Questão 01 - UECE 2021 - Nos últimos anos, uma expressão conceitual passou a ser bastante difundida e discutida publicamente para tratar da discriminação racial: racismo estrutural. Sílvio Almeida, jurista e filósofo, em sua obra sobre esta conceituação, procura demonstrar como o racismo na sociedade brasileira, por exemplo, é naturalizado e/ou normalizado, e está incrustado nas relações sociais cotidianas.
ALMEIDA, Silvio. Racismo Estrutural. São Paulo: Sueli Carneiro/Pólen, 2019. A
firmar que “o racismo é estrutural” significa dizer que o racismo
A) é uma decorrência da própria estrutura social, que é constituída pelas relações políticas, econômicas e culturais.
B) está incorporado na Constituição brasileira, que submete os negros à inferioridade.
C) existe devido à estrutura fisiológica das raças, embora se saiba que as diferenças culturais são diversas das diferenças biológicas.
D) está na subjetividade das pessoas que, sem a devida orientação mental, discriminam negros de brancos.
Questão 02 - VUNESP 2021 - As manifestações recentes contra o racismo estrutural no Brasil e no mundo reatualizaram os princípios da declaração sobre a raça e os preconceitos raciais proclamada pela Conferência Geral da UNESCO, em 1978. Leia o trecho da Declaração a seguir. Artigo 1º
§1. Todos os seres humanos pertencem à mesma espécie e têm a mesma origem. Nascem iguais em dignidade e direitos e todos são parte integrante da humanidade.
§2. Todos os indivíduos e os grupos têm o direito de serem diferentes, de se considerarem diferentes e de serem vistos como tal. Contudo, a diversidade das formas de vida e o direito à diferença não podem, em quaisquer circunstâncias, servir de pretexto para os preconceitos raciais; não podem legitimar, de direito ou de fato, qualquer prática discriminatória, nem servir de fundamento para a política do apartheid, que constitui a mais extrema forma do racismo.
§3. A identidade de origem não afeta de modo algum o fato de os seres humanos poderem viver de forma diferente, nem prejudica a existência de diferenças baseadas na diversidade das culturas, do meio ambiente e da história, nem o direito de manter a identidade cultural.
Com relação ao texto, é correto afirmar que
A) a capacidade racional humana é condicionada pelos progressos sociais de cada povo.
B) a diversidade dos modos de viver autoriza formas políticas de tratamento social hierárquico.
C) a humanidade se diferencia culturalmente segundo as condições étnicas e genéticas de origem.
D) a diferença entre as realizações históricas dos povos se explica por seu grau de evolução cultural.
E) a inventividade cultural está ligada a conhecimentos e experiências próprios das diversas sociedades.
Questão 03 - Quadrix 2020 - Em uma universidade de renome, um professor reconhecido por sua empatia com os estudantes, respeitoso e tido como um excelente pesquisador em sua área, foi duramente criticado por dizer que negros não entram nos cursos mais concorridos da universidade por uma lacuna na formação básica e não reúnem conhecimento suficiente para obter notas excelentes no ENEM. Ele também se manifestou contra cotas, por considerá-las como antidemocráticas, já que não respeitam o critério do mérito. Ele ficou chocado com as críticas por se considerar uma pessoa aberta e não racista.
Com base nessa situação hipotética, é correto afirmar que o professor se enquadra no(na)
A) incoerência dos professores universitários.
B) racismo estrutural.
C) racismo institucional.
D) discriminação provocada pelo ódio racial.
E) equívoco dos movimentos negros na universidade.
Questão 04 - IBADE 2020 - Recentemente a questão racial ganhou grande visibilidade em função do assassinato de George Floyd, cidadão norte-americano estrangulado por um policial branco em maio de 2020. Pode-se dizer que o racismo é um dos elementos fundamentais para compreender e enfrentar a violência policial nos Estados Unidos e no Brasil. Sendo assim, assinale a expressão mais adequada para a análise desse fenômeno na realidade brasileira:
A) democracia racial.
B) ações afirmativas.
C) racismo estrutural.
D) transfobia
E) feminicídio
Questão 05 - UEMA 2022 - Segundo Silvio Almeida, em O que é Racismo estrutural?, existem três aspectos do racismo: o individual, o institucional e o estrutural. O racismo individual são atos efetivados pelos indivíduos que discriminam outras pessoas de raça diferente; o racismo institucional é a discriminação racial de instituições privadas e públicas dominadas por um tipo de raça, em ambiente institucional, no qual o poder de um grupo persevera; o racismo estrutural já é mais abrangente, caracterizando-se por uma sociedade que tem toda sua estrutura social, pessoas e instituições, de modo a privilegiar, apenas, uma classe. A relação adequada entre tipo de racismo e a situação de discriminação é a seguinte:
a) Racismo individual: a matança de negros, de jovens e de crianças, nas favelas brasileiras, a garantia de segurança de jovens de condomínios, pois esse tipo de racismo é praticado pela ação individual do policial.
b) Racismo estrutural: a morte de George Floyd, nos EUA, se compõe pela ação violenta dos policiais e a padronização dessa conduta ao ser normatizada para a comunidade preta.
c) Racismo institucional: a resistência aos programas de cotas dedicados a grupos de minorias, em instituições públicas, no Brasil, e o chefe que privilegia como seu melhor funcionário pela cor da pele.
d) Racismo individual: a proibição em condomínios à entrada de funcionários através do elevador social e somente a permissão de entrada desses, nas residências, pela escada.
e) Racismo estrutural: exclui as discriminações negativas (preconceito) das ações das pessoas nas instituições, pois visa ao combate do preconceito racial nas instituições pelas discriminações positivas (cotas).
Questão 06 - ENEM 2022 - Eu estava pagando o sapateiro e conversando com um preto que estava lendo um jornal. Ele estava revoltado com um guarda civil que espancou um preto e amarrou numa árvore. O guarda civil é branco. E há certos brancos que transforma o preto em bode expiatório. Quem sabe se guarda civil ignora que já foi extinta a escravidão e ainda estamos em regime de chibata?
JESUS, C. M. Quarto de despejo: diário de uma favelada. São Paulo: Ática, 2014.
O texto que guarda a grafia original da autora, expõe uma característica da sociedade brasileira, que é o(a):
a) Racismo estrutural.
b) Desemprego latente.
c) Concentração de renda.
d) Exclusão informacional.
e) Precariedade da educação.
GABARITO
01 - D
02 - E
03 - B
04 - C
05 - B
06 - A
Um comentário:
Excelente trabalho sobre o livro.
Postar um comentário