PESQUISAR ESTE BLOG

quinta-feira, 15 de setembro de 2022

Exercícios de Literatura sobre O cortiço, de Aluísio de Azevedo - com gabarito

Questão 01 - UnirG 2016/2 - O cortiço, romance de Aluísio de Azevedo, é uma clássica narrativa realista da Literatura Brasileira. Uma de suas teses centrais, quanto à população humilde, marginalizada e sem condições efetivas de ascensão social, é: 
a) o meio social é fator determinante para a formação do comportamento humano.
b) o Brasil é um país de convivência pacífica entre suas várias etnias e raças. 
c) a condição social feminina brasileira é similar à condição social masculina. 
d) a meritocracia é um sistema político e cultural equânime nas relações sociais.

Questão 02 - UNINTA 2016/2 - Leia o trecho abaixo: 
“Passaram-se semanas. Jerônimo tomava agora, todas as manhãs, uma xícara de café bem grosso, à moda da Ritinha, e tragava dois dedos de parati, pra cortar a friagem. Uma transformação lenta e profunda, operava-se nele, dia a dia, hora a hora, reviscerando-lhe o corpo e alando-lhe os sentidos, num trabalho misterioso e surdo de crisálida. A sua energia afrouxava lentamente: fazia-se contemplativo e amoroso. A vida americana e a natureza do Brasil patenteavam-lhe agora aspectos imprevistos e sedutores que o comoviam; esquecia-se de seus primitivos sonhos de ambição, para idealizar felicidades novas, picantes e violentas; tornava-se liberal, imprevidente e franco, mais amigo de gastar de que guardar; adquiria desejos, tomava gosto aos prazeres e volvia-se preguiçoso, resignando-se, vencido, às imposições do sol e do calor…” 
Fonte: https://literaturaemcontagotas.wordpress.com/tag/trechos-de-o-cortico/ 
O trecho acima compõe a obra literária O Cortiço escrita por: 
a) Cruz e Sousa. 
b) Machado de Assis. 
c) Aluísio de Azevedo. 
d) Cecília Meireles 
e) Anita Malfatti

Questão 03 - ENEM 2011 - Abatidos pelo fadinho harmonioso e nostálgico dos desterrados, iam todos, até mesmo os brasileiros, se concentrando e caindo em tristeza; mas, de repente, o cavaquinho de Porfiro, acompanhado pelo violão do Firmo, romperam vibrantemente com um chorado baiano. Nada mais que os primeiros acordes da música crioula para que o sangue de toda aquela gente despertasse logo, como se alguém lhe fustigasse o corpo com urtigas bravas. E seguiram-se outras notas, e outras, cada vez mais ardentes e mais delirantes. Já não eram dois instrumentos que soavam, eram lúbricos gemidos e suspiros soltos em torrente, a correrem serpenteando, como cobras numa floresta incendiada; eram ais convulsos, chorados em frenesi de amor: música feita de beijos e soluços gostosos; carícia de fera, carícia de doer, fazendo estalar de gozo. 
AZEVEDO, A. O Cortiço. São Paulo: África, 1983(fragmento). 
No romance O Cortiço (1890), de Aluízio Azevedo, as personagens são observadas como elementos coletivos caracterizados por condicionantes de origem social, sexo e etnia. Na passagem transcrita, o confronto entre brasileiros e portugueses revela prevalência do elemento brasileiro, pois 
a) destaca o nome de personagens brasileiras e omite o de personagens portuguesas. 
b) exalta a força do cenário natural brasileiro e considera o do português inexpressivo. 
c) mostra o poder envolvente da música brasileira, que cala o fado português. 
d) destaca o sentimentalismo brasileiro, contrário à tristeza dos portugueses. 
e) atribui aos brasileiros uma habilidade maior com instrumentos musicais.

Questão 04 - UNEMAT 2011/2 - Aluísio Azevedo tinha estabelecido um plano como romancista: “traçar um grande painel da sociedade brasileira, com a intenção declarada de reunir todos os tipos brasileiros, bons e maus, de seu tempo e compendiar, em forma de romance, fatos de nossa vida pública que jamais serão apresentados pela História”. Assim, ao lançar, em 1890, O Cortiço, o autor coloca no romance as seguintes personagens ficcionais que contracenam, exceto: 
a) Bertoleza e João Romão. 
b) Marcela e Brás Cubas. 
c) Pombinha e Leònie. 
d) Rita baiana e Jerônimo. 
e) Estela e Miranda.

Questão 05 - UFU 2020 - O romance O cortiço, de Aluísio de Azevedo, publicado originalmente em 1890, consta como uma obra máxima do movimento Naturalista no Brasil, sendo um marco da literatura de denúncia no nosso país. Sobre a presença da estética naturalista e da crítica social em O cortiço, assinale a alternativa INCORRETA. 
a) Azevedo analisa o fenômeno dos cortiços que ocupavam o centro carioca a partir da noção de “romance experimental” (proposta por Émile Zola). Sendo assim, sua narrativa assume um tom imparcial para tratar dos moradores do cortiço, insurgindo-se contra a visão negativa com que eles eram mostrados pela imprensa do tempo. 
b) Seguindo preceitos inspirados pelo pensamento científico do século XIX – tais como a observação objetiva do meio e a escrita de caráter documental –, O cortiço compõe uma síntese detalhada da situação precária com que os habitantes mais pobres do Rio de Janeiro se integravam ao universo urbano desde então. 
c) Ao basear o desenvolvimento dos personagens do romance em hipóteses sociológicas e biológicas em voga na época, Azevedo procurou expor como uma estrutura social injusta acaba gerando um ciclo de degradação humana que, no decorrer do enredo, determina o destino de cada indivíduo e da coletividade. 
d) Em busca de um retrato fiel do cotidiano, a estética naturalista rompeu com os parâmetros anteriores de “bom gosto” literário, abordando temas escabrosos e polêmicos. Assim, O cortiço traça um painel antiidealizado do Brasil, inspirando novos escritores brasileiros a incorporar uma visão mais questionadora sobre o país e seus problemas.

Questão 06 - ESA 2014 - Marque a alternativa que apresenta informação correta sobre autor e obra representativos da literatura brasileira 
a) Aluísio de Azevedo escreveu “O Cortiço”, obra em que fica evidente a zoomorfização das personagens. 
b) Machado de Assis escreveu “Dom Casmurro”, romance idealista sobre a experiência do amor inacessível. 
c) Raul Pompéia escreveu “Lira dos Vinte Anos”, e é um representante do mal do século no Romantismo. 
d) Gregório de Matos escreveu peças teatrais populares e de conteúdo religioso para catequizar os indígenas. 
e) Olavo Bilac escreveu “Navio Negreiro” e “Vozes da África”, poemas com evidentes intenções abolicionistas.

Questão 07 - UFU 2021/2 - Um dos protagonistas de O cortiço, romance de Aluísio de Azevedo, João Romão é descrito, desde o início da narrativa, como uma pessoa cuja vida é focada em acumular riquezas: “Proprietário e estabelecido por sua conta, o rapaz atirou-se à labutação ainda com mais ardor, possuindo-se de tal delírio de enriquecer, que afrontava resignado as mais duras privações.” 
AZEVEDO, Aluísio. O cortiço. Rio de Janeiro: Fundação Biblioteca Nacional, s/d, p. 2. Disponível em http://objdigital.bn.br/Acervo_Digital/Livros_eletronicos/cortico.pdf. Acesso em: 15 abr. 2021. 
Sobre a forma pela qual a ambição do personagem João Romão é desenvolvida no enredo, assinale a afirmativa correta. 
a) Investindo no mercado de moradia popular, João Romão enriquece até obter um título de nobreza e ser aceito na alta sociedade, a narrativa ironiza, assim, a fortuna obtida a partir da exploração das camadas mais pobres. 
b) Trabalhador incansável e homem de grande tino comercial, João Romão enriquece devagar, mas, sempre, valendo-se de seu esforço digno, o que se contrapõe às espertezas dos malandros que vivem no cortiço. 
c) João Romão é figura ambígua que, na juventude, recorre a pequenos trambiques para enriquecer, mas se adequa às normas da sociedade à medida que atinge um patamar financeiro que o insere nas altas rodas. 
d) Tendo enriquecido pelo trabalho, João Romão é desprezado como “novo rico” na aristocracia tradicional carioca, motivo pelo qual ele teve de abandonar sua amada Bertoleza para se casar com a filha de um nobre.

Questão 08 - ITA 2016 - Acerca das personagens femininas de O cortiço, de Aluísio Azevedo, podemos dizer que 
a) Rita Baiana seduz Jerônimo somente para vingar-se de Firmo, seu amante. 
b) Pombinha, aos domingos, escreve as cartas ditadas pelos moradores do cortiço. 
c) Estela não ama Miranda, mas é fiel a ele, ainda que por mera conveniência. 
d) Bertoleza dedica, até o final do romance, um amor platônico a João Romão. 
e) Leónie, que não mora no cortiço, se sustenta sozinha, trabalhando como lojista.

Questão 09 - ITA 2004 - Acerca do romance O cortiço, de Aluísio Azevedo, NÃO é correto dizer que 
a) todas as personagens, por serem muito pobres, enveredam pelo mundo do crime ou da prostituição. 
b) as personagens, ainda que todas sejam pobres, possuem temperamentos distintos, tais como Bertoleza, Rita Baiana e Pombinha. 
c) homens e mulheres são, na sua maioria, vítimas de uma situação de pobreza que os desumaniza muito. d) as personagens, na sua maioria, sejam homens ou mulheres, vivem quase que exclusivamente em função dos impulsos do desejo e da perversidade sexual. 
e) a vida difícil das personagens, tão ligadas à criminalidade e à prostituição, é condicionada pelo meio adverso em que vivem e por problemas biopatológicos

Questão 10 - UFSM 2000 - Considere a afirmativa:
As personagens podem ser divididas entre os vencedores, como João Romão, e os humildes que se consomem no trabalho pela própria sobrevivência.

Assinale a alternativa que identifica obra, autor e período relacionados com a afirmativa anterior.
a) O ATENEU - Raul Pompéia - Naturalismo
b) CINCO MINUTOS - José de Alencar - Romantismo
c) O CORTIÇO - Aluísio Azevedo - Naturalismo
d) MEMÓRIAS SENTIMENTAIS DE JOÃO MIRAMAR - Oswald de Andrade - Modernismo
e) A MORENINHA - Joaquim Manuel de Macedo - Romantismo

Questão 11 - USF 2020 - Sobre o romance O cortiço, de Aluísio Azevedo, podemos afirmar corretamente que 
a) é uma obra de característica naturalista, o que se destaca no romance são os pares românticos que se formam, como Miranda e Estela, ou Jerônimo e Rita Baiana, que guardam notórios traços do amor idealizado da escola romântica. 
b) João Romão e Miranda representam, dentro do romance, os detentores do dinheiro e do poder. Ambos se ajudam na busca de melhores negócios dentro do cortiço e da pedreira e tornam-se bons companheiros de conversas e trapaças. 
c) Jerônimo inicia o romance sendo um português honrado e virtuoso, entretanto, a visão de Rita Baiana dançando de forma voluptuosa o descontrola, fazendo com que caia em decadência moral, apaixonando-se pela brasileira e se desinteressando de sua esposa portuguesa. 
d) as descrições do cortiço na obra são fundamentais para entender seu fundo determinista. Desse modo, os personagens tornam-se insignificantes dentro do romance, focado principalmente na descrição realista do ambiente. 
e) a ideia de um romance de tese, difundido pelo escritor francês Émilie Zola, não se encaixa no romance O cortiço, porque Aluísio Azevedo, ao contrário do francês, não pesquisou um cortiço real para retratar na história e não buscou defender ideias deterministas em seu texto.

GABARITO
01 - A
02 - C
03 - C
04 - B
05 - A
06 - A
07 - A
08 - B
09 - A
10 - C
11 - c

Nenhum comentário: