PESQUISAR ESTE BLOG

terça-feira, 28 de agosto de 2018

Exercícios sobre a formação dos solos - com gabarito

Questão 01 - FGV - 2014 - Prefeitura de João Pessoa - PB - A partir do estudo dos solos em diversas regiões do mundo foram identificados cinco fatores principais da pedogênese: o clima, os organismos, o material de origem, o relevo e o tempo. Em geral, qualquer solo é produto da ação combinada desses cinco fatores, embora, em alguns casos, um dos fatores possa predominar. Sobre os fatores de formação do solo, assinale a afirmativa incorreta. 
(A) A temperatura e a umidade regulam o tipo e a intensidade de intemperismo das rochas, o crescimento dos organismos e a distinção entre os horizontes pedogenéticos. 
(B) Os microorganismos atuam na formação dos solos através da decomposição das rochas, auxiliando na produção de húmus que se acumula principalmente nos horizontes mais profundos. 
(C) O material de origem condiciona as características do solo, sobretudo na formação de solos jovens ou formados em climas frios e secos. 
(D) O relevo que condiciona uma rápida infiltração ou boa drenagem favorece o intemperismo químico, notadamente a oxidação e, portanto, a coloração avermelhada dos solos. 
(E) O tempo atua na diferenciação e no espessamento dos horizontes do solo.

Questão 02 - UECE - 2018.1 - Atente ao seguinte excerto: “Os solos são corpos naturais da superfície terrestre que ocupam áreas e expressam características (cor, textura, estrutura etc.) da ação combinada dos fatores associados aos mecanismos e processos de formação do solo”. 
Palmieri, F. e Larach, J. O I. Pedologia e Geomorfologia. Pág. 70. In. Geomorfologia e Meio Ambiente. Guerra, A. J. T. e Cunha, S. B. da. Rio de Janeiro. 1996. Bertrand Brasil. 
Considerando o excerto acima e os conceitos de formação do solo, é correto afirmar que solo pedológico é formado 
A) por uma camada de sedimentos silicosos de origem distrófica que recobre a superfície terrestre. 
B) por sedimentos alíticos distróficos com elevada acidez, fator que favorece a sua fertilidade natural. C) por material mineral pouco espesso, com boa presença se sódio geralmente derivado de rochas do cristalino. 
D) por um conjunto de fatores, dentre os quais encontra-se a ação integrada do clima e dos organismos sobre o material de origem.

Questão 03 - CESGRANRIO - 2010 - Prefeitura de Salvador - BA - A formação dos solos se dá por fatores como a ação do Sol, das chuvas e dos ventos, que constituem o fenômeno conhecido como intemperismo. Dessa forma, as rochas vão se fragmentando e alterando suas propriedades físicas e químicas. As partículas mais sujeitas aos efeitos do intemperismo são aquelas que compõem as camadas 
(A) de magma. 
(B) profundas. 
(C) superficiais. 
(D) intermediárias. 
(E) da rocha matriz.

Questão 04 - IESES - 2017 - IGP-SC - Quanto aos principais elementos que atuam na formação do solo, é correto afirmar que: 
a) Os principais elementos que interagem entre si na formação do solo são o tempo, clima, relevo, água e os seres vivos, inclusive o ser humano. 
b) Os principais elementos que interagem entre si na formação do solo são o tempo, clima, relevo, água e seres vivos. O ser humano, todavia, não tem nenhuma influência nesse processo. 
c) O tectonismo é o elemento mais importante para a formação dos solos, pois a movimentação das placas tectônicas gera a decomposição da rocha em grande escala. d) Apenas elementos da natureza (clima, relevo, água e seres vivos), pois as atividades humanas não exercem nenhuma influência na formação do solo.

Questão 05 - ESPP - 2012 - BANPARÁ  - Solos são corpos naturais, ocupam porções na superfície terrestre, suportam plantas e as edificações do homem e apresentam propriedades resultantes da atuação integrada do _____________ e dos(as) ______________, atuando sobre o material de origem, condicionado pelo(s) _______, durante um período de ____________. 
a) clima / organismos / relevo / tempo. 
b) clima / organismos / tempo / chuvas. 
c) tempo / organismos / clima / seca. 
d) tempo / organismos / relevo / chuvas. 
e) clima / chuvas / organismos / tempo.

Questão 06 - ESPP - 2012 - BANPARÁ - A teoria dos fatores de formação do solo tem por idéias principais as relacionadas abaixo, exceto: 
a) O solo não é apenas o produto de alteração das rochas, tampouco um amontoado de partículas orgânicas e inorgânicas. 
b) O solo possui zonas de acumulação e de perdas, chamado horizontes, que não existem no material de origem. 
c) O solo possui um perfil. 
d) O solo não tem relação com o clima e com o relevo. 
e) O solo possui um aumento de anisotropia comparado com o material de origem.

Questão 07 - ESPP - 2012 - BANPARÁ - Na formação dos solos o ____________________ fornece o material mineral. 
a) Clima. 
b) Relevo. 
c) Material de origem. 
d) Tempo. 
e) Homem.

Questão 08 - IESES - 2017 - IGP-SC - No tocante à formação dos solos, assinale a alternativa correta: 
a) O solo é formado a partir de processos internos do planeta Terra, como o vulcanismo e o movimento das placas tectônicas. 
b) Os solos se formam com mais facilidade em áreas com pouca ação dos ventos, da chuva, das variações climáticas e interferência dos seres vivos. 
c) O solo se forma a partir dos processos de intemperismo, que aceleram a decomposição das rochas de origem. 
d) Os solos do planeta Terra formaram-se há milhares de anos a partir do acúmulo de sedimentos que caíram no planeta Terra oriundos dos meteoros.

Questão 09 - UFT 2014.1 - “A formação dos solos é resultado da interação de muitos processos, tanto geomorfológicos como pedológicos. Esses processos retratam uma variabilidade temporal e espacial significativa, sendo dessa forma importante abordar os solos como um sistema dinâmico”.
Fonte: VITEE, A. C.; GUERRA, A. J.T. (ORGS) Reflexões sobre a geografia física no Brasil. 
2ª Ed. Rio de Janeiro: Bertrand Brasil, 2007. 
Geralmente os solos estão dispostos em camadas mais ou menos horizontais denominadas de horizontes do solo e são identificadas pelas letras O, A, B, C e R, com suas respectivas características. 
Todas as características abaixo estão relacionadas aos horizontes aos quais pertencem, com exceção do:
(A) horizonte O - corresponde ao acúmulo de material orgânico decomposto e incorporado aos horizontes inferiores
(B) horizonte A - apresenta grande atividade biológica e muitas raízes dos vegetais
(C) horizonte B - apresenta acúmulo de compostos de ferro, argila e quartzo
(D) horizonte C - camada superficial escura, normalmente o horizonte mais fértil do perfil
(E) horizonte R - camada mineral constituído da rocha matriz com algumas fendas

GABARITO
01 - B
02 - D
03 - C
04 - A
05 - A
06 - D
07 - C
08 - C
09 - D

Nenhum comentário: