PESQUISAR ESTE BLOG

segunda-feira, 30 de novembro de 2020

PET - Leia atentamente o texto de Doralice Maia e responda as atividades 1 e 2.

Leia atentamente o texto de Doralice Maia e responda as atividades 1 e 2. 

No Brasil, a expansão das cidades é marcada pelos grandes loteamentos oficiais, destinados às camadas da população de maiores rendimentos, pelos denominados loteamentos irregulares ou clandestinos e ainda pelo surgimento de áreas precárias de habitação de forma irregular denominadas de favelas. Tal processo foi denominado por Milton Santos de urbanização espraiada. 
(Doralice Sátyro Maia. A periferização e a fragmentação da cidade: loteamentos fechados, conjuntos habitacionais populares e loteamentos irregulares na cidade de Campina Grande-PB, Brasil.) 

01 - A realidade de separação/diferenciação destacada no espaço urbano brasileiro se assemelha à observada em países da América Latina. Apresente argumentos que justifiquem tal fato.
RESPOSTA: Crescimento urbano tardio e acelerado, resultante do êxodo rural e da industrialização nos centros urbanos, gerou a desigualdade socioespacial do espaço urbano nos países da América Latina. 

02 - Quais as características da chamada “urbanização espraiada” sugerida por Milton Santos?
RESPOSTA: Caracteriza-se pelos grandes contrastes socioespaciais. É formada por ocupações irregulares e desordenadas, em áreas de riscos e com falta de infraestrutura, ou por conjuntos habitacionais para a população de baixa renda e por loteamentos e condomínios fechados para a população de alto poder aquisitivo.


Nenhum comentário: