PESQUISAR ESTE BLOG

terça-feira, 13 de setembro de 2022

Exercícios de Literatura sobre o Romanceiro da Inconfidência, de Cecília Meireles - com gabarito

Questão 01 - UFPR 2012 - “A duzentos anos de distância, embora ainda velados muitos pormenores desse fantástico enredo, sente-se a imprescindibilidade daqueles encontros, de raças e homens; do nascimento do ouro; da grandeza e decadência das Minas; desses gráficos tão bem traçados de ambição que cresce e da humanidade que declina; a imprescindibilidade das lágrimas e exílios, da humilhação do abandono amargo, da morte afrontosa – a imprescindibilidade das vítimas, para a definitiva execração dos tiranos.” (Cecília Meireles, Romanceiro da Inconfidência) 
O fragmento transcrito faz parte da conferência “Como escrevi o Romanceiro da Inconfidência”, proferida por Cecília Meireles em 1955. Com base na leitura do Romanceiro e nos conhecimentos sobre a literatura do período, assinale a alternativa correta. 
a) O Romanceiro da Inconfidência exemplifica a principal tendência da literatura produzida em meados do século XX no Brasil: longos poemas épicos inspirados na História do país. 
b) Para apresentar a variedade humana envolvida nos episódios, o poema aproveita elementos do gênero dramático, de que são exemplo as falas de personagens espalhadas ao longo do texto. 
c) O engajamento político explicitado no texto da conferência é constante na obra de Cecília Meireles, pois para ela a poesia lírica deveria ser instrumento para mudanças sociais. 
d) Não se pode considerar o Romanceiro um poema narrativo, pois, ao contrário do que acontece no trecho da conferência, o poema embaralha a ordem de apresentação dos acontecimentos históricos. 
e) Enquanto a conferência propõe que os tiranos sejam execrados, o Romanceiro da Inconfidência, por ser um texto lírico, revela sentimentos sem julgar ou estabelecer responsabilidades.

Questão 02 - URCA 2017 - Sobre a obra Romanceiro da Inconfidência, de Cecília Meireles, é correto afirmar: 
A) Inconfidência é um poema lírico­-narrativo de viés histórico que evoca em versos os personagens e o contexto da Inconfidência Mineira; 
B) É o ápice da poética de Cecília Meireles enquanto poetisa neo­-simbolista; 
C) É um extenso poema em que o eu poético reflete sobre uma temática sem que haja elementos narrativos; 
D) Tiradentes, o alferes que a história transformou em herói, é apresentado na obra como indivíduo ambíguo e de moral discutível, numa clara contraposição literária à imagem apresentada pelos historiadores mais conservadores; 
E) Representa grande inovação na construção dos versos, marcando­-se sua obra por experimentalismo radical da linguagem e referência a fontes vivas da língua popular.

Questão 03 - IMEPAC 2014/1 - Assinale a alternativa que caracteriza de forma CORRETA a obra literária Romanceiro da Inconfidência, de Cecília Meireles. 
a) O olhar da autora consegue atribuir novas e significativas dimensões à história de um povo e de seu país. 
b) O concretismo presente no conjunto de poemas remete o leitor à produção literária de escritores franceses e russos. 
c) A autora explora sons, formas e signos visuais, conforme uma tendência literária abertamente esteticista. 
d) Os temas desenvolvidos pelos poemas incorporam elementos anedóticos típicos das notícias de jornal.

Questão 04 - IMEPAC 2014/1 - Assinale a alternativa que apresenta informações INCORRETAS sobre a obra literária Romanceiro da Inconfidência, de Cecília Meireles. 
a) A autora tenta restaurar na obra a história da Inconfidência Mineira, assim como o ambiente e as sensações envolvidas. 
b) A obra se distingue como uma obra lírica, de reflexão, mas com um contexto épico, narrativo, decididamente apoiado no fato histórico. 
c) A autora busca extrair, de um fato passado, limitado geográfica e cronologicamente, valores que são eternos e significativos para os seres humanos. 
d) A obra procura revelar à sociedade que problemas e aflições do passado podem ser esquecidos com uma atitude otimista e satisfeita diante da vida.

Questão 05 - FAI 2019
Ai, palavras, ai, palavras
que estranha potência a vossa!
Todo o sentido da vida
principia a vossa porta:
o mel do amor cristaliza
seu perfume em vossa rosa;
sois o sonho e sois a audácia,
calúnia, fúria, derrota...

A liberdade das almas,
ai! Com letras se elabora...
E dos venenos humanos
sois a mais fina retorta:
frágil, frágil, como o vidro
e mais que o aço poderosa!
Reis, impérios, povos, tempos,
pelo vosso impulso rodam...

MEIRELES, C. Obra poética. Rio de Janeiro: Nova Aguilar, 1985 (fragmento).
O fragmento destacado foi transcrito do Romanceiro da Inconfidência, de Cecília Meireles.

Centralizada no episódio histórico da Inconfidência Mineira, a obra, no entanto, elabora uma reflexão mais ampla sobre a seguinte relação entre o homem e a linguagem:
a) a força e a resistência humanas superam os danos provocados pelo poder corrosivo das palavras. 
b) as relações humanas, em suas múltiplas esferas, têm seu equilíbrio vinculado ao significado das palavras. 
c) o significado dos nomes não expressa de forma justa e completa a grandeza da luta do homem pela vida. 
d) renovando o significado das palavras, o tempo permite às gerações perpetuar seus valores e suas crenças. 
e) como produto da criatividade humana, a linguagem tem seu alcance limitado pelas intenções e gestos.

Questão 06 - PUC-PR 2014 - Aponte o que for correto sobre o Romanceiro da Inconfidência, de Cecília Meireles. 
a) A menção, no título da obra, a “romanceiro” tem a ver com a intriga principal do enredo, o relacionamento amoroso entre os personagens Marília e Dirceu no contexto da luta dos inconfidentes em Ouro Preto, no século XVIII. 
b) Chama a atenção a regularidade métrica dos versos do texto ao longo dos dez cantos em que o Romanceiro é dividido. No livro, todas as estrofes (sempre com oito versos) têm versos decassílabos, o que identifica a obra com a estética neoclássica à qual a autora retorna em plena modernidade. 
c) Não há, nos temas do Romanceiro, nenhum envolvimento com causas políticas e sociais. Esse é o ponto de distinção desse livro em relação a outros de Cecília Meireles, notória militante comunista, adepta de uma arte engajada. 
d) “Ai que o traiçoeiro invejoso/ Junta as ambições à astúcia/ Vede a pena como enrola/ Arabescos de volúpia, / Entre as palavras sinistras/ Desta carta de denúncia (...)”. Essa sequência narra o ato de traição de Joaquim José da Silva Xavier, o delator do movimento inconfidente às autoridades portuguesas. 
e) A obra se fixa na descrição poética (baseada em referencial histórico, mas elaborada ficcionalmente) do contexto da Inconfidência Mineira. Há, no que tange ao debate da causa da liberdade, uma sutil remissão a problemas políticos da época da escrita do texto (1953).

Questão 07 - PUC-Campinas 2013/1 - A dois séculos de distância, o espetáculo ainda é assombroso (...) Que de tão longe uma Rainha enlouqueça e venha a morrer no cenário final do drama; que os sonhos dos Inconfidentes se cumpram depois de tantas sentenças; e que o Brasil se torne independente dali a 31 anos, e a República seja proclamada exatamente ao cumprir-se um século sobre aquelas prisões − tudo parece impregnado de um mistério claro, desejoso de revelar-se e de se fazer compreender. 
(Cecília Meireles. “Como escrevi o Romanceiro da Inconfidência”, anexo a Romanceiro da Inconfidência. São Paulo: Global, 2012. p. 255) Tendo como centro os sonhos dos Inconfidentes, Cecília Meireles criou a obra-prima que é o Romanceiro da Inconfidência, poema 
a) inteiramente composto em decassílabos, voltado para a exposição didática da ideologia dos seguidores de Tiradentes. 
b) em prosa, que se tornou exemplo máximo desse gênero literário, logo adotado por vários outros modernistas. 
c) épico, decalcado de Os Lusíadas, em que a autora demonstra grande familiaridade com a retórica clássica. 
d) em que se alternam o tom épico e o lírico, o modo reflexivo e o narrativo, tudo se sustentando numa grande variedade de ritmos. 
e) em que, mesmo buscando afastar-se dos fatos históricos, se entrevê aqui e ali alguma referência inequívoca à Conjuração mineira.

Questão 08 - FUVEST 1982 - Poeta, nascida no Rio de Janeiro, escreveu , além de obras para crianças, o " Romanceiro da Inconfidência ". Ela é: 
a) Lygia Fagundes Telles
b) Marília de Dirceu 
c) Rachel de Queiroz
d) Henriqueta Lisboa 
e) Cecília Meireles

Questão 09 - UFRGS 2005 - Considere o enunciado abaixo e as três propostas para completá-la. No Romanceiro da Inconfidência, Cecília Meireles 
1. recria a paisagem física e humana da Vila Rica dos inconfidentes, dando voz a figuras centrais dos acontecimentos políticos da época. 
2. recupera uma forma poética de origem medieval, proveniente da literatura oral ibérica, o que favorece a inserção de vozes populares. 
3. retoma, em muitos “romances”, episódios da vida de Tomás Antônio Gonzaga, relatando sua prisão, seu exílio e seus amores.
Quais propostas estão corretas? 
A) Apenas 1. 
B) Apenas 2. 
C) Apenas 1 e 3.
D) Apenas 2 e 3. 
E) 1, 2 e 3. 

Questão 10 - PUC-RS - O livro de Cecília Meireles que evoca os "tempos do ouro" denomina-se: 
a) Romanceiro da Inconfidência. 
b) Balada para el-Rei. 
c) Vaga música. 
d) Retrato natural. 
e) Romance de Santa Clara.

GABARITO
01 - B
02 - A
03 - A
04 - D
05 - B
06 - E
07 - D
08 - E
09 - E
10 - A

Nenhum comentário: