PESQUISAR ESTE BLOG

segunda-feira, 22 de agosto de 2022

Exercícios de Sociologia sobre a teoria da luta de classes - com gabarito

Questão 01 - (Unimontes) - A questão das classes sociais ocupa um papel fundamental na teoria de Karl Marx. Para ele, existem condicionantes e determinantes na complexa relação entre indivíduo e sociedade e entre consciência e existência social. Considerando as reflexões de Karl Marx sobre esse tema, marque a alternativa INCORRETA. 
a) As classes sociais sustentam-se em equilíbrios dinâmicos e solidários, sendo a produção da solidariedade social o resultado necessário à vida em sociedade. 
b) A luta de classes desenvolve-se no modo de organizar o processo de trabalho e no modo de se apropriar do resultado do trabalho humano. 
c) A luta de classes está presente em todas as ações dos trabalhadores quando lutam para diminuir a exploração e a dominação. 
d) Em meio aos antagonismos e lutas sociais, o indivíduo pode repensar a realidade, reagir e até mesmo transformá-la, unindo-se a outros em movimentos sociais e políticos.

Questão 02 - (UEM – Inverno 2008) - Em termos sociológicos, assinale o que for correto sobre o conceito de classes sociais: 
a) Sua utilização visa explicar as formas pelas quais as desigualdades se estruturam e se reproduzem nas sociedades. 
b) De acordo com Karl Marx, as relações entre as classes sociais transformam-se ao longo da história conforme a dinâmica dos modos de produção. 
c) As classes sociais, para Marx, definem-se, sobretudo, pelas relações de cooperação que se desenvolvem entre os diversos grupos envolvidos no sistema produtivo. 
d) A formação de uma classe social, como os proletários, só se realiza na sua relação com a classe opositora, no caso do exemplo, a burguesia. 
e) A afirmação “a história da humanidade é a história das lutas de classes” expressa a ideia de que as transformações sociais estão profundamente associadas às contradições existentes entre as classes.

Questão 03 - Diante de sua visão materialista da história, Karl Marx descreve a luta de classes como: 
a) Consequência direta do fenômeno de individualização do sujeito moderno. 
b) Fenômeno fundamental para que uma democracia possa existir. 
c) Fenômeno social inevitável diante das desigualdades materiais que existem entre as classes. 
d) Parte essencial do processo de transição de monarquias no mundo feudal.

Questão 04 - Para entendermos a ideia de lutas de classes e todos os desdobramentos que Marx atribuiu a esse importante aspecto social, devemos primeiro entender o que são as classes sociais a que tanto ele se referiu. Nesse sentido, Karl Marx defendia a ideia de classes a partir da noção de que: 
a) as classes sociais são o conjunto de sujeitos unidos sob uma mesma ideologia política. 
b) as classes sociais são entendidas como os diferentes grupos que se formam em função de sua condição material e social. 
c) as classes sociais estão ligadas pelo conceito de solidariedade orgânica. 
d) as classes sociais existem apenas em espaços específicos e em sociedades altamente desenvolvidas.

GABARITO
01 - A
02 - E
03 - C
04 - B

Nenhum comentário: