PESQUISAR ESTE BLOG

segunda-feira, 12 de setembro de 2022

Exercícios de Literatura sobre O Ateneu, de Raul Pompeia - com gabarito

Questão 01 - UEMS 2009 - No desfecho de O Ateneu, “Aqui suspendo a crônica das saudades. 
Saudades verdadeiramente? Puras recordações, saudades talvez, se ponderarmos que o tempo é a ocasião passageira dos fatos, mas sobretudo – o funeral para sempre das horas.”, é correto afirmar que: 
a) a obra de Raul Pompéia é marcada pelo saudosismo tipicamente romântico dos autores da primeira metade do século XIX. 
b) após questionar sobre se realmente sente saudades dos tempos do Ateneu, o narrador expressa sua desilusão diante da realidade. 
c) o narrador demonstra incerteza quanto à própria capacidade de recordar os fatos relatados. 
d) a obra de Raul Pompéia ilustra a tendência de evasão da realidade, através das memórias da infância. 
e) a expressão funeral para sempre das horas é uma clara referência à obra de Manuel Bandeira, A cinza das horas.

Questão 02 - UFRN 2008 - No romance O Ateneu, coexistem características estéticas próprias do Realismo, do Naturalismo, do Impressionismo e do Expressionismo. É marcante a presença do Naturalismo em: 
A) “O timbre da vogal, o ritmo da frase dão alma à elocução. O timbre é o colorido, o ritmo é a linha e o contorno. A lei da eloqüência domina na música, colorido e linha, seriação de notas e andamentos; domina na escultura, na arquitetura, na pintura: ainda a linha e o colorido.” 
B) “O Cerqueira, ratazana, sujeito cômico, cara feita de beiços, rachada em boca como as romãs maduras, de mãos enormes como um disfarce de pés, galopava a quatro pelos salões, zurrando em fraldas de camisa, escoucinhando uma alegria sincera de mu.” 
C) “Modulava-se a harmonia em suave gorjeio, entoando elevação dos salmos, o êxtase sensual do Cântico dos Cânticos na boca de Sulamita, e a sedução de Booz enredado no estratagema honesto da ternura, e a melancolia trágica de Judite, e a serena glória de Ester, a princesa querida.” 
D) “Sua diplomacia [de Aristarco] dividia-se por escaninhos numerados, segundo a categoria de recepção que queria dispensar. Ele tinha maneiras de todos os graus, segundo a condição social da pessoa.”

Questão 03 - UFRN 2008 - Na obra O Ateneu, o incêndio foi provocado por 
A) Aristarco, ao queimar papéis comprometedores em seu gabinete. 
B) Sérgio, ao deixar cair acidentalmente uma lamparina no dormitório. 
C) Américo, ao romper o encanamento de gás no saguão das caldeiras. 
D) Franco, ao atear fogo nas cortinas da sala de estudos do internato.

Questão 04 - CONSULPLAN 2019 - O Ateneu é um romance publicado em 1888 e conta a história de Sérgio, menino que é enviado para um colégio agropecuário de renome no Rio de Janeiro. O romance é considerado o único exemplar impressionista na literatura brasileira. Quem é o autor da obra “O Ateneu”? 
A) Lima Barreto. 
B) Raul Pompeia. 
C) Graciliano Ramos. 
D) Machado de Assis.

Questão 05 - UFAM 2015/2 - Assinale a alternativa que NÃO está correta a respeito do romance O Ateneu, de Raul Pompeia: 
a) Considerado o principal marco do Expressionismo na ficção brasileira, não possui propriamente um enredo, apresentando uma sucessão de quadros que culminam com o incêndio ateado no colégio pelo estudante Sérgio. 
b) Mistura de invenção e memória, oscilando entre o diário e o romance, a trama gira em torno das experiências desagradáveis sofridas por um menino ingênuo no internato de Aristarco Argolo de Ramos. 
c) O realismo de Raul Pompeia, tal como o de Machado de Assis, era mais interior, aspecto que se pode observar no tom de reminiscência que perpassa o livro e no seu subtítulo: “Crônica de saudades”. 
d) Um dos episódios do romance mostra o afeto do protagonista pela mulher do diretor do colégio, sempre apresentado como um tirano que dava prioridade ao dinheiro, mais que à educação. 
e) Destruída a impressão inicial, o protagonista percebe, entre os alunos, uma clara divisão entre fortes e fracos, numa prática de violência que a puberdade vai cobrir de matizes sexuais.

Questão 06 - ESPM 2013/2 - As mangueiras, como intermináveis serpentes, insinuavam-se pelo chão. (...) As crianças, seguindo em grupos atropelados, como carneiros para a matança. (...) Os companheiros de classe eram cerca de vinte; uma variedade de tipos que me divertia. O Gualtério, miúdo, redondo de costas, cabelos revoltos, motilidade brusca e caretas de símio – palhaço dos outros, como dizia o professor; o Nascimento, o bicanca, alongado por um modelo geral de pelicano, nariz esbelto, curvo e largo como uma foice; (...) 
(Raul Pompeia, O Ateneu) 
No trecho em questão, podemos constatar: 
a) elementos impressionistas ditados por uma memória esfumaçada do passado, a qual traz recordações subjetivas. 
b) elementos naturalistas, dada a alta carga emocional, revelados pela descrição zoomorfizada das personagens. 
c) elementos simbolistas, dada a descrição de tom vago, impreciso e nebuloso, fruto do inconsciente. 
d) elementos expressionistas em uma descrição caricatural, de ambientes e pessoas, manifestada por meio de símiles exagerados. 
e) diversos estilos superpostos que tornam problemático vincular a obra a uma determinada corrente estética.

Questão 07 - PUC-Campinas 2012 - (...) não havia família de dinheiro, enriquecida pela setentrional borracha ou pela charqueada do sul, que não reputasse um compromisso de honra com a posteridade doméstica mandar dentre seus jovens um, dois, três representantes abeberar-se à fonte espiritual do Ateneu. 
(Raul Pompéia. O Ateneu. Apud DACANAL, José Hildebrando. Romances brasileiros I. Alegre: Novo Século, 2000. p. 158) 
Sugere-se, nesse trecho, que o colégio Ateneu 
a) servia diligentemente à comunidade local e cultivava nos alunos valores de alta espiritualidade. 
b) era bastante prestigiado e correspondia aos planos que uma elite econômica traçava para seus filhos. 
c) tinha fama de disciplinador, e a ele recorriam as famílias abastadas para que se punisse a rebeldia dos jovens. 
d) primava pela firme orientação religiosa, razão pela qual pais modestos se sacrificavam para a ele enviar os filhos. 
e) adotava uma revolucionária pedagogia moderna, afastando-se dos princípios de uma educação mais tradicional.

Questão 08 - UFRGS 2004 - Leia as afirmações abaixo sobre o romance O Ateneu, de Raul Pompéia. 
I. Sérgio, em seu relato memorialista, revela a outra face da fachada moralista e virtuosa que circundava o Ateneu, a face em que se incluem a corrupção, o interesse econômico, a bajulação, as intrigas e a homossexualidade entre os adolescentes. 
II. A narrativa, ainda que feita na primeira pessoa, evita o comentário subjetivo e as impressões individuais, uma vez que o narrador adota uma postura rigorosa, condizente com o cientificismo da época. 
III. Através da figura do Dr. Aristarco, diretor do colégio, com sua retórica pomposa e vazia, Raul Pompéia critica o sistema educacional da época e a hipocrisia da sociedade. Quais estão corretas? 
A) Apenas I. 
B) Apenas II. 
C) Apenas I e III.
D) Apenas II e III. 
E) I, II e III. 

Questão 09 - ITA 2000 - Sobre O ATENEU, de Raul Pompéia, NÃO se pode afirmar que: 
a) o colégio Ateneu reflete o modelo educacional da época, bem como os valores da sociedade da época. 
b) o romance é narrado num tom intimista, em terceira pessoa. 
c) a narrativa expressa um tom de ironia e ressentimento. 
d) as pessoas são descritas, muitas vezes, de forma caricatural. 
e) são comuns comparações entre pessoas e animais.

Questão 10 - UFMG 1998 - Todas as alternativas apresentam afirmações corretas sobre o narrador do romance O Ateneu, exceto: 
a) O narrador entremeia à narrativa dos acontecimentos da vida escolar as suas opiniões. 
b) O narrador dá mais ênfase aos fatos sociais do que aos da sua experiência pessoal. 
c) O narrador estrutura o enredo, revelando a existência de etapas no processo de formação de sua personalidade. 
d) O narrador apresenta as relações entre os personagens de modo a desnudar alguns aspectos ocultos dessas relações.

Questão 11 - UFMG 1998 - No romance O Ateneu, de Raul Pompéia, o personagem Aristarco, que apresenta um \”vaivém de atitudes\”, é visto como portador de uma \”individualidade dupla\”. Todas as alternativas contêm trechos do romance em que Aristarco passa de uma atitude a outra, exceto: 
a) Quando meu pai entrou comigo havia no semblante de Aristarco uma pontinha de aborrecimento. (…) Mas a sombra de despeito apagou-se logo, como o resto de túnica que apenas tarda a sumir se numa mutação à vista; e foi com uma explosão de contentamento que o diretor nos acolheu. 
b) Aristarco, que consagrava as manhãs ao governo financeiro do colégio, conferia, analisava os assentamentos do guarda-livros. De momento a momento entravam alunos. Alguns acompanhados. A cada entrada, o diretor lentamente fechava o livro comercial, (…) oferecendo episcopalmente a mão peluda ao beijo contrito e filial dos meninos. 
c) (…) viam-no (Aristarco) formidável, com o perfil leonino rugir (…) sobre outro (aluno) que tinha limo nos joelhos de haver lutado em lugar úmido, gastando tal veemência no ralho, que chegava a ser carinhoso. 
d) A cadeira girava de novo à posição primitiva; o livro da escrituração espalmava outra vez as páginas enormes; e a figura paternal do educador desmanchava-se volvendo a simplificar se na esperteza atenta e seca do gerente.

GABARITO
01 - B
02 - B
03 - C
04 - B
05 - A
06 - D
07 - B
08 - C
09 - B
10 - B
11 - C

Nenhum comentário: