PESQUISAR ESTE BLOG

segunda-feira, 22 de agosto de 2022

Exercícios de Sociologia sobre o materialismo histórico-dialético - com gabarito

Questão 01 - NUCEPE 2015 - O materialismo histórico dialético é o método de análise da sociedade criado por Karl Marx, um dos clássicos da Sociologia. A respeito desse método, é possível afirmar que 
a) o materialismo explica que as condições materiais de existência não são fatores determinantes para o modo de ser e pensar de cada um. 
b) a sociedade e a política surgem da ação da natureza e não da ação concreta dos seres humanos no tempo. 
c) o materialismo explica que são as relações sociais de produção que determinam o modo de ser e pensar de cada indivíduo. É um modo histórico, já que a sociedade e a política surgem da ação concreta dos seres humanos no tempo. 
d) a História é um processo contínuo e linear, logo a realidade é estática e o movimento da história possui uma base material e econômica, mas não obedece a um movimento dialético. 
e) a base material ou econômica constitui a “superestrutura” da sociedade, que exerce influência direta na “infraestrutura” da sociedade, ou seja, nas instituições jurídicas, políticas e ideológicas.

Questão 02 - SEDUC-CE 2016 - O materialismo histórico dialético, proposto por Karl Marx e Engels, denuncia a exploração do proletariado pelos donos dos meios de produção, utilizando os conceitos de mais-valia absoluta e mais-valia relativa. Constitui uma das variáveis utilizadas para diferenciar esses dois conceitos: 
a) a comercialização. 
b) a qualificação. 
c) o conhecimento. 
d) o governo. 
e) o tempo.

Questão 03 - SEDUC-CE 2016 - O materialismo histórico e dialético, sistematizado por Karl Marx, constitui uma das vertentes mais profícuas no âmbito das teorias sociológicas. Suas três fontes constitutivas foram: 
a) dialética hegeliana, filosofia clássica alemã e racionalismo francês. 
b) empirismo inglês, dialética hegeliana e socialismo utópico francês. 
c) economia clássica inglesa, racionalismo cartesiano e socialismo utópico francês. 
d) socialismo utópico francês, empirismo inglês e materialismo de Feurbach. 
e) filosofia clássica alemã, economia clássica inglesa e socialismo utópico francês.

Questão 04 - UECE 2022.1 - É central, na teoria do materialismo histórico dialético de Karl Marx, a relação entre capital e trabalho. Nesta perspectiva teórica, a referida relação é fundada na contradição e na exploração do capital sobre o trabalho. E é nesta relação de exploração que se explica a dominação de uma classe – a que é detentora dos meios produtivos – sobre as outras, nas sociedades modeladas, pelo sistema econômico capitalista. 
Sobre a relação capital e trabalho, na teoria marxiana, é correto dizer que 
A) a contradição entre capital e trabalho ocorre porque há dissociação entre o produtor/trabalhador e a propriedade dos meios de produção. 
B) o movimento dialético e histórico faz com que o capital seja superado pelo trabalho e este estabeleça uma outra forma de exploração. 
C) a realidade histórica da exploração do trabalho trata sobre a separação entre ideia e matéria na superação do trabalhador pelo capitalista. 
D) o capital é a superação dialética da exploração sobre o trabalho, o qual é alienado nas relações sociais organizadas pelo Estado.

Questão 05 - INSTITUTO AOCP 2020 - Sobre o Materialismo Histórico Dialético e a práxis profissional, assinale a alternativa correta. 
(A) A interlocução entre marxismo e Serviço Social é datada desde os primórdios da profissão no Brasil, na década de 1930. 
(B) O método em Marx não é um conjunto de regras formais que se “aplicam” a um objeto que foi recortado para uma investigação determinada dos assistentes sociais. 
(C) A teoria social dá origem ao materialismo histórico dialético e se trata de uma metodologia de intervenção dos assistentes sociais, pois, para Marx, conhecimento é aplicação. 
(D) A análise da sociedade burguesa de Marx está contida em uma única obra, O capital, que é fundamental para a práxis profissional do assistente social. 
(E) Marx cunhou o termo questão social, objeto do Serviço Social, que tem sua lógica fundada na Lei geral de Acumulação Capitalista.

GABARITO
01 - C
02 - E
03 - E
04 - B
05 - B

Nenhum comentário: