PESQUISAR ESTE BLOG

quarta-feira, 14 de setembro de 2022

Exercícios de Literatura sobre Olhos d’Água, de Conceição Evaristo - com gabarito

Questão 01 - IFN-MG - Sobre o conto de título homônimo ao livro Olhos D’água, de Conceição Evaristo, só NÃO podemos afirmar que: 
A) a narrativa é conduzida a partir da lembrança que a narradora tem dos olhos da mãe e da sua infância de privações. Portanto, o título ―Águas correntezas‖ é uma metáfora que se remete ao fluir da vida. 
B) a busca pela cor dos olhos da mãe reconduz a narradora para a infância de privações e para a cidade natal. Quando do encontro entre mãe e filha, esta conclui que os olhos da mãe eram como águas correntezas. 
C) para driblar a fome, a mãe da personagem narradora brincava com os filhos. Em alguns momentos era a rainha enfeitada de flores e as filhas eram as princesas. 
D) a mãe ria, um riso triste e molhado, quando brincava com as crianças, inventando jogos para distraí-las da fome. Tanto a mãe, quanto a filha tinham histórias de vida que se confundiam em relação à privação e aos olhos de cor úmida.

Questão 02 - ACAFE 2017/2 - Leia o texto e seguir. 
“[...] Depois de um gesto lento e cuidadoso abriu as palmas das mãos, contemplando-as. Sim, lá estava o vestígio do carinho. [...] Ela estava prendendo um novo amor. Um amor que vivia e se fortalecia na espera do amanhã, que se fazia inesperadamente nas frinchas de um momento qualquer, que se revelava por um simples piscar de olhos, por um sorriso ensaiado na metade das bordas de um lábio, por um repetir constante do eu te amo, declaração feita, muitas vezes, em voz silenciosa, audível somente para dentro, fazendo com que o eco dessa fala se expandisse no interior mesmo do próprio declarante.” 
Considerando o conteúdo, a linguagem e as personagens da obra Olhos d’Água, de Conceição Evaristo, é correto afirmar que o texto: 
a) foi extraído de uma narrativa, cuja protagonista é apresentada como mendiga, prostituta, louca - qualificativos que, obviamente, põem-na à margem da chamada cidadania. 
b) refere-se aos sentimentos da personagem Salinda, uma esposa em crise que se entrega a um novo amor, ainda que seja preciso enfrentar o marido violento, que a mantém presa ao casamento à força. 
c) conta parte da história de uma mulher anônima que tenta salvar a vida de Ardoca, um homem “cansado por todos os dias, todos os trabalhos, e por toda a vida”. 
d) é um fragmento do conto “Quantos filhos Natalina teve?”, em que a personagem engravida várias vezes, vira mãe de aluguel, vê-se obrigada a dar os filhos a desconhecidos e, no desfecho da trama, acaba sendo estuprada.

Questão 03 - UFVJM 2018 - A coletânea de contos Olhos D’água, de Conceição Evaristo, caracteriza-se pela presença marcante de mulheres negras e periféricas que assumem uma condição de protagonismo nas narrativas. ASSINALE a alternativa que apresenta a descrição verdadeira sobre essas personagens. 
A) Cida é uma mendiga que acredita poder voar. Chegou a tal condição após ter mudado para a cidade, onde foi enganada por Esmeraldina e levada para trabalhar em um prostíbulo. 
B) Duzu-Querença deseja conhecer a praia de Copacabana. Após se mudar do interior de Minas Gerais para o Rio de Janeiro, passa a praticar corrida no famoso calçadão da referida praia. 
C) Natalina é uma mulher grávida que retorna do seu trabalho de diarista. O ônibus em que se encontra é assaltado pelo seu ex-marido. Os passageiros acreditam então que Natalina tem alguma ligação com o assalto e assassinam-na por linchamento. 
D) Ana Davenga era casada com Davenga, líder de uma organização criminosa. Ao término de sua festa de aniversário, organizada pelo marido, ambos acabam assassinados em confronto com a polícia. Ela carregava um filho em seu ventre no momento da morte.

Questão 04 - UNIMONTES 2016 - Sobre o livro Olhos D’Água, de Conceição Evaristo, NÃO é verdadeira a seguinte alternativa: 
a) O livro traz histórias que abordam a dor, a violência e o preconceito que rondam as vidas das personagens. 
b) O conto que dá título ao livro apresenta uma história de reencontro entre mãe e filha, por meio do mundo lúdico e leve da infância. 
c) As escolhas lexicais e os nomes de algumas personagens remetem claramente às influências de África, na literatura de Evaristo. 
d) O título da obra remete, entre outros sentidos, ao sentimento e à emoção que rondam a luta cotidiana das personagens.

GABARITO
01 - A
02 - B
03 - D
04 - B

Nenhum comentário: