PESQUISAR ESTE BLOG

terça-feira, 13 de setembro de 2022

Exercícios de Literatura sobre o Auto da Compadecida, de Ariano Suassuna - com gabarito

Questão 01 - ACAFE 2016/2 - Com base na obra Auto da Compadecida, de Ariano Suassuna, assinale a alternativa correta que completa as lacunas da frase a seguir. Trata-se de __________ que retoma elementos contidos em autos medievais e da literatura __________ para exaltar os humildes e satirizar os poderosos e ____________ que se preocupam apenas com questões materiais. 
a) uma peça teatral - de cordel - os religiosos 
b) um conto - regionalista - políticos 
c) um romance - modernista - cristãos 
d) filme - clássica - magistrados

Questão 02 - PUC-PR 2022 - A certa altura da peça Auto da Compadecida, de autoria de Ariano Suassuna, um personagem faz a seguinte afirmação: “Os donos de terras é que perderam hoje em dia o senso de sua autoridade. Veem-se senhores trabalhando em suas terras como qualquer foreiro.” 
SUASSUNA, Ariano. Auto da Compadecida. 21 ed. Rio de Janeiro: Agir, 1985. p. 44. 
Com base nesse fragmento e da leitura integral da peça, é CORRETO afirmar: 
a) Por meio dessa fala do Major Antônio Morais, e da cena em que se insere, o autor faz uma crítica aos latifundiários que, ociosos ou não, viviam da exploração da força de trabalho alheia. b) Exemplo da aguda ironia de Ariano Suassuna, nesta fala, por meio da voz de um grande fazendeiro de região, que vem ao sacerdote para que este benza seu filho, são criticadas as mudanças das relações de trabalho no campo. 
c) Essas frases estão inseridas num discurso que, ao final da peça, Manuel, isto é, Jesus Cristo, faz contra todos os proprietários de terra, condenando ao inferno o major Antônio Morais. 
d) Esta célebre peça de Ariano Suassuna se inicia e se encerra com a presença e as falas do Palhaço, espécie de alter ego do autor; aqui, ao final do espetáculo, ele faz severas considerações sobre os “coronéis” e “majores” que exercem uma verdadeira tirania no sertão. 
e) É uma fala de João Grilo a Chicó, quando da primeira aparição do major Antônio Morais; não obstante sua baixa instrução, João Grilo demonstra uma aguçada consciência das condições sociais do Nordeste ao seu tempo.

Questão 03 - UEA 2021 -Quarta parede: suposta parede que separa o palco da plateia. 
O filósofo e escritor francês Denis Diderot assim preconizava no século XVIII: “Então, caso façais uma composição, ou caso representeis, pensai no espectador apenas como se este não existisse. Imaginai, na borda do teatro, uma enorme parede que vos separe da plateia; representai como se a cortina não se levantasse.” 
(Dicionário eletrônico Houaiss da língua portuguesa, 2009. Adaptado.) 
Em Auto da compadecida, o personagem que reiteradamente se dirige ao leitor/espectador, rompendo assim a noção de quarta parede, é: 
a) Padre João. 
b) Palhaço. 
c) Chicó. 
d) João Grilo. 
e) A Compadecida.

Questão 04 - ACAFE 2018/1 - Assinale a citação extraída da peça teatral Auto da Compadecida, de Ariano Suassuna. 
a) “Sabe, era eu e mais quatro primas, todas nós, queríamos porque queríamos esse broche da minha avó. Cada uma achava que merecia mais do que a outra. Mas, minha vozinha deu pra mim! Pra mim! O senhor não sabe o que eu tive que aguentar das minhas primas! Todas invejosas! Fui chamada de mimada, puxa-saco, netinha queridinha da vovó, protegida e até de filha da p...!” 
b) “A solução é apressar a morte a que se decida e pedir a este rio, que vem também lá de cima, que me faça aquele enterro que o coveiro descrevia [...].” 
c) “Valha-me Nossa Senhora, Mãe de Deus de Nazaré! A vaca mansa dá leite, a braba dá quando quer. A mansa dá sossegada, a braba levanta o pé. Já fui barco, fui navio, mas hoje sou escaler. Já fui menino, fui homem, só me falta ser mulher. ” 
d) “Não, nesse negócio de milagres, é preciso ser honesto. Se a gente embrulha o santo, perde o crédito. De outra vez o santo olha, consulta lá os seus assentamentos e diz: – Ah, você é o Zé-do-Burro, aquele que já me passou a perna! E agora vem me fazer nova promessa. Pois vá fazer promessa pro diabo que o carregue, seu caloteiro duma figa! E tem mais: santo é como gringo, passou calote num, todos os outros ficam sabendo.”

Questão 05 - FPS 2016/1 - A obra de Ariano Suassuna inclui os gêneros lírico, narrativo e dramático. No entanto, é no gênero dramático, particularmente nas comédias, que a sua obra se destaca. Dentre as suas obras dramáticas, uma é a mais encenada: Auto da Compadecida. Sobre essa obra, pode-se afirmar que: 
a) a estória do Auto da Compadecida se passa no século XIX, durante a seca de 1875. 
b) João Grilo e Chicó são dois inimigos que se unem para enganar o Cangaceiro. 
c) a peça trata do julgamento de alguns canalhas, entre eles Chicó, o Palhaço e Manuel. 
d) O Auto da Compadecida foi escrito com base em romances e histórias populares do Nordeste. 
e) A figura do Palhaço não só abre e encerra a peça, como é um dos seus personagens mais importantes.

Questão 06 - UNEMAT 2012/1 - Sobre o Auto da Compadecida, de Ariano Suassuna, assinale o único elemento que se encontra na famosa cena do julgamento. 
a) Sentido moralizante, a partir da perspectiva cristã de cunho popular. 
b) Densa discussão teológica. 
c) Dessacralização de dogmas da religião católica. 
d) Ausência do elemento caricatural nas ações das personagens. 
e) Preconceito racial.

Questão 07 - UEMG 2009 - A respeito do Auto da Compadecida, de Ariano Suassuna, considere os seguintes comentários críticos: 
I – A obra reproduz, com fidelidade, os padrões formais e temáticos dos autos vicentinos, na Idade Média. 
II – Diferentemente da tradição medieval, em que o auto se caracterizava pela brevidade, com a representação em apenas um ato, a obra de Suassuna apresenta-se mais extensa, abrindo possibilidades (conforme indicações das rubricas) de ser representada em três atos ou partes. 
III – A obra se constrói através de uma duplicidade de representação: numa primeira, observa-se a atuação do Palhaço que integra um espetáculo circense; na outra, o Palhaço dirige-se ao público para anunciar e introduzir um outro espetáculo – o Auto da Compadecida. 
IV – Auto da Compadecida traz, nas ações das personagens e na temática subjacente, um tom moralizante religioso mesclado com o político, através dos quais o autor enfatiza os valores da fé e da esperança. 
V – Em Auto da Compadecida, o autor, mesmo evocando na escritura o gênero medieval de origem, promove uma inovação, ao colocar em cena o contexto sócio-político, cultural e religioso nordestino, numa postura crítica e questionadora. 
À vista de tais comentários, assinale, abaixo, a alternativa que complementa adequadamente o seguinte enunciado: 
Está CORRETO o que se afirmou em 
a) I, IV e V. 
b) II, III e V. 
c) I, II e IV. 
d) III, IV e V.

Questão 08 - UNICENTRO 2010/1 - Assinale a alternativa correta quanto às associações das personagens e à posição simbólica que assumem na obra “Auto da Compadecida”, de Ariano Suassuna. 
I. Antonio Morais – autoridade que representa o resquício do coronelismo nordestino a quem todos devem servir. 
II. Padeiro e sua Mulher – representam a arrogância e a preguiça. 
III. Padre João, o bispo e o sacristão – representam a simonia e a cobiça em muitas situações. 
IV. Palhaço – representa o autor – liga o circo à representação do próprio auto. 
a) Apenas II e III estão corretas. 
b) Apenas I, II e III estão corretas. 
c) Apenas I, II e IV estão corretas.
 d) Apenas I, III e IV estão corretas. 
e) I, II, III e IV estão corretas.

Questão 09 - UEMG 2009 - Quanto ao gênero literário, todas as afirmativas a seguir caracterizam, CORRETAMENTE, o texto de Auto da Compadecida, obra de Ariano Suassuna, EXCETO: 
a) A obra enquadra-se como uma modalidade do gênero dramático, marcado pela prevalência do diálogo entre personagens e ausência de um narrador explícito. 
b) As rubricas (informações sobre a encenação), constantes na obra, se incluem no rol de características do gênero dramático. 
c) A palavra, na obra, é colocada em cena, representada através de ações e expressões dos atores – personagens em atuação. 
d) Como gênero dramático, o texto da obra privilegia aspectos descritivos capazes de dispersar o sentido e o objetivo das ações representadas.

Questão 10 - UNICENTRO 2009/2 - O termo “auto”, presente no título da obra de Ariano Suassuna, Auto da Compadecida, refere-se a: 
a) uma tradição folclórica regionalista que faz alusão ao discurso filosófico. 
b) uma improvisação inerente ao gênero da obra. 
c) uma visão moderna de se representar peças pautadas no coloquialismo. 
d) uma nova versão de contos populares que se aproxima da literatura pós-moderna. 
e) uma composição alegórica de cunho moral e religioso.

Questão 11 - UNEMAT 2012/2 - Sobre as personagens da peça Auto da compadecida, de Ariano Suassuna, é incorreto afirmar que: 
a) o Diabo é uma construção alegórica de muita importância, mantendo um grande contraste com Manuel e com a Compadecida. 
b) a moral social, comprometida com o sistema econômico, é uma das críticas feitas pelo autor através da construção de algumas personagens. 
c) João Grilo, a personagem protagonista, é um típico herói clássico. Suas principais virtudes são a coragem e a grandeza. 
d) os fortes traços na composição do Padre e do Bispo têm o objetivo de demonstrar como são maus sacerdotes. 
e) a Compadecida acaba sendo a melhor defensora de João Grilo, não enxergando maldade nos seus atos em vida.

Questão 12 - UFMG 2009 - Entre as funções do Palhaço, em Auto da Compadecida, Não se inclui a de 
a) apresentar e encerrar o espetáculo. 
b) efetuar a passagem entre os atos. 
c) interceder pelos personagens. 
d) representar o autor da peça.

Questão 13 - UFRGS 2004 - Assinale a alternativa incorreta sobre o Auto da Compadecida, de Ariano Suassuna. 
A) João Grilo é a personagem principal que, por ser mais instruída e por não acreditar em religião, se sobressai entre as demais. 
B) A obra baseia-se em romances e histórias populares do Nordeste, dando expressão tanto à tradição cristã quanto às crenças mais ingênuas do povo. 
C) Após a morte das personagens, a figura de Nossa Senhora intervém junto ao seu Filho e pede compaixão pelos pecados cometidos. 
D) É um texto teatral de 1955, cuja temática central é a religiosidade brasileira, que serve de inspiração a uma história plena de peripécias. 
E) Além da Compadecida e de outras entidades sobrenaturais, o texto põe em cena personagens da terra, como o padre, o bispo e Chicó.

Questão 14 - UFRGS 2006 - Assinale a afirmação correta em relação a personagens de O Auto da Compadecida, de Ariano Suassuna. 
A) João Grilo envolve-se na malandragem por solidariedade ao amigo. 
B) O padre João é o elo entre os seres terrestres e a Virgem. 
C) A mulher do padeiro encarna o adultério. 
D) O Filho de Deus é representado pela personagem Encourado, um Cristo negro. 
E) Severino Aracaju personifica a passividade e a bondade do sertanejo.

GABARITO
01 - A
02 - A
03 - B
04 - C
05 - D
06 - A
07 - B
08  - D
09 - D
10 - E
11 - C
12 - C
13 - A
14 - C

Nenhum comentário: