PESQUISAR ESTE BLOG

terça-feira, 10 de novembro de 2020

Questão PET - Considerando o contexto mundial na década de 1960 e a corrida espacial, podemos considerar:

03 – Considerando o contexto mundial na década de 1960 e a corrida espacial, podemos considerar: 

I) A conquista da Lua e os consequentes avanços tecnológicos frutos dessa realização só podem ser compreendidos no contexto da Guerra Fria, período em que duas superpotências (EUA e URSS) lutavam pela hegemonia política e militar do mundo. 

II) Na verdade, a URSS não representou uma ameaça à hegemonia norte-americana durante a corrida espacial, uma vez que, nesse período, os soviéticos desenvolveram, em parceria com os EUA, as estações espaciais para pesquisa científica na órbita da Terra. 

III) Decididos a superar os soviéticos, os EUA criaram a NASA - Agência Espacial Norte-Americana – e cumpriram o desafio proposto pelo então presidente John F. Kennedy, de levar um astronauta até a Lua e trazê-lo de volta, em segurança. 

IV) Com o fim da Guerra Fria, os EUA e a URSS perderam interesse pela corrida espacial e passaram a priorizar a luta contra o terrorismo, principalmente após a invasão do Iraque e do Afeganistão e os ataques terroristas de 11 de setembro de 2001. V) A corrida espacial teve início com o lançamento do Sputnik - primeiro satélite artificial da Terra – pela URSS que, anos depois, mandou para o espaço o cosmonauta Yuri Gagárin, pioneiro das missões tripuladas.
a) I e II estão corretas. 
b) II e IV estão corretas. 
c) II, III e V estão corretas. 
d) I, III e V estão corretas.

RESPOSTA: Letra C.

Nenhum comentário: