PESQUISAR ESTE BLOG

domingo, 17 de fevereiro de 2019

Exercícios sobre Ilhas de Calor - com gabarito

Questão 01 - CEFET-MG - 2006-1 - A ilha de calor, fenômeno climático típico das grandes aglomerações urbanas, resulta da elevação das temperaturas médias nas áreas urbanizadas das grandes cidades, em comparação com as zonas rurais. NÃO contribui para esse aumento de temperatura a
a) poluição atmosférica.
b) concentração de edifícios.
c) impermeabilização dos solos.
d) construção de áreas de lazer arborizadas.

Questão 02 -  UECE - 2018.1 - Atente ao seguinte excerto: “Mas na maioria das cidades ao redor do mundo, os efeitos das ilhas de calor no verão são vistos como um problema. Ilhas de calor contribuem para o desconforto das pessoas, para problemas de saúde, contas de energia mais elevadas e maior poluição”. 
Gartland, L. Ilhas de calor, como mitigar zonas de calor em áreas urbanas. São Paulo. Oficina de textos. 2010. p.10. 
Considerando o excerto acima, é correto afirmar que as ilhas de calor são fenômenos urbanos que têm dentre suas características 
A) aumento do saldo de radiação e convecção reduzida. 
B) aumento da evaporação e diminuição do saldo de radiação. 
C) temperatura do ar mais elevada e redução de áreas impermeáveis. 
D) evaporação reduzida e alta refletância solar dos materiais urbanos.

Questão 03 - FUVEST 2018/19 - Transferência – 1ª Fase - Nas cidades brasileiras, a regra é a invasão do asfalto e do concreto em detrimento da natureza, alerta a geógrafa Magda Lombardo, da Universidade Estadual Paulista (Unesp). Revista Pesquisa FAPESP, (18) 262, dezembro de 2017. Um dos impactos deste fenômeno está corretamente descrito em:
A) formação de ilhas de calor nos grandes centros urbanos, podendo chegar-se à diferença de 10 o C a 15 o C nas áreas centrais em relação ao entorno.
B) formação de corredores de vento, que deslocam o ar frio das áreas periféricas para as áreas centrais das cidades, podendo ocasionar desastres naturais.
C) aumento das chuvas de granizo nas regiões periféricas em função do deslocamento das massas quentes no sentido centro-periferia.
D) redução das taxas de leptospirose nas regiões periféricas da cidade.
E) diminuição do tempo de escoamento superficial da água, após os eventos de chuva.

Questão 04 - UERR - 2016.1 - As áreas centrais urbanas das grandes metrópoles apresentam uma intensa urbanização, aliada a pavimentação, concretos, excesso de automóveis e poucas áreas verdes. Essa situação proporciona o aumento da temperatura nas áreas centrais e, sucessivamente, menores temperaturas em direção as áreas periféricas.
Esse fenômeno é denominado: 
A) Efeito estufa. 
B) Ilhas de calor. 
C) Inversão térmica. 
D) Buraco na camada de ozônio.
E) Frente fria.

Questão 05 - UERJ 2000 - 1ª Fase - Geografia -

As linhas isotérmicas, como no desenho acima, podem ilustrar um fenômeno climático típico de grandes cidades, caracterizado pela elevação da temperatura nas áreas centrais da mancha urbana devido à irradiação de calor para a atmosfera. Esse fenômeno climático, associado ao aumento dos índices de poluição, é denominado de:
A) chuva ácida
B) ilha de calor
C) inversão térmica
D) aquecimento global

Questão 06 - Mackenzie 2012/2 - Analise a figura abaixo para responder a questão.
Está correto afirmar que o fenômeno representado corresponde
a) ao efeito Estufa, que tem alcance global e que afeta todas as cidades no mundo, independentemente das dimensões e dos topos de suas construções.
b) à chuva ácida, que decorre da combinação entre o vapor d’água e o enxofre, nos centros urbanos. Esse fenômeno é agravado pela queima de derivados de petróleo e carvão mineral.
c) às enchentes, pois as alterações ambientais provocadas pelo homem interferem no clima. Na ilustração, podemos constatar, claramente, a movimentação do ar que provoca chuvas de tipo frontal.
d) à ilha de Calor, caracterizada pelo aumento das temperaturas nas áreas centrais das cidades médias e grandes. A verticalização das construções e a cobertura de grandes espaços com asfalto e concreto estão entre as suas causas. 
e) ao Cânion de Frio, que nada mais é do que o resfriamento de determinadas áreas dos grandes centros urbanos em relação a outras. A construção de grandes edifícios, com materiais espelhados, segundo os padrões de países de clima mais frio, como os EUA, é a opção mais correta para cidades de ambientes tropicais, como São Paulo e Rio de Janeiro.

Questão 07 - UFU 1999-2 - Geografia - O fenômeno da Ilha de Calor é constatado nas cidades pela presença de temperaturas mais elevadas nas áreas centrais do que nas periferias e zonas rurais circundantes. É INCORRETO afirmar que a causa da Ilha de Calor deriva
A) do uso de grandes quantidades de energia, principalmente, pela queima de combustíveis fósseis.
B) da aceleração dos ventos sobre as cidades, causando maior fricção com as estruturas urbanas.
C) da elevada capacidade de absorção e condutividade térmica que possuem as superfícies urbanas.
D) da ausência de expressivas áreas com superfícies evaporantes, tal como lagoas, rios e áreas vegetadas.

Questão 08 - UFU 2001-2 - Geografia - Para responder à questão, observe a figura abaixo. O fenômeno das ilhas de calor, que acontece principalmente nas grandes cidades como São Paulo e Cidade do México, decorre de uma conjugação de fatores descritos a seguir, EXCETO:


A) Permeabilidade excessiva do calçamento dos logradouros públicos e das edificações dos lotes, principalmente nas áreas centrais.
B) Elevada capacidade de absorção de calor das superfícies urbanas, como o asfalto, as paredes de tijolo ou concreto, as telhas de barro e de amianto.
C) Escassez de áreas revestidas de vegetação, prejudicando o que se chama de albedo, ou seja, o poder refletor de determinada superfície.
D) Interferência na circulação dos ventos em função da grande concentração de edifícios, que acabam tornando-se gigantescas barreiras de concreto.

Questão 09 - MACKENZIE 2003 - 2º dia - As ilhas de calor fazem parte do conjunto de fenômenos decorrentes da ação antrópica sobre o meio ambiente e decorre de uma conjugação de fatores citados a seguir, EXCETO:
a) a poluição atmosférica que retém a radiação do calor, o que causa o aquecimento da atmosfera.
b) a concentração de edifícios que interferem na circulação dos ventos.
c) a impermeabilização do solo pelo calçamento e asfaltamento, que provocam o rápido escoamento das águas, reduzindo o processo de evaporação.
d) o desmatamento que facilita o fenômeno denominado albedo, que diminui a absorção do calor recebido.
e) a utilização de energia pelos veículos de combustão interna, o que contribui para o aquecimento da atmosfera.

Questão 10 - ENEM 2014 - 3ª Aplicação - Todos que moram em grandes cidades convivem diariamente com a poluição do ar e sofrem os efeitos desse grande mal. Olhos irritados e lacrimejantes; o incômodo causado por odores desagradáveis e, às vezes, repugnantes; as tentativas de manter a casa limpa daquele pó negro e oleoso, provocado pela fuligem das chaminés das indústrias. Tudo isso são problemas considerados normais na vida dos habitantes dos grandes centros urbanos.
BRANCO, S. M.; MURGEL, E. Poluição do ar. São Paulo: Moderna, 1995. 
Destaca-se dentre os problemas ambientais que caracterizam o aumento da temperatura nas áreas urbanas o(a)
A) ilha de calor.
B) inversão térmica.
C) efeito estufa.
D) rarefação da camada de ozônio.
E) chuva ácida.

Questão 11 - VUNESP 2015 - Na cidade de São Paulo, diversos estudos vêm demonstrando a ocorrência das “ilhas de calor”, fenômeno que é diretamente relacionado 
A) a inúmeras variáveis, como a maior proximidade das baixadas fluviais, inexistência de vegetação arbórea e fraca circulação de ventos. 
B) às altas temperaturas e ao forte processo de evaporação encontrado nas áreas próximas de represas e mananciais que perderam a cobertura vegetal. 
C) aos padrões de uso e ocupação do solo, tais como a grande concentração de edifícios, a pavimentação das vias e a rarefação de árvores. 
D) à rápida expansão da mancha urbana, sobretudo nas áreas mais periféricas, onde há fortes adensamentos e menor intervenção do setor público. 
E) ao avanço de massas de ar úmido, vindas do oceano, as quais, ao atingirem a capital, provocam elevação de temperatura e nebulosidade.

Questão 12 - Gestão Concurso - 2018 - EMATER-MG - A Ilha de Calor Urbana (ICU) é um fenômeno caracterizado pelo contraste térmico entre grandes centros e regiões periféricas. Avalie o que se afirma com relação a esse fenômeno. 
I. Uma das causas desse fenômeno é a redução do fator de visada do céu pelos cânions urbanos, o que provoca alteração do albedo, devido ao sombreamento de uma edificação sobre as outras. 
II. É um fenômeno provocado pela mudança da paisagem local, transformada e afetada pelos centros industriais, caraterizado pelo aquecimento do macroclima de grandes centros urbanos, estando diretamente relacionado com a termorregulação do corpo humano. 
III. Nas cidades de baixa latitude, as ilhas de calor urbanas ocorrem durante o dia, devido à alta intensidade da radiação solar incidente, que eleva a temperatura e reduz a umidade relativa do ar. Já nas cidades de latitudes médias e altas, a ICU tem ocorrência noturna, o que é mais favorável para o conforto térmico. 
Está correto apenas o que se afirma em 
a) l. 
b) II. 
c) I e III. 
d) II e III.

Questão 13 - Souza Marques 2013 -

O fenômeno climático representado acima é denominado
A) frente fria.
B) ilha de calor.
C) chuva ácida.
D) chuva frontal.
E) tormenta tropical.

Questão 14 - URCA/2022.1 - A cidade pode ser compreendida como a materialização das atividades humanas, e quando esta passa a repercutir a ponto de influenciar a atmosfera local, produz um novo balanço de energia que traz modificações térmicas no ambiente urbano [...] As temperaturas de superfície mais elevadas foram encontradas, sobretudo no perímetro urbano, onde detém alta concentração de material construído e as de menor valor foram encontradas nos recortes relacionados às superfícies mais naturais, como as franjas urbanas, as áreas de distribuição das drenagens que cortam o município, as áreas com maior densidade de vegetação e as áreas mais elevadas do relevo, como a colina do Horto". 
(ESTEVÃO, G.S. 2016. Disponível em http://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/23943. Acesso em 12/02/22). 

O trecho do texto faz referência a um fenômeno climático urbano estudado para a cidade de Juazeiro do Norte, mas que é facilmente observável em outras cidades brasileiras, especialmente nas médias e metrópoles: 
A) Inversão térmica 
B) El Niño 
C) Ilhas de calor 
D) Chuva ácida 
E) Efeito estufa

Questão 15 - UFPR 2021 - No clima dos grandes centros urbanos, os enormes edifícios, as vastas áreas impermeabilizadas, o asfaltamento de ruas e avenidas e a redução das áreas verdes ocasionam a elevação das médias térmicas de tal modo que a área central é mais quente que as áreas mais afastadas, como as periferias urbanas e as áreas rurais vizinhas. A denominação atribuída a esse fenômeno é: 
a) inversão térmica. 
b) efeito estufa. 
c) domo de calor. 
d) smog. 
e) ilha de calor.

Questão 16 - IFRR 2019/1 - As áreas urbanas são mais quentes e secas que as áreas com cobertura vegetal. E o calor é evidentemente o principal ingrediente do fenômeno ilha de calor, em cidades grandes e médias, como apontam pesquisas; sobre a temperatura média de São Paulo, que se tornou 2°C mais quente nesses últimos anos. Nas regiões tropicais, a ilha de calor torna-se um problema evidente de conforto térmico e também econômico, pois provoca a necessidade de refrigerar os ambientes, aumentando o consumo de energia. E para mitigar os efeitos deste fenômeno atmosférico, os cientistas são unânimes, quando afirmam que: 
a) É necessário modificar o albedo das superfícies urbanas, ampliando as áreas permeáveis com vegetação, bem como a utilização de materiais de acordo com suas propriedades de emissividade e reflectância. 
b) Diminuindo as superfícies hídricas, consequentemente reduzirá a filtragem da poluição do ar e contribuirá para o aumento do aquecimento e do processo de reflectância 
c) O investimento nas atividades industriais e em demais setores econômicos, diminuirão o processo de combustão, principalmente nas grandes metrópoles, onde a cobertura vegetal é maior. 
d) É preciso optar por solos impermeáveis, pois a elevada temperatura atmosférica é decorrente da presença de corpos hídricos; fato este, que tem facilitado o aumento de vapor na atmosfera. 
e) Investir na verticalização das áreas urbanas, para facilitar a infiltração da água da chuva, como forma de resfriamento atmosférico.

Questão 17 - ENEM 2011 - O fenômeno de ilha de calor é o exemplo mais marcante da modificação das condições iniciais do clima pelo processo de urbanização, caracterizado pela modificação do solo e pelo calor antropogênico, o qual inclui todas as atividades humanas inerentes à sua vida na cidade. BARBOSA. R. V. R. Áreas verdes e qualidade térmica em ambientes urbanos. estudo em microclimas em Maceió. São Paulo. EdUSP. 2005. 

O texto exemplifica uma importante alteração socioambiental, comum aos centros urbanos. A maximização desse fenômeno ocorre 
a) pela reconstrução dos leitos originais dos cursos d’água antes canalizados. 
b) pela recomposição de áreas verdes nas áreas centrais dos centros urbanos. 
c) pelo uso de materiais com alta capacidade de reflexão no topo dos edifícios. 
d) pelo processo de impermeabilização do solo nas áreas centrais das cidades. 
e) pela construção de vias expressas e gerenciamento de tráfego terrestre.

Questão 18 - UFRGS 2017 - Sobre as causas e consequências da chamada “ilha de calor”, fenômeno típico das grandes cidades que colabora para o aumento dos índices de poluição urbana, afirma-se: 
I. Ocorre uma elevação das temperaturas médias nas zonas periféricas da mancha urbana em relação às zonas centrais. 
II. A substituição da vegetação – original ou plantada – por grande quantidade de prédios, ruas, avenidas e uma série de outras construções provoca significativo aumento da irradiação de calor para a atmosfera. 
III. Nas zonas densamente urbanizadas, é grande a concentração de gases e materiais particulados, que têm a capacidade de amenizar a retenção de calor. 
IV. A elevação da temperatura nas áreas centrais facilita a ascensão do ar quando não há inversão térmica, formando uma zona de baixa pressão para onde os ventos são direcionados, pelo menos durante o dia, elevando a concentração de poluentes. 

Estão corretas apenas as afirmativas 
a) I e II. 
b) I e III. 
c) II e III. 
d) II e IV. 
e) I, III e IV.

Questão 19 - UNEMAT 2016/2 - As atividades humanas têm provocado alterações na temperatura de diferentes partes do Globo Terrestre. Especificamente no ambiente urbano, estas alterações mostram-se mais profundas através da emissão de diversos gases poluentes pelas fábricas e frota de automóveis, da retirada da vegetação, do concretamento e impermeabilização do solo, da diminuição de áreas verdes, além de mudanças na circulação atmosférica local em virtude das edificações altamente verticalizadas. Neste sentido, a temperatura do ambiente urbano passa a ser maior que das áreas próximas circundantes. Ao fenômeno provocado pela elevação da temperatura urbana em decorrência das atividades antrópicas típicas desse ambiente, dá-se o nome de: 
a) Aquecimento Global. 
b) Ilha de Calor. 
c) Inversão Térmica. 
d) Ilha de Alta Pressão. 
e) Chuva Ácida.

Questão 20 - UFV 2000 - Observa-se atualmente que as temperaturas atmosféricas nas metrópoles tendem a aumentar da periferia urbana para as regiões centrais das cidades, configurando as chamadas "ilhas de calor". Assinale o fator que tem contribuído para o fenômeno: 
a) Desenvolvimento da zona de influência da metrópole. 
b) Construção de áreas de lazer arborizadas. 
c) Crescimento do cinturão verde no entorno das metrópoles. 
d) Aumento de loteamentos periféricos. 
e) Concentração de indústrias na região metropolitana.

GABARITO
01 - D
02 - A
03 - A
04 - B
05 - B
06 - D
07 - B
08 - A
09 - D
10 - A
11 - C
12 - C
13 - B
14  - C
15 - E
16 - A
17 - D
18 - D
19 - B
20 - E

Nenhum comentário: