PESQUISAR ESTE BLOG

sábado, 28 de novembro de 2020

Questão PET - No território brasileiro, uma modalidade de migração muito comum é o êxodo rural

02 - No território brasileiro, uma modalidade de migração muito comum é o êxodo rural. Caracterize esse processo e aponte as suas consequências.

RESPOSTA: O êxodo rural se caracteriza pela migração da população rural com destino às cidades. Esse processo se intensificou no Brasil durante a década de 1950. O êxodo rural ocorre, principalmente, em razão do processo de mecanização das atividades rurais, que substitui a mão de obra nas atividades agrícolas. Além de reduzir a captação de trabalhadores, a modernização na agricultura expulsou os pequenos e médios produtores que não conseguiram atingir produtividade satisfatória, beneficiando os grandes latifundiários. 

Outro fator de fundamental importância para o desencadeamento de fluxos migratórios com destino às cidades (êxodo rural) é o poder de atração que as cidades industrializadas exercem na população rural, que emigram para os grandes centros urbanos em busca de emprego e melhor qualidade de vida. 

Entre as consequências do êxodo rural estão: - Inchaço das cidades; - Ocupação de espaços inadequados para a moradia (favela, cortiço); - Aumento do desemprego nas cidades; - Problemas socioeconômicos; - Desigualdade social.

Nenhum comentário: