns amigos, e quase todos consentiram de boa vontade em contribuir para o desenvolvimento das letras nacionais (...). Estive uma semana bastante animado, em conferências com os principais colaboradores, e já via os volumes expostos, um milheiro vendido graças aos elogios que, agora com a morte do Costa Brito, eu meteria na esfomeada Gazeta, mediante lambujem. Mas o otimismo levou água na fervura, compreendi que não nos entendíamos.” 
A respeito do protagonista do romance e seu projeto literário expresso no início do livro, marque a alternativa CORRETA. 
a) Paulo Honório sente-se frustrado com o projeto de escrita do livro. Homem rico e portador de cultura elevada, percebe-se tratando com companheiros de poucas letras e ralas informações literárias e não vê neles o domínio da forma adequada de se expressarem num texto como o que pretende compor, em homenagem a sua falecida esposa, Madalena. 
b) A escrita do livro é um modo de Paulo Honório se vingar dos que o desprezaram. Tendo tido uma experiência de penúria e sofrimento na juventude, na maturidade, à custa de muito esforço, tornouse um homem rico e poderoso. As pessoas convocadas por ele para a redação de suas memórias são as mesmas que o humilharam antes. O contato deles com o conteúdo da vida de Paulo Honório funcionaria como uma punição. 
c) a escrita coletiva é uma demonstração do desapego de Paulo Honório no momento em que se encontra, no final de sua vida. Tendo sido em épocas passadas um egoísta inveterado, preocupado em acumular riquezas, na velhice deu-se à experiência de abrir mão de suas posses. Arrependido do modo rude como sempre tratou seus empregados, o velho fazendeiro começa, com a escrita do livro, a conhecer o prazer de compartilhar. 
d) A intenção de escrita coletiva, manifestada no início do livro, surge da fixação de Paulo Honório em excelência e bom desempenho, metas que nortearam o todo de suas ações como proprietário rural e usineiro de açúcar da região fértil do Nordeste. Seu projeto literário é pensado – como tudo em sua vida – para ser bem-sucedido. Contudo, pelo fato de a literatura não poder ser planejada como um “empreendimento”, ele conhece nessa tentativa um fracasso, o que não o impede de, com seus próprios recursos, sem a ajuda dos companheiros, prosseguir com a escrita de suas memórias. 
e) Paulo Honório, quando decide narrar sua vida, é um homem maduro e solitário. A rememoração de sua vida é feita com dificuldade. A princípio, ele pensa poder superar essa dificuldade com a opção por dividir – e coordenar – o trabalho de escrita. Mas, aos poucos, nota a impossibilidade de alcançar êxito nisso. Sua escrita solitária se deparará com obstáculos que são, de um lado, os limites de sua expressão e, de outro, a gravidade das reflexões a que os fatos narrados se ligam, reveladores do sem sentido de sua busca pelo sucesso material, alcançado ao preço da perda de sua humanidade.

Questão 23 - FACISA 2013/1 - Sobre o romance São Bernardo, responda a questão Assinale V para as alternativas verdadeiras e F para as falsas. 
( ) O romance repete alguns dos traços característicos da escola realista, como o determinismo histórico, a exposição de tendências psicológicas desviantes e a crítica às relações de poder entre classes sociais. 
( ) Os conflitos conjugais de Madalena e Paulo Honório são preponderantes na trama e afastam a narrativa do chamado romance social da segunda fase do Modernismo. 
( ) A trajetória de vida, a constituição do caráter, as atitudes idealistas e a morte trágica fazem de Madalena uma personagem muito próxima das heroínas dos romances românticos do século XIX. 
( ) Paulo Honório apresenta-se como um personagem arrivista que se eleva sobre a própria classe e cria códigos de conduta à revelia das leis e dos ditames morais de sua época. ( ) A presença de agregados e de trabalhadores em regime de semiescravidão na fazenda São Bernardo mostra que no Nordeste das primeiras décadas do século XX ainda prevaleciam algumas práticas do período escravista de nossa história. 
A sequência correta é 
a) V, V, V, F, V. 
b) V, V, F, V, V. 
c) F, F, V, V, V. 
d) V, F, V, V, V. 
e) V, V, F, V, F.

Questão 24 - UNICENTRO 2011/1 - Sou um homem arrasado. Doença? Não. Gozo perfeita saúde. 
O que estou é velho. Cinquenta anos pelo S. Pedro. Cinquenta anos perdidos, cinquenta anos gastos sem objetivo, a maltratar-me e a maltratar os outros. O resultado é que endureci, calejei, e não é um arranhão que penetra esta casca espessa e vem ferir cá dentro a sensibilidade embotada. 
Cinquenta anos! Quantas horas inúteis! Consumir-se uma pessoa a vida inteira sem saber para quê! Comer e dormir como um porco! Levantar-se cedo todas as manhãs e sair correndo, procurando comida! E depois guardar comida para os filhos, para os netos, para muitas gerações. Que estupidez! Que porcaria! Não é bom vir o diabo e levar tudo? 
RAMOS, Graciliano. São Bernardo. Rio de Janeiro: Record, 1979. p. 179-180. 
Na percepção que constrói de si mesmo, o sujeito-narrador 
a) valoriza a resistência emocional que adquiriu ao longo dos anos.
b) expressa, ao escrever o seu livro, a sensação de aniquilamento em face da vida que escolheu. 
c) sente-se orgulhoso de seu itinerário existencial, embora esteja bastante triste e melancólico. 
d) considera que todos os seus erros podem ser remediados através da conciliação com seus filhos e seus futuros netos. 
e) julga proveitoso o esforço que fez para se tornar um homem de posses, já que pode guardar bens para as próximas gerações.

Questão 25 - UnirG 2017/1 - São Bernardo, de Graciliano Ramos, é um romance narrado em primeira pessoa. A perspectiva é a do narrador-protagonista, o que gera importantes consequências semânticas quanto ao teor das informações fornecidas ao leitor. Tal escolha de opinião ocasiona qual consequência? 
a) Confiabilidade do relato, pois ele é contado sob o ponto de vista de quem o vivenciou. 
b) Estabelecimento de uma hierarquia social pautada no poder masculino de estabelecer verdades legitimadas pela tradição. 
c) Redução da diversidade de opiniões em virtude do universo ficcional perspectivado por uma única pessoa. 
d) Reforço intencional da tese de que o narrador foi injustiçado por questões sociais durante sua vida.

Questão 26 - UPF 2016 - O fazendeiro Paulo Honório, após perder sua esposa, e vendo dispersar-se a sua roda de amigos e arrumarem-se os seu negócios, é tomado pela ideia de compor um livor sobre sua própria história. Porém, dada a sua pouca instrução, seu projeto inicial é construir o livro com a colaboração de seus amigos mais cultos, e o jornalista Azevedo Gondim chega a escrever dois capítulos com essa finalidade. Mas Paulo Honório, após ler os capítulos escritos pelo jornalista, acaba dispensando sua colaboração, e se decide a escrever, ele próprio, o livro. No contexto do romance São Bernardo, de Graciliano Ramos, essa mudança de planos, por parte do narrador-protagonista, tem com causa principal: 
a) o fato de Paulo Honório descobrir que tinha como arcar com os elevados custos do trabalho do jornalista, devido à crise financeira em que se encontrava. 
b) a constatação, feita por Paulo Honório, de que o jornalista não tinha os conhecimentos mais rudimentares de agricultura e pecuária que, na concepção do fazendeiro, seriam essenciais para conferir verossimilhança à sua própria história. 
c) a descoberta, feita por Paulo Honório, de que seria incapaz de revelar ao jornalista certa passagens íntimas de sua vida, preferindo colocá-las, ele próprio, no papel. 
d) o fato de Paulo Honório ser acometido, repentinamente, pela ambição de ver seu nome estampado na capa do livro, assegurando, assim, para si, um lugar na posteridade. 
e) a constatação, feita por Paulo Honório, de que a linguagem pernóstica e pretensamente literária, utilizada pelo jornalista na escrita dos primeiros capítulos, desvirtuava a sua história pessoal.

Questão 27 - FPP 2016 - Considerando-se o gênero de São Bernardo, de Graciliano Ramos, podemos afirmar que 
a) a obra relaciona-se ao Romantismo por retratar problemas sociais e denunciar a opressão e a tirania do homem no nordeste brasileiro. 
b) a obra constitui romance de Realismo crítico, de confissão, com tensão psicológica e preocupações sociais. 
c) o romance narra, em fluxo de consciência, o drama psicológico de Madalena, cuja voz narra as dificuldades de Paulo Honório de aceitar o mundo, os outros e a si mesmo. 
d) constitui romance Regionalista Modernista, vinculado ao projeto de construção da identidade nacional, aliando as formas dos gêneros dramático e lírico. 
e) a obra inaugura o romance Naturalista, além de questionar as fronteiras entre o real e o imaginário, pela visão de Madalena, vítima da tirania do marido.

Questão 28 - UPF 2016 - Tendo surgido no quadro do(a) ____________, São Bernardo, de Graciliano Ramos, é considerado pela crítica como modelo de romance concomitantemente ____________ da literatura brasileira. Assinale a alternativa cujas informações preenchem corretamente as lacunas do enunciado. 
a) Naturalismo / urbano e moderno. 
b) Pré-Modernismo / psicológico e social. 
c) Naturalismo / nacionalista e universal. 
d) Romance de 30 / psicológico e social. 
e) Geração de 45 / nacionalista e universal.

Questão 29 - UPF 2015 - No capítulo final de São Bernardo, de Graciliano Ramos, a personagem Paulo Honório, já na idade madura, retoma a sua existência, em perspectiva, e reconhece que se tornou um homem _________________. Levando-se em conta toda a trajetória de Paulo Honório, narrada no livro, pode-se afirmar que essas qualidades morais que ele reconhece em si mesmo têm sua origem, principalmente, no meio social __________________ em que foi criado. 
Assinale a alternativa cujas informações preenchem corretamente as lacunas do enunciado. 
a) egoísta e brutal / competitivo e hostil. 
b) humilde e sensível / miserável e solidário. 
c) generoso e crédulo / religioso e simples. 
d) promíscuo e esbanjador / licencioso e imprevidente. 
e) incrédulo e subserviente / ímpio e autoritário.

Questão 30 - PUC-PR 2014 - Sobre o romance São Bernardo, de Graciliano Ramos, assinale a alternativa CORRETA 
a) Em sua intriga, o romance focaliza com destaque o problema da marginalização social que vitima os trabalhadores rurais desprovidos de terra e submetidos a um processo de desumanização. Há, da parte do protagonista, Paulo Honório, um engajamento em favor da transformação desse quadro na localidade onde mora. 
b) É um romance que foge da cartilha realistanaturalista por ser carregado de alegorias (por vezes fantásticas) do panorama social ficcionalizado. Trata-se de um texto precursor do realismo fantástico no Brasil. Há grande importância simbólica na referência ao pio de coruja ouvido por Paulo Honório, metáfora do crescente clamor dos miseráveis e injustiçados que, ao fim do livro, tomam a fazenda São Bernardo. 
c) Sendo um típico romance social e regional da década de 30, o livro, como é típico na produção ficcional de Graciliano Ramos, supera o que se poderia restringir a esse enquadramento devido à incorporação de questionamentos psicológicos a respeito da conduta do protagonista e narrador, Paulo Honório. Seu memorialismo, associado à problematização da linguagem no livro que ele se propõe a escrever, conduz o seu autorretrato a uma complexidade que transcende a caracterização simplista e estereotipada do “fazendeiro ambicioso” e injusto. O problema que suas memórias colocam diz respeito à falta de sentido para seus atos 
d) São Bernardo é, dentre os romances de Graciliano Ramos, aquele em que o autor mais se dá a experimentos linguísticos típicos do Modernismo. Com efeito, é notória a aproximação desse romancista em relação aos modernistas do primeiro momento, formado pelo grupo dos paulistas que protagonizaram a Semana de Arte Moderna de 1922. 
e) Consta que Clarice Lispector tomava São Bernardo como um dos textos que mais a influenciaram por se tratar, fundamentalmente, de um texto carregado de indagações interiores, reflexões sobre a condição humana e consciência metalinguística, como se vê na tematização da dificuldade de comunicação do protagonista Paulo Honório. O seu não falar reflete a sua inferiorização social originada de sua pobreza.

Questão 31 - UEL 2013 - Antes de iniciar este livro, imaginei construí-lo pela divisão do trabalho. Continuemos. Tenciono contar a minha história. Difícil. Talvez deixe de mencionar particularidades úteis, que me pareçam acessórias e dispensáveis. Também pode ser que, habituado a tratar com matutos, não confie suficientemente na compreensão dos leitores e repita passagens insignificantes. De resto isto vai arranjado sem nenhuma ordem, como se vê. Não importa. Na opinião dos caboclos que me servem, todo o caminho dá na venda. 
(Adaptado de: RAMOS, G. São Bernardo. 92.ed. Rio de Janeiro: Record, 1986. p.7-12.) 
Quanto à organização da obra São Bernardo, assinale a alternativa correta. 
a) É uma coletânea de contos narrados em primeira pessoa. As histórias nela contidas retratam a vida de um caboclo nordestino e suas proezas no sertão. Cada conto refere-se a uma dessas aventuras vividas pelo narrador-personagem. 
b) É um romance narrado em primeira pessoa, por Mendonça, que resolve contar como perdeu todos os seus bens, principalmente a fazenda São Bernardo, e passou da riqueza à pobreza em função das trapaças de Paulo Honório. 
c) É um romance em que o protagonista, já mais velho, resolve contar sua história, valendo-se de sua memória. Na sua estrutura, o romance intercala ações do passado com reflexões do presente. 
d) É narrado por Graciliano Ramos a fim de contar a história de dois fazendeiros que lutavam por terras no sertão nordestino, representando as forças políticas da transição da República Velha para a República Nova, voltada para a modernização da agricultura. 
e) Pode ser considerada tanto um romance como um livro de contos. É possível ler cada capítulo como se fosse uma história independente. Todos eles são narrados em primeira pessoa, por Ribeiro, único homem letrado entre os caboclos.

Questão 32 - ITA 2018 - Em São Bernardo, de Graciliano Ramos, o narrador-personagem afirma: “...se me escapa o retrato moral de minha mulher, para que serve esta narrativa? Para nada, mas sou forçado a escrever”. Essa frase revela que o propósito de Paulo Honório é 
a) expor as razões pelas quais desconfiava da fidelidade de Madalena. 
b) mostrar como as atitudes de Madalena eram interesseiras e materialistas. 
c) criticar as ideias políticas de Madalena, que ele julgava subversivas. 
d) provar que Madalena era uma mãe displicente e pouco carinhosa. 
e) entender as motivações que levaram Madalena a um fim tão trágico.

Questão 33 - UNIP 2022 - Em relação ao romance São Bernardo, de Graciliano Ramos, publicado em 1934, assinale a alternativa correta. 
a) São Bernardo apresenta intertextualidade com Dom Casmurro, de Machado de Assis, pois ambos os protagonistas, Bento Santiago e Paulo Honório, são cinquentenários que, após vivenciarem um drama amoroso marcado pelo ciúme, resolvem fazer uma retrospectiva de suas vidas, registrando suas memórias por meio da escrita. 
b) Quanto ao foco narrativo, por ser a história narrada em primeira pessoa por uma personagem que testemunha os fatos narrados, o tipo de narrador que encontramos em São Bernardo é caracterizado como homodiegético. 
c) O enredo de São Bernardo não segue uma sequência linear, mas começa no meio da ação, momento em que o protagonista Paulo Honório se encontra na faina de adquirir a propriedade São Bernardo. Assim, o tipo de enredo que caracteriza o romance é denominado in media res. 
d) Nos momentos em que o narrador-protagonista Paulo Honório relata a infância pobre e os obstáculos enfrentados antes de se apropriar da fazenda São Bernardo, o ritmo da narrativa desacelera e o narrador se detém em minúcias, com descrições pormenorizadas dos eventos relatados. 
e) Por apresentar uma descrição minuciosa do ambiente rural, focalizando mais a paisagem nordestina do que o drama íntimo do herói, São Bernardo se caracteriza como um romance regionalista, o que o aproxima da obra de autores como José Lins do Rego e Jorge Amado.

Questão 34 - UFV 2007 - Das afirmativas abaixo, assinale a que NÃO condiz com o romance São Bernardo, de Graciliano Ramos: 
a) Caracteriza-se por reunir análise sociológica e psicológica apresentando o universo do sertanejo nordestino. 
b) Apresenta Paulo Honório como protagonista, caracterizado por ser um homem bruto, egoísta e insensível, que soube vencer obstáculos para atingir seus objetivos capitalistas. 
c) É uma obra pertencente à Literatura Regionalista Brasileira e nela o narrador aparece como observador distanciado dos acontecimentos. 
d) Tem como centro da narrativa o processo de auto-análise do personagem principal, que vê seu casamento com Madalena como uma negociação qualquer, a ser decidida baseada nos lucros. 
e) Mostra-se como um romance cuja visão pessimista da vida e dos seres humanos revela a influência do Determinismo – corrente filosófica do século XIX.

Questão 35 - ITA 2006 - O romance São Bernardo, de Graciliano Ramos, publicado em 1934, é narrado em primeira pessoa pelo narrador-personagem Paulo Honório, que decide escrever o livro em determinada altura da sua vida. O principal motivo que levou Paulo Honório a escrever a sua história foi: 
a) o desejo de mostrar como ele conseguiu, com enorme esforço, tornar-se um proprietário rural bem sucedido, apesar de sua origem extremamente humilde. 
b) o desejo de mostrar como se formavam os conflitos políticos e sociais no interior do Nordeste brasileiro, tema recorrente na ficção da chamada "Geração de 30". 
c) a tristeza que toma conta dele depois que a fazenda São Bernardo deixa de ser produtiva, o que ela tinha sido graças ao seu empenho. 
d) tentar compreender o que teria levado Madalena ao fim trágico da sua existência, bem como as razões de a vida conjugal deles não ter se realizado como ele gostaria. 
e) revelar quais foram os motivos pelos quais Madalena se matou, visto que ela se sentia culpada por ter traído o marido com Padilha, antigo proprietário da São Bernardo.

Questão 36 - UNICENTRO 2007/1 - Sobre o romance São Bernardo, de Graciliano Ramos, numa visão geral de fatos, personagens, características e estrutura, todas as afirmativas abaixo são procedentes, EXCETO 
A) o romance é narrado em terceira pessoa. 
B) predomina no romance o monólogo interior. 
C) Paulo Honório não vê propriamente a natureza, pois repara apenas nas coisas que lhe pudessem ser rendosas. 
D) tudo o que em São Bernardo é tenebroso, inumano e doloroso é durante a noite que se forja, acontece ou se realiza. 
E) a coruja, que antes tinha atuado como prenúncio da morte de Madalena, virá a ser depois a voz que trará à mente de Paulo Honório a lembrança da tragédia, que tão duramente o persegue.

Questão 37 - UFRGS 1998 - São Bernardo, de Graciliano Ramos, tem por personagem principal Paulo Honório, que 
A) narra suas aventuras na jagunçagem e sua ascenção a feliz e poderoso proprietário de latifúndio à beira do São Francisco. 
B) expõe suas dúvidas sobre a fidelidade de sua mulher, com quem se mudara para a cidade grande a fim de prosperar. 
C) narra as agruras da vida de um proprietário de engenho de açúcar decadente e abarrotado de dívidas e dúvidas. 
D)expõe o quadro de disputas políticas em um pequeno município alagoano às vésperas da proclamação da República. 
E) narra sua ascensão, mediante violência e esperteza, de despossuído rural a dono de uma fazenda grande e próspera.

Questão 38 - UFRGS 1999 - Em relação a São Bernardo, é correto afirmar que 
A) esse romance é uma narrativa em que se evidencia a visão introspectiva, com ênfase no monólogo interior, sendo raras as descrições do processo histórico. 
B) Paulo Honório, para chegar à posse da fazenda São Bernardo, arquiteta um plano cruel, que acaba levando à falência o seu antigo proprietário. 
C) Madalena resolve abandonar Paulo Honório e retornar à sua terra natal por não suportar a crueldade do marido. 
D)Paulo Honório, na luta pela posse da terra, se deixa conduzir pelos ideais de bravura e de idealismo herdados de seus antepassados. 
E) Esse romance se insere na corrente estética neo-romântica do início do século, que procurava valorizar o elemento local e o exotismo.

Questão 39 - F. Carlos Chagas-SP - Graciliano Ramos escreveu um romance cuja personagem principal, lutando por riqueza e posição social, deixa-se contaminar pela agressividade que caracteriza o meio social em que vive. Aprofundando-se, portanto, na sondagem da personalidade do protagonista, o autor logrou, também, uma visão crítica da sociedade que determinou a maneira de ser da personagem. 
A obra em questão é: 
a) Insônia. 
b) Infância. 
c) Angústia. 
d) Vidas secas. 
e) São Bernardo.

Questão 40 - FUVEST-SP - Costuma-se reconhecer que a obtenção de verossimilhança (capacidade de tornar a ficção semelhante à verdade) é a principal dificuldade artística inerente à composição de São Bernardo. Essa dificuldade decorre principalmente: 
a) da mistura de narrativa psicológica, individual, com intenções doutrinárias, políticas e sociais. 
b) da junção do estilo seco, econômico, com o caráter épico, eloquente, dos fatos narrados. 
c) do caráter inverossímil da acumulação de capital na zona árida do Nordeste. 
d) da incompatibilidade de base entre o narrador-personagem e Madalena, que torna difícil crer em seu casamento. 
e) da distância que há entre a brutalidade do narrador-personagem e a sofisticação da narrativa.

Questão 41 - F.C. Chagas-SP - O narrador, que também é personagem, conta sua história: foi trabalhador braçal da fazenda de que se tornou proprietário, por meios lícitos e ilícitos. Casou-se porque "sentia desejo de preparar um herdeiro para as terras". No final, reconheceu que "estragara" sua vida e a de seus dependentes, por força da "profissão" que adotara. 
Esses dados identificam: 
a) Fabiano. 
b) Brás Cubas. 
c) Coronel José Paulino. 
d) Paulo Honório. 
e) Bentinho.

Questão 42 - FUVEST 1989 - O 'herói' é sempre um problema: não aceita o mundo, nem os outros, nem a si mesmo. Sofrendo pelas distâncias que o separam da placenta familiar ou grupal, introjeta o conflito numa conduta de extrema dureza que é a sua única máscara possível." O retrato de herói que o texto delineia ajusta-se à personalidade 
a) do cético e um tanto cínico Brás Cubas. 
b) do valente e fiel Poti. 
c) do covarde e vingativo Toríbio Todo. 
d) do desconfiado e autoritário Paulo Honório. 
e) do atormentado e penitente Augusto Matraga.

Questão 43 - UFV 2008/2 - Leia a passagem abaixo, extraída do romance São Bernardo, de Graciliano Ramos: 
Efetuei transações arriscadas, endividei-me, importei maquinismos e não prestei atenção aos que me censuravam por querer abarcar o mundo com as pernas. Iniciei a pomicultura e a avicultura. Para levar os meus produtos ao mercado, comecei uma estrada de rodagem. 
(RAMOS, Graciliano. São Bernardo. 65 ed. Rio de Janeiro: Record, 1996. p. 40.) 

É CORRETO afirmar que estas palavras do narrador Paulo Honório: 
a) aplicam-se à personagem Seu Ribeiro, exemplo de homem capitalista. 
b) realçam sua preocupação com o bem-estar na fazenda São Bernardo. 
c) revelam seu acentuado pessimismo depois que tomou posse da fazenda São Bernardo. 
d) fazem referência à modernização realizada por ele na fazenda São Bernardo.

GABARITO
01 - E
02 - B
03 - C
04 - D
05 - C
06 - A
07 - B
08 - A
09 - C
10 - D
11 - B
12 - C
13 - D
15 - A
16 - A
17 - C
18 - C
19 - C
20 - B
21 - D
22 - E
23 - D
24 - B
25 - C
26 - E
27 - B
28 - D
29 - A
30 - C
31 - C
32 - E
33 - A
34 - C
35 - D
36 - A
37 - E
38 - B
39 - E
40 - E
41 - D
42 - D
43 - D

Nenhum comentário: