PESQUISAR ESTE BLOG

sábado, 21 de maio de 2022

Questão de Filosofia - Excomunhamos, apartamos, amaldiçoamos e praguejamos a Baruch de Spinoza

"Excomunhamos, apartamos, amaldiçoamos e praguejamos a Baruch de Spinoza, como o herém que excomunhou Josué a Jericó, com a maldição que maldisse Elias aos moços, e com todas as maldições que estão escritas na Lei. Maldito seja de dia e maldito seja de noite, maldito seja em seu deitar e maldito seja em seu levantar, maldito ele em seu sair e maldito ele em seu entrar(...) Advertindo que ninguém lhe pode falar pela boca nem por escrito nem conceder-lhe nenhum favor, nem debaixo do mesmo teto estar com ele, nem a uma distância de menos de quatro côvados, nem ler Papel algum feito ou escrito por ele."
Trechos da carta de excomunhão (cherém) de Baruch de Spinoza, aos 23 anos, remetido pela Sinagoga de Amsterdã em 1656

Qual a formulação proposta por Spinoza que levou a sua excomunhão?

a) "Deus está morto". Com o avanço da ciência, a figura divina passaria a ser irrelevante para a vida humana, descontentando o poder religioso.
b) "Deus sive natura" ("Deus ou a natureza"). A construção da ideia de um Deus impessoal, identificado com a natureza. Contrariando a tradição de um Deus persona com os seres humanos criados à Sua semelhança.
c) "Se Deus não existisse, tudo seria permitido". Associação entre a figura divina e o desenvolvimento moral que retira dos seres humanos a responsabilidade por seus atos.
d) "Se Deus não existisse, seria preciso inventá-lo". Fundamentação de princípios orientadores na figura de Deus.

RESPOSTA:
Letra B.

Para Spinoza, a concepção de Deus presente na tradição feriria a ideia de perfeição divina. Um Deus persona (como uma pessoa) limitaria a forma pela qual Deus existe e o obrigaria a criar seres externos a Ele, ferindo Sua onipotência. Assim, para o filósofo, Deus só seria perfeito se suas criações fizessem parte de sua própria essência, como a natureza, que ao produzir árvores, flores e animais está produzindo mais natureza. A frase "Deus sive natura", que significa "Deus ou a natureza" ou "Deus enquanto natureza", desagradou às autoridades religiosas da época, que o classificaram como herege, uma ameaça para a fé.

Nenhum comentário: