PESQUISAR ESTE BLOG

quarta-feira, 14 de setembro de 2022

Exercícios de Literatura sobre o Simbolismo - com gabarito

Questão 01 - UPF 2018 - O estilo de época que surge no Brasil na última década do século XIX e que se destaca pela produção poética dos autores a ele vinculados, entre os quais Cruz e Sousa, é o 
a) Arcadismo. 
b) Romantismo. 
c) Simbolismo 
d) Parnasianismo. 
e) Pré-Modernismo.

Questão 02 - UEA 2016 - A partir desse movimento, a poesia ocidental vive um momento em que a objetividade cede lugar à evocação sugestiva. Em lugar da exatidão, o vago. Na mesma época em que os pintores impressionistas iniciavam a diluição dos contornos dos objetos nos jogos de luz, os poetas desse movimento renunciavam à tradução da forma fixa do objeto em favor da fugacidade do momento. Buscavam a expressão de algo que escapa a uma forma definida e não é abordável por um caminho direto. (Lígia Cademartori. Períodos literários, 1987. Adaptado.) 
Tal comentário refere-se ao movimento 
a) romântico. 
b) realista. 
c) naturalista. 
d) parnasiano. 
e) simbolista.

Questão 03 - ESA 2016 -Interesse pelas zonas profundas da mente e pela loucura; desejo de transcendência e integração cósmica; linguagem vaga, fluida que busca sugerir em vez de nomear. Essas são características que identificam as obras de autores 
a) naturalistas. 
b) parnasianistas. 
c) simbolistas. 
d) quinhentistas. 
e) realistas

Questão 04 - EsPCEx 2016 - Quanto ao Simbolismo, assinale a alternativa correta. 
a) O objetivo declarado dos poetas desse movimento literário era um só: desenvolver a beleza formal à poesia, eliminando o que consideravam os excessos sentimentalistas românticos que comprometiam a qualidade artística dos poemas. Na base desse projeto estava a crença de que a função essencial da arte era produzir o belo. O lema adotado – a arte pela arte – traduz essa crença. 
b) A preocupação dos artistas desse período não é mais a análise da sociedade. O principal interesse é a sondagem do “eu”, a decifração dos caminhos que a intuição e a sensibilidade podem descortinar. A busca é do elemento místico, não-consciente, espiritual, imaterial. 
c) O desejo de dar um caráter científico à obra literária define as condições de produção dos textos dessa estética. Os escritores acompanham com interesse as discussões feitas no campo da biologia e da medicina, acreditando na possibilidade de tornar esse conhecimento como base para a criação de seus romances. 
d) Essa estética substitui a exaltação da nobreza pela valorização do indivíduo e de seu caráter. Em lugar de louvar a beleza clássica, que exige uma natureza e um físico perfeito, o artista desse período literário elogia o esforço individual, a sinceridade, o trabalho. Pouco a pouco, os valores burgueses vão sendo apresentados como modelos de comportamento social nas obras de arte que começam a ser produzidas. 
e) O modelo de vida ideal adotado pelos autores do período envolve a representação idealizada da Natureza como um espaço acolhedor, primaveril, alegre. Os poemas apresentam cenários em que a vida rural é sinônimo de tranquilidade e harmonia.

Questão 05 - UNIPAR 2015 - Constitui-se no período literário que renega o cientificismo, o materialismo e o racionalismo, valorizando, em oposição, a espiritualidade e musicalidade: 
a) Barroco 
b) Modernismo 
c) Simbolismo 
d) Romantismo 
e) Arcadismo

Questão 06 - UFN 2009/2 - Referir-se a um objeto pelo seu nome é suprimir as três quartas partes da fruição do poema, que consiste na felicidade de adivinhar pouco a pouco; sugeri-lo, eis o sonho. É o uso perfeito desse mistério que constitui o símbolo; evocar pouco a pouco um objeto e desprender dele um estado de alma por uma série de decifrações. (Mallarmé) Essa estética literária, denominada ________________, tem por representantes brasileiros ___________________ e _________________. 
a) Parnasianismo; Olavo Bilac; Raimundo Correia. 
b) Romantismo; Gonçalves de Magalhães; Junqueira Freire. 
c) Barroco; Manuel Botelho de Oliveira; Gregório de Matos. 
d) Simbolismo; Cruz e Souza; Alphonsus de Guimaraens. 
e) Arcadismo; Cláudio Manuel da Costa; Santa Rita Durão.

Questão 07 - EMESCAM 2008/2 - Nos primeiros livros registra a sua luta interior contra sua condição social e racial, e o desejo de superá-la, consubstanciando-se no emprego contínuo do vocábulo ‘branco’ e outros com ele relacionados. Em obras posteriores, a revolta diminui, levando-o a transmitir uma verdadeira resignação cristã e serenidade de espírito, apesar dos grandes dramas familiares que o envolveram nos últimos anos de vida. A dor passa a ser algo que purifica a alma humana, “Vê como a Dor te transcendentaliza!”. Esses conceitos correspondem ao mundo poético de: 
a) Machado de Assis 
b) Castro Alves 
c) Cruz e Sousa 
d) Gonçalves Dias 
e) Alphonsus de Guimaraens

Questão 08 - EsPCEx 2020 -“Indefiníveis músicas supremas, 
Harmonias da Cor e do Perfume... 
Horas do Ocaso, trêmulas, extremas, 
Réquiem do Sol que a Dor da Luz resume...” 
Nos versos acima, há um exemplo de “imagem plurissensorial”, uma figura de linguagem conhecida pelo nome de _____________ e característica marcante da estética literária ___________. Assinale a alternativa que completa os espaços. 
a) silepse / romântica 
b) polissíndeto / parnasiana 
c) aliteração / simbolista 
d) eufemismo / romântica 
e) sinestesia / simbolista

Questão 09 - UEA 2019 - Para esses poetas, fazer poesia implica a tentativa de expressar a sensação fugidia, que merece necessariamente uma forma de expressão condizente com ela, também vaga, indecisa. É por isso que eles provocam uma revolução na linguagem poética. Traduzir as sensações absolutamente originais, recuperar a essência do poético, recusar o anedótico, a descrição dos objetos, a clareza, os estados de espírito perfeitamente identificáveis, as paixões excessivas e as formas banais do lirismo amoroso foram os traços marcantes dessa geração. (Álvaro Cardoso Gomes. “O mistério, a sugestão, a evocação”, 1994. Adaptado.) 
O texto trata dos poetas 
a) árcades. 
b) românticos. 
c) naturalistas. 
d) parnasianos. 
e) simbolistas.

Questão 10 - ESA 2019 - Leia os versos a seguir, e assinale a alternativa que os analisa corretamente: 
Vozes veladas, veludosas vozes, 
Volúpias dos violões, vozes veladas, 
Vagam nos velhos vórtices de vozes 
Dos ventos, vivas. vãs, vulcanizadas. 
a) os versos decassílabos apresentam os paradoxos característicos do Barroco. 
b) a expressão objetiva aponta para a racionalidade dos poetas do Realismo. 
c) a linguagem dos versos materializa no texto a visão bucólica do Arcadismo. 
d) as metáforas insólitas traduzem a crítica social própria do Modernismo. 
e) a combinação vocabular provoca a ênfase na sonoridade típica do Simbolismo.

Questão 11 - EsPCEx 2011 - Assinale a alternativa correta, quanto à Literatura Brasileira. 
a) No final do séc. XIX e início do séc. XX, três tendências literárias caminhavam paralelas: o Romantismo, o Simbolismo e o Pré-Modernismo. 
b) Em Os Lusíadas, o herói Bartolomeu Dias canta as glórias daqueles que conquistaram as Índias e edificaram o Império Português no Oriente. 
c) No romance naturalista, o narrador não interfere na ação nem faz um julgamento das personagens: ele se limita a uma descrição objetiva da realidade. 
d) O Simbolismo, por ser um movimento antilógico e antirracional, valoriza os aspectos interiores e pouco conhecidos da alma e da mente humana. 
e) Os escritores brasileiros do Arcadismo se rebelaram contra as rígidas normas da tradição clássica e apresentaram em suas obras aspectos totalmente diferentes daqueles preconizados pelas academias literárias.

Questão 12 - UFRGS 2003 - Assinale a alternativa que preenche adequadamente as lacunas do texto abaixo, na ordem em que aparecem. O Simbolismo, contrapondo-se ao ideário..........., mergulha no universo do ...........dominado por associações estranhas, glorifica o ........... e o ..........., resgatando traços da subjetividade ......... . 
A) naturalista - subconsciente - misterioso - irracional - romântica 
B) naturalista - sonho - corpo - espírito - romântica 
C) romântico - símbolo - cientificismo - racional - realista 
D) romântico - real - corpo - cientificismo - realista 
E) naturalista - subconsciente - corpo - racional - realista

GABARITO
01 - C
02 - E
03 - C
04 - B
05 - C
06 - D
07 - C
08 - E
09 - E
10 - E
11 - D
12 - A

Nenhum comentário: