PESQUISAR ESTE BLOG

quarta-feira, 24 de agosto de 2022

Questão de Sociologia - Unioeste 2017 - O ensaio “Indústria Cultural: o esclarecimento como mistificação das massas”, de Theodor W. Adorno e Max Horkheimer

Unioeste 2017 - O ensaio “Indústria Cultural: o esclarecimento como mistificação das massas”, de Theodor W. Adorno e Max Horkheimer, publicado originalmente em 1947, é considerado um dos textos essenciais do século XX que explicam o fenômeno da cultura de massa e da indústria do entretenimento. É uma das várias contribuições para o pensamento contemporâneo do Instituto de Pesquisa Social fundado na década de 1920, em Frankfurt, na Alemanha. Um ponto decisivo para a compreensão do conceito de “Indústria Cultural” é a questão da autonomia do artista em relação ao mercado. Assim, sobre o conceito de “Indústria Cultural” é CORRETO afirmar. 
a) A arte não se confunde com mercadoria, e não necessita da mídia e nem de campanhas publicitárias para ser divulgada para o público. 
b) Não há uniformização artística, pois, toda cultura de massa se caracteriza por criações complexas e diversidade cultural. 
c) A cultura é independente em relação aos mecanismos de reprodução material da sociedade. 
d) A obra de arte se identifica com a lógica de reprodução cultural e econômica da sociedade. 
e) Um pressuposto básico é que a arte nunca se transforma em artigo de consumo.

RESPOSTA:
Letra D.

Nenhum comentário: