UPE 2013 - Leia o texto a seguir:
O desenvolvimento da indústria cultural no Brasil ocorreu paralelamente ao desenvolvimento econômico e teve como marco a introdução do rádio, na década de 1920, da televisão, na década de 1950, e, recentemente, nos anos de 1990, da internet.
TOMAZI, Nelson Dacio. Sociologia para o Ensino Médio. São Paulo: Editora Saraiva, 2010, p. 190.
Acerca do assunto tratado no trecho acima, assinale a alternativa CORRETA.
a) A indústria cultural no Brasil é homogênea por causa da conscientização da população.
b) As novelas da televisão brasileira são instrumentos de alienação da indústria cultural, pois levam os espectadores a desejarem bens materiais fora de sua realidade social.
c) A população brasileira é influenciada pelo cinema, pois todos têm acesso a esse instrumento de produção cultural.
d) A televisão é o meio de comunicação com menor poder de alienação no Brasil.
e) A publicidade das empresas brasileiras funciona como um informativo sobre produtos oferecidos no mercado consumidor. O objetivo desse instrumento é criar um sujeito crítico e reflexivo que combata a alienação cultural.
RESPOSTA:
Letra B.
Nenhum comentário:
Postar um comentário