PESQUISAR ESTE BLOG

quarta-feira, 14 de setembro de 2022

Exercícios de Literatura sobre Contos novos, de Mário de Andrade - com gabarito

Questão 01 - UNEMAT 2009/1 - Sobre Contos Novos, de Mário de Andrade, assinale a alternativa incorreta. 
a São narrativas de linguagem complexa, primando pela norma culta da língua: sintaxe e estrutura formal rígidas. 
b) Os procedimentos narrativos concentram a experimentação linguística, bem ao gosto dos modernistas. 
c) Os contos de 1ª pessoa estão centrados na personagem Juca e exploram a temática social e familiar. 
d) As personagens das nove narrativas expressam a relação conflituosa entre o homem e o seu mundo. 
e) A denúncia das crises sociais alia-se à análise da problemática existencial das personagens.

Questão 02 - UNEMAT 2010/1 - Em uma narrativa de Mário de Andrade, que compõe a coletânea Contos novos, um ex-fazendeiro do interior de Mato Grosso chama a atenção pela deformidade de parte do braço devorada por piranhas. Assinale a alternativa em que o conto corresponde ao caso citado: 
a) O poço. 
b) O peru de natal. 
c) Frederico Paciência. 
d) Nelson. 
e) Tempo da camisolinha.

Questão 03 - FACASPER 2017 - Sobre Contos novos, de Mario de Andrade, é correto afirmar: 
a) Em O poço o choque entre o fazendeiro e os camaradas, no frio feroz do inverno, toma, aos poucos, feições dramáticas que culminam em uma situação trágica, irreversível. 
b) Vestida de preto aborda momentos que têm início na infância do narrador e terminam com sua velhice 
c) Tempo da camisolinha evoca a infância do protagonista e a perda de sua inocência, vivida como uma “expulsão do paraíso”. 
d) O protagonista de Primeiro de maio é o pobre 35, carregador da Estação da Luz, que decide não comemorar o grande feriado dos operários por se sentir desamparado por seus colegas de trabalho. 
e) Em Atrás da catedral de Ruão, a protagonista, uma professora de francês, vive um estado patológico de isolamento e fuga do convívio dos outros.

Questão 04 - FACASPER 2017 - Assinale a opção que identifica corretamente o tema que confere unidade às narrativas de Contos novos, de Mario de Andrade: 
a) Uma consciência de classe muito rudimentar. 
b) As contradições que se manifestam em uma sociedade em transição. 
c) A idolatria da autoridade, a dialética entre senhor e servo. 
d) O homem disfarçado, o homem desdobrado em ser e aparência. 
e) Os impulsos dúbios inconfessáveis.

Questão 05 - FACASPER 2018 - Assinale a opção que identifica corretamente a narrativa de Contos Novos, de Mario de Andrade, a que se refere o crítico Anatol Rosenfeld na seguinte afirmação: “Este conto magistral lança um clarão sobre as cisões e contradições que se manifestam numa sociedade em transição, ainda presa de padrões paternalistas, mas em vias de democratização, urbanização e industrialização”. 
a) O peru de Natal 
b) O ladrão 
c) Nelson 
d) Primeiro de maio 
e) Tempo da camisolinha

Questão 06 - FACASPER 2018 - Sobre Contos novos, de Mario de Andrade, é correto afirmar: 
a) O mundo dos adultos (e adolescentes) descrito nos sete contos está repleto de dubiedades e disfarces. Disfarces que chegam a um estado patológico de isolamento e fuga do convívio dos outros, caso de “Nélson”, narrado no penúltimo conto.
b) “Atrás da catedral de Ruão” revela a imaturidade do proletário que protagoniza o conto, com consciência de classe muito rudimentar, em cuja mente o leitor penetra por meio do discurso indireto livre muito bem manipulado pelo narrador. 
c) Em “Vestida de preto”, o francês das aulas que mademoiselle ministra às três donzelas participa da mascarada e do desmascaramento, criando uma solidariedade secreta de conspiração entre elas. 
d) “Tempo de camisolinha” é a história do primeiro beijo do casalzinho de cinco anos. Beijo que deixa o protagonista “completamente puro”, não tivessem os adultos destruído essa pureza, que leva à tragicomédia das simulações. 
e) O último conto, “Frederico Paciência”, evoca de novo a infância e a expulsão do paraíso, ao retratar uma criança que tem a cara “enfarinhada dos palhaços” e que sem querer “fecha a porta atrás de si, dando três voltas à chave”.

Questão 07 - FUVEST 1998 - Se em ambos os contos a dominação social é tema de primeiro plano, cabe, no entanto, fazer uma distinção: em um deles, ela é direta, e aparece sob a forma do capricho e do arbítrio patronais; já em outro, ela é mais moderna - torna-se indireta e anônima. A distinção realizada nesta afirmação refere-se, RESPECTIVAMENTE, aos seguintes contos de Mário de Andrade (Contos novos): 
a) ”Nelson e “O poço”. 
b) ”O ladrão” e “O poço”. 
c) “O ladrão” e “Nelson”. 
d) ”O poço” e “Primeiro de maio”. 
e) ”Primeiro de maio” e “O ladrão”.

Questão 08 - ITA 2023 - Leia o trecho destacado do conto “Tempo de camisolinha”, de Mário de Andrade, e, em seguida, assinale a alternativa incorreta. 

“Estavam uns pescadores ali mesmo na esquina, conversando, e me meti no meio deles, sempre era uma proteção. E todos eles eram casados, tinham filhos, não se amolavam proletariamente com os filhos, mas proletariamente davam muita importância pra o filhinho de ‘seu dotô’ meu pai, que nem era doutor, graças a Deus.” (p. 106). 
a) os pescadores “não se amolavam proletariamente” com os próprios filhos porque a sua obrigação proletária era apenas garantir o sustento das próprias famílias. 
b) o uso de “seu dotô” é justificado para expressar a fala supostamente informal dos pescadores para atribuir prestígio ao pai do narrador. 
c) o trecho destacado sugere uma posição específica do narrador, distante tanto dos “proletários” quanto dos “doutores” retratados. 
d) os pescadores davam muita importância ao “filho do dotô” porque o consideravam mais vulnerável do que os seus próprios filhos. 
e) não há, no uso da expressão “seu dotô”, nenhuma menção à diferença de classes sociais.

Questão 09 - ITA 2023 - Leia o trecho destacado do conto “O peru de Natal”, de Mário de Andrade, e, em seguida, assinale a alternativa incorreta. 

“Bem que sabiam, era loucura sim, mas todos se faziam imaginar que eu sozinho é que estava desejando muito aquilo e havia jeito fácil de empurrarem pra cima de mim a... culpa de seus desejos enormes.” (p. 72). 

a) embora não tivessem coragem de admitir, todos os familiares de Juca desejavam aquela comemoração, a despeito da situação constrangedora em que se encontravam. 
b) Juca era considerado louco pela família, por isso todos sentiam pena dele. 
c) Juca era considerado louco pela família, por isso todos tinham medo dele. 
d) Juca era considerado louco pela família, mas não era devidamente tratado por profissionais. 
e) a falta que o pai fazia na família foi motivo para negar o pedido de Juca.

Questão 10 - ITA 2023 - Leia o trecho destacado do conto “Atrás da catedral de Ruão”, de Mário de Andrade, e, em seguida, assinale a alternativa correta. 

“E lhes enfiou na mão um níquel pra cada um, pagou! Pagou a ‘bonne compagnie’. Subiu as escadas correndo, foi chorar.” (p. 56). 

a) Mademoiselle pagou um níquel a cada um dos homens, pois eles a acompanharam até a pensão. 
b) Mademoiselle subiu correndo e chorou porque os dois homens a xingaram grosseiramente. 
c) Mademoiselle subiu correndo e chorou porque havia sido atacada pelos dois homens. 
d) a tristeza e a urgência de Mademoiselle devem-se ao fato de ela ter tomado consciência de sua vida solitária depois de fantasiar uma perseguição. 
e) a fantasia de haver sido perseguida por dois homens trouxe alívio e calma a Mademoiselle e, por isso, ela pagou um níquel a cada um dos homens.

Questão 11 - ITA 2023 - Assinale a alternativa que apresenta a afirmação correta acerca de Contos novos, de Mário de Andrade. 
a) Contos novos é um livro que aborda criticamente assuntos controversos, como relações exploratórias de trabalho, homossexualidade e sexualidade feminina. 
b) último livro de Mário de Andrade, Contos novos não traz nenhuma perspectiva crítica acerca das relações humanas de amor, de trabalho, de família, de amizade e de sexo. 
c) Mário de Andrade, em seu último livro, buscou elaborar uma perspectiva ingênua e sentimental sobre temas bucólicos, fugindo do ambiente urbano. 
d) Contos novos é um livro escrito em prosa poética altamente elaborada, repleta de registros formais estritamente ligados à norma culta, raras inversões sintáticas, bem como estrangeirismos e cacofonias. 
e) o discurso marioandradiano, neste seu último livro, não incorpora coloquialismos nem quaisquer elementos de oralidade e sintaxe tipicamente brasileiras.

GABARITO
01 - A
02 - D
03 - C
04 - D
05 - D
06 - A
07 - D
08 - E
09 - C
10 - D
11 - A

Nenhum comentário: