PESQUISAR ESTE BLOG

sábado, 17 de setembro de 2022

Exercícios de Literatura sobre Clara dos Anjos, de Lima Barreto - com gabarito

Questão 01 - UFU 2015/2
―Mamãe, Mamãe! 
―Que é minha filha? 
―Nós não somos nada nesta vida. 
Todos os Santos -Rio de Janeiro-Dezembro de 1921-janeiro de 1922. 
BARRETO, Lima. Clara dos Anjos. Tecnoprint/Ediouro, s/d. p. 77. 
De acordo com o trecho acima, assinale a alternativa correta. 
a) O diálogo entre dona Engrácia e sua filha Clara simboliza de forma alegórica a desumanização da mulher negra e pobre, numa sociedade regida por D. Pedro I, mas manipulada por uma elite branca preconceituosa. 
b) Este pequeno diálogo pode ser considerado uma metáfora de uma classe social típica da Primeira República: indivíduos escravos, sem perspectiva de ascensão econômica, os quais lutavam pela assinatura da Lei Áurea. 
c) O diálogo entre Clara e sua mãe, Engrácia, que aparece ao final do romance Clara dos Anjos, publicado em plena Monarquia, simboliza a falta de perspectiva da mulher negra, analfabeta e pobre. 
d) Este pequeno diálogo, que fecha o final do romance Clara dos Anjos, pode ser considerado uma metáfora do sofrimento de uma classe social que, mesmo com a assinatura da Lei Áurea, continuava estigmatizada etnicamente.

Questão 02 - UFU 2014/2 - A muito custo, devido às insistências de Dona Margarida, consentira em ajudá-la nos bordados, trabalhados para fora, com o que ia ganhando algum dinheiro. Não que ela fosse vadia, ao contrário, mas tinha um tolo escrúpulo de ganhar dinheiro por suas próprias mãos. Parecia tolo a uma moça ou a uma mulher. 
BARRETO, Lima. Clara dos Anjos. São Paulo: Tecnoprint/Ediouro, s/d, p.72. 
Em relação às personagens D. Margarida e Clara, é correto afirmar que: 
a) Dona Margarida é caracterizada, no romance, como alguém indiferente aos sofrimentos de Clara dos Anjos, tornando-se, a cada dia, uma triste senhora, muito apática e distante dos compromissos e dos relacionamentos familiares. 
b) Dona Margarida, sogra de Clara dos Anjos, sempre se compadeceu da nora, menina simples e pobre, tratando, desde sempre, de ajudá-la financeiramente, ensinando-a ganhar seu próprio dinheiro com pequenos trabalhos de agulha. 
c) Dona Margarida, personagem secundária do enredo de Lima Barreto, tem enorme influência no desenvolvimento emocional e psíquico de Clara dos Anjos, incentivando-a, inclusive, a se casar com o aventureiro Cassi Jones. 
d) Dona Margarida pode ser considerada uma personagem oposta à protagonista Clara dos Anjos, uma vez que é uma mulher mais objetiva e pragmática frente à vida, menos sonhadora e mais realista diante dos relacionamentos humanos.

Questão 03 - UFPR 2021 - Acerca dos personagens de Clara dos Anjos, de Lima Barreto, considere as seguintes afirmativas: 
1. Clara dos Anjos é uma moça que tem dezessete anos no início da trama; viveu toda sua vida no subúrbio e foi criada de maneira rígida, sem ter permissão para sair de casa sozinha. 
2. Salustiana Baeta de Azevedo é uma mulher que se julga superior a todos os outros habitantes do subúrbio e que protege seu filho Cassi Jones mesmo contra a vontade do marido. 
3. Marramaque é um pequeno funcionário público, padrinho de Clara e amigo do pai dela; desde o início da trama, Marramaque demonstra repulsa por Cassi Jones, que arquiteta seu assassinato. 
4. Cassi Jones é um cantador de modinhas malandro típico do Rio de Janeiro do início do século XX, capaz de circular com desenvoltura tanto no subúrbio, onde vive, como no centro da cidade. 
Assinale a alternativa correta. 
a) Somente a afirmativa 3 é verdadeira. 
b) Somente as afirmativas 1 e 4 são verdadeiras. 
c) Somente as afirmativas 2 e 4 são verdadeiras. 
d) Somente as afirmativas 1, 2 e 3 são verdadeiras. 
e) As afirmativas 1, 2, 3 e 4 são verdadeiras.

Questão 04 - UFAM 2021 - Sobre Clara dos Anjos, de Lima Barreto, considere as seguintes afirmativas: 
I. O enredo conta a trajetória de Clara dos Anjos, uma moça negra e pobre, com grandes ambições na vida de contrair um matrimônio com um homem rico e bem-sucedido; Clara foi enganada por Cassi Jones de Azevedo, um jovem branco, sedutor e de classe baixa que fingia ser nobre. 
II. A história é narrada em terceira pessoa por um narrador personagem e por vezes intruso. 
III. As personagens, entre outras, são: Clara dos Anjos - jovem, ingênua, pobre, frágil, “mulata” e superprotegida pelos pais, filha única, tem seu destino destruído após se envolver com Cassi; Joaquim dos Anjos - pai de Clara; Engrácia - mãe de Clara; Cassi Jones de Azevedo: homem branco na faixa dos 30 anos, descrito como um “vagabundo psicopata” e conhecido como sedutor de mulheres, seu prazer é fazê-las se apaixonarem para depois abandoná-las; Antônio da Silva Marramaque - grande amigo de Joaquim e padrinho de Clara, confronta Cassi; Salustiana Baeta de Azevedo – mãe de Cassi, racista, preconceituosa, que inventou para o nome “Jones” do filho a história de que tinha a descendência de um lorde, é cúmplice do filho ao acobertar todos os seus crimes, achando-o perfeito demais para se casar com qualquer “mulata”. 
IV. O tempo e o espaço da narrativa estão centrados no subúrbio fluminense do início do século XX. O ambiente urbano ao redor era descrito contendo “casas, casinhas, casebres, barracões, choças”, ou seja, um espaço relativamente humilde. 
V. Aborda temas como o racismo, a pobreza, a fome, a miséria, a desigualdade social, as injustiças, o analfabetismo e o preconceito com características presentes em seus personagens. 
Assinale a alternativa CORRETA: 
a) Somente as afirmativas I, III e V são verdadeiras. 
b) Somente as afirmativas I, IV e V são verdadeiras. 
c) Somente as afirmativas II, III e IV são verdadeiras. 
d) Somente as afirmativas II, IV e V são verdadeiras. 
e) Somente as afirmativas III, IV e V são verdadeiras.

Questão 05 - FAG 2020/1 - Sobre o romance “Clara dos Anjos” de Lima Barreto é correto afirmar que: 
a) Clara dos Anjos tem como tema central o racismo e o lugar ocupado pela mulher na sociedade carioca no início do século XX. 
b) O personagem principal do romance é Joaquim dos Anjos, chefe da seita bíblica, homem tenaz cheio de eloquência bíblica faz seus adeptos ouvir a palavra. Quando os adeptos se acham preparados põem-se a propagá-la. 
c) Clara dos Anjos é uma obra representativa da escola literária denominada Realismo. 
d) Cassi Jones é um exemplar herói ao modelo romântico. 
e) Escrito e ambientado no Rio de Janeiro, o romance trata das profundas mudanças urbanas e sociais que a cidade vinha passando. Sem idealização alguma, o autor fala sobre essa realidade que ele testemunhava em seus aspectos mais baixos: a exploração humana, a desonestidade, o crime

Questão 06 - UFPR 2019 - Considere o seguinte trecho do romance Clara dos Anjos, de Lima Barreto: 
Por esse intrincado labirinto de ruas e bibocas é que vive uma grande parte da população da cidade, a cuja existência o governo fecha os olhos, embora lhe cobre atrozes impostos, empregados em obras inúteis e suntuárias noutros pontos do Rio de Janeiro. (Clara dos Anjos, p. 38.) 
Com base no trecho selecionado e na leitura integral do romance Clara dos Anjos, de Lima Barreto, assinale a alternativa correta. 
a) O narrador é imparcial ao descrever os cenários do subúrbio e de outros pontos da cidade, demonstrando neutralidade na constatação das diferenças entre as regiões. 
b) O subúrbio é descrito ora de modo realista, ora de modo idealizado, contribuindo para a construção de uma visão, por vezes, romantizada da pobreza. 
c) O narrador disseca com rigor quase sociológico os problemas políticos da época, citando fatos e personagens históricos reais que se misturam à narrativa. 
d) O romance apresenta o ambiente do subúrbio aliando a descrição pormenorizada do espaço físico à caracterização dos personagens que o habitam. 
e) Os vários bairros e personagens que estão nos arredores da linha férrea do trem urbano são descritos como um conjunto indiferenciado, como se cada bairro não tivesse sua característica própria.

Questão 07 - CAMPO REAL 2019 - Leia atentamente o seguinte trecho do romance de Lima Barreto: 
O que era preciso, tanto a ela como às suas iguais, era educar o caráter, revestir-se de vontade, como possuía essa varonil Dona Margarida, para se defender de Cassi e semelhantes, e bater-se contra todos os que se opusessem, por este ou aquele modo, contra a elevação dela, social e moralmente. Nada a fazia inferior às outras, senão o conceito geral e a covardia com que elas o admitiam... 
(Clara dos Anjos, p. 118) 

Levando em conta o trecho acima e a leitura integral do romance, assinale a alternativa correta. 
a) A reflexão final da personagem Clara dos Anjos reforça, mais uma vez, seu caráter frágil e inocente, apresentado pela personagem diante de Cassi Jones. 
b) O exemplo de Dona Margarida anima Clara a pensar que sua vida poderia ser diferente e que ela poderia se tornar protagonista de sua própria história. 
c) A mãe de Cassi Jones se opõe ao próprio filho, e seu apoio incondicional a Clara dos Anjos lhe traz ânimo e conforto. 
d) A representação da condição feminina de Clara dos Anjos por Lima Barreto não considera a diferença entre negras e brancas. 
e) Clara dos Anjos inicia, depois dessa reflexão, uma nova trajetória que Lima Barreto narra detalhadamente ao fim do livro.

Questão 08 - CEFET-MG 2022 - Alguns as desposavam [as índias]; outros, quase todos, abusavam da inocência delas, como ainda hoje das mestiças, reduzindo-as por igual a concubinas e escravas. 
BARRETO, Lima. Clara dos Anjos. São Paulo: Penguin Classics Companhia das Letras, 2012, p. 55 (epígrafe). 
A epígrafe do romance Clara dos Anjos, cuja autoria é do historiador João Ribeiro (1860-1934), antecipa o 
A) sofrimento amoroso vivido por Clara e Cassi, impedidos de viver um enlace matrimonial pelo preconceito racial da sociedade da época. 
B) dilema moral vivido pelas mulheres brasileiras no início do século XX, limitadas à escolha entre a satisfação de seus desejos e o matrimônio. 
C) enredo do romance de Lima Barreto, que evidencia a imagem de mulher emancipada na sociedade, a partir da protagonista Clara dos Anjos. 
D) fim trágico da protagonista Clara dos Anjos, apontando para um problema racial e histórico que remonta ao período da colonização brasileira.

Questão 09 - CEFET-MG 2022 - Na obra Clara dos Anjos, o projeto literário de Lima Barreto revela o desejo do autor de 
A) rejeitar a influência que a música de cunho popular exercia sobre o imaginário das meninas românticas. 
B) enaltecer o modo de vida das elites brancas que importavam para o Brasil o modelo das grandes capitais europeias. 
C) denunciar o abandono e a ausência de perspectivas da camada proletária, discriminada etnicamente, que se acumulava nos subúrbios. 
D) demonstrar a centralidade que a literatura – em particular a poesia – exercia sobre as camadas populares suburbanas no início do século XX.

Questão 10 - CEFET-MG 2022 - Há casas, casinhas, casebres, barracões, choças (cabanas), por toda a parte onde se possa fincar quatro estacas de pau e uni-las por paredes duvidosas. Todo o material para essas construções serve: são latas de fósforos distendidas, telhas velhas, folhas de zinco, e, para as nervuras das paredes de taipa, o bambu, que não é barato. Há verdadeiros aldeamentos dessas barracas, nas coroas dos morros, que as árvores e os bambuais escondem aos olhos dos transeuntes. Nelas, há quase sempre uma bica para todos os habitantes e nenhuma espécie de esgoto. Toda essa população, pobríssima, vive sob a ameaça constante da varíola e, quando ela dá para aquelas bandas, é um verdadeiro flagelo. 
BARRETO, Lima. Clara dos Anjos. São Paulo: Penguin Classics Companhia das Letras, 2012, p. 183 (cap. VII). 

O uso da gradação nesse fragmento contribui para evidenciar um olhar crítico sobre a 
A) contaminação da água. 
B) propagação de doenças. 
C) caracterização do subúrbio. 
D) movimentação da cidade.

GABARITO
01 - C
02 - D
03 - D
04 - E
05 - A
06 - D
07 - B
08 - D
09 - C
10 - C

Nenhum comentário: