PESQUISAR ESTE BLOG

domingo, 17 de fevereiro de 2019

Exercícios de Geografia sobre a cidade de São Paulo - com gabarito

Questão 01 - CESGRANRIO - 2016 - IBGE - Um período bem conhecido da história colonial corresponde às Bandeiras, expedições lançadas através do continente, com a bênção distante da Coroa, que contribuíram fortemente para estender o domínio português. Seu foco principal foi um povoado nascido ao redor de um colégio fundado pelos jesuítas, surgindo, a partir disso, uma aldeia. 
THÉRY, H.; MELLO, N. Atlas do Brasil. São Paulo: EDUSP, 2008. p. 34. Adaptado. 
O foco geográfico inicial dos bandeirantes levou à fundação da seguinte cidade: 
(A) Rio de Janeiro 
(B) Recife 
(C) São Paulo 
(D) Vitória 
(E) Salvador

Questão 02 - VUNESP - 2015 - Prefeitura de São Paulo - SP - A questão habitacional na cidade de São Paulo apresenta uma historicidade em suas formas. Leia o texto a seguir e preencha corretamente as lacunas que explicam essas transformações. O agravamento dos problemas que afetam a qualidade de vida da população em São Paulo não atinge a cidade em geral. Sobretudo no período compreendido entre as décadas de 1940 e 1970, surgem e se expandem os _________I_________ que, juntamente com os tradicionais _________II_________ e _________III_________ , alojam a população trabalhadora de menor poder aquisitivo. 
(A) l – edifícios … II – cortiços … III – bairros periféricos 
(B) I – bairros periféricos … II – cortiços … III – favelas 
(C) I – bairros planejados … II – bairros operários … III – cortiços 
(D) I – conjuntos habitacionais … II – edifícios … III – vilas operárias 
(E) I – condomínios fechados … II – vilas operárias … III – bairros planejados

Questão 03 - VUNESP - 2013 - Prefeitura de São Paulo - SP - A questão está relacionada ao mapa apresentado a seguir.
O fenômeno das ilhas de calor na capital de São Paulo está relacionado 
(A) às proximidades das várzeas dos rios, onde há maior evaporação e umidade. 
(B) às áreas de relevo mais acidentado, a exemplo do que ocorre nos bairros de Perdizes e Pompeia. 
(C) à melhor qualidade do ar atmosférico, ou seja, onde há menos poluição, e as temperaturas são mais altas. 
(D) às áreas onde há maior adensamento de construções, asfalto e poucas áreas verdes. 
(E) aos locais com maior concentração industrial, como ocorre nos bairros da Mooca e do Jardim Ângela.

Questão 04 - VUNESP - 2015 - Prefeitura de São Paulo - SP - Um determinado fato tem se observado na região central da cidade de São Paulo e pode ser entendido como sendo um processo de mudança imobiliária nos perfis residenciais e padrões culturais. Para muitos cientistas sociais, é um processo de redesenvolvimento urbano que leva à elitização social e à expulsão de grupos vulneráveis. Trata-se do processo de 
(A) conurbação. 
(B) categorização. 
(C) transição urbana. 
(D) higienização. 
(E) gentrificação.

Questão 05 - VUNESP - 2014 - SP-URBANISMO - A cidade de São Paulo, por suas condições climáticas e de relevo, está sujeita aos desastres associados aos movimentos de massa nas vertentes. Com relação a esses movimentos, é correto afirmar. 
(A) Os critérios utilizados na classificação são padronizados universalmente, o que facilita a utilização da terminologia por diversos estudiosos de diferentes regiões e países. 
(B) As corridas são movimentos rápidos nos quais os materiais associados comportam-se como uma massa de solo contínua e homogênea. 
(C) Os segmentos convexos das vertentes são os mais afetados pelos movimentos de massa devido a convergência de água para estas porções. 
(D) Depósitos de lixo em encostas atuam como material protetor ao solo, impedindo a infiltração e concentração de água e consequente geração de movimentos de massa. 
(E) Os escorregamentos remetem aos movimentos rápidos de curta duração, com plano de ruptura bem definido, permitindo a distinção entre o material deslizado e aquele não movimentado.

Questão 06 - USP 2011 - A metrópole se transforma num ritmo intenso. A mudança mais evidente refere-se ao deslocamento de indústrias da cidade de São Paulo [para outras cidades paulistas ou outros estados], uma tendência que presenciamos no processo produtivo – como condição de competitividade – que obriga as empresas a se modernizarem. 
A. F. A. Carlos, São Paulo: do capital industrial ao capital financeiro, 2004. Adaptado. 
Com base no texto acima e em seus conhecimentos, considere as afirmações: 
I. Um dos fatores que explica o deslocamento de indústrias da capital paulista é o seu trânsito congestionado, que aumenta o tempo e os custos da circulação de mercadorias. 
II.O deslocamento de indústrias da capital paulista tem acarretado transformações no mercado de trabalho, como a diminuição relativa do emprego industrial na cidade. 
III. O deslocamento de indústrias da cidade de São Paulo decorre, entre outros fatores, do alto grau de organização e da forte atuação dos sindicatos de trabalhadores nessa cidade. 
Está correto o que se afirma em 
a) I, apenas. 
b) I e II, apenas. 
c) I e III, apenas. 
d) II e III, apenas. 
e) I, II e III.

Questão 07 - VUNESP - 2013 - Prefeitura de São Paulo - SP - Desde o final do século XX, a cidade de São Paulo tem sido reconhecida como “cidade global” ou metrópole mundial. Essas denominações se equivalem e são decorrência do fato de a cidade de São Paulo apresentar 
(A) atividades financeiras, administrativas e no campo da informação, que tornam sua influência nacional e mundial. 
(B) uma população superior a 12 milhões de habitantes, metade dos quais migrantes nacionais e estrangeiros. 
(C) grande número de museus e instituições artísticas que a ligam diretamente aos polos culturais europeus e norte- -americanos. 
(D) uma extensa área conurbada, ou seja, formada por cerca de 5 municípios integrados por densa rede de transportes. 
(E) fortes indícios de integração com o Rio de Janeiro para a formação de uma megalópole, expressão máxima de urbanização moderna.

Questão 08 - VUNESP - 2015 - Prefeitura de São Paulo - SP - Leia o texto para responder à questão. 
A “Rainha da Madrugada”, como é conhecida a linha de ônibus mais extensa de São Paulo, é cercada de números e estatísticas impressionantes. Ela liga o centro da capital ao extremo leste, o bairro Cidade Tiradentes. A cada jornada, ela percorre exatos 103,272 km em sua volta completa, no trajeto circular de ida e volta centro- -bairro-centro, enquanto a média das linhas da cidade é de 26 km. 
(http://noticias.r7.com/sao-paulo/noticias/maior-linha-de-onibus-da-capital- -percorre-103-3-km-em-seis-horas-20120813.html) 

Situações como a contida na notícia mostram a complexidade que é o planejamento dos transportes coletivos na cidade de São Paulo. Assim, o planejador enfrenta desafios como 
(A) construir corredores exclusivos que permitam maior fluidez na circulação dos coletivos e no transporte de cargas, sem causar impactos como a redução da velocidade por excesso de veículos na faixa destinada ao transporte individual. 
(B) diversificar, ao máximo, o número de linhas de ônibus, garantindo ao passageiro que ao menos uma linha passe muito próximo à sua residência/trabalho, ainda que ao custo da redução do número de viagens. 
(C) evitar a proposição de linhas de ônibus com trajetos muito longos, em razão dos custos da circulação, porém cuidar para que o usuário não seja obrigado a fazer muitas baldeações, o que poderia desestimular o uso do transporte coletivo. 
(D) sempre buscar a utilização de ônibus com grande capacidade de transporte de passageiros, como forma de reduzir os custos de operação do sistema, independentemente das condições do tráfego, da dimensão das ruas e do próprio relevo. 
(E) garantir que todas as linhas tenham como destino, pelo menos, uma estação que possibilite a baldeação para um meio de transporte de massa (metrô ou trem de subúrbio), pois é a única forma de reduzir os custos do transporte coletivo.

Questão 09 - VUNESP - 2015 - Prefeitura de São Paulo - SP - A partir das últimas décadas do século XX, políticas macroeconômicas adotadas (abertura comercial abrupta, taxas de juros elevadas, câmbio sobrevalorizado) geraram consequências sobre a estrutura ocupacional da capital paulista, entre as quais: 
(A) a diminuição do trabalho no setor industrial e o forte crescimento do setor de serviços. 
(B) o crescimento dos empregos na indústria em detrimento das atividades do setor terciário. 
(C) a redução da precarização do trabalho com reflexo na diminuição das atividades informais. 
(D) a ampliação do setor industrial, que passou a absorver quase metade dos trabalhadores. 
(E) o aumento do emprego em setores tradicionais, como o comércio e a indústria de transformação.

Questão 10 - VUNESP - 2018 - Prefeitura de São Paulo - SP - Segundo dados do Instituto Trata Brasil, em 2017 cerca de 96% da população da cidade de São Paulo era atendida por rede de esgotamento sanitário. Dentre os obstáculos para a universalização da rede de saneamento na capital, pode-se citar: 
(A) os desníveis do relevo da capital, que variam entre 830 m na avenida Paulista e 700 m na várzea do rio Tietê. 
(B) a ausência de um Plano Diretor abrangente que privilegie o ordenamento das construções e a rede subterrânea de esgotos. 
(C) a existência de grande número de riachos e córregos canalizados que dificultam a instalação da rede coletora. 
(D) a dificuldade de implantar serviços de coleta em aglomerados subnormais e áreas de ocupação ilegais. 
(E) a reduzida capacidade de investimentos do governo federal, o responsável pelo saneamento básico no país.

Questão 11 - VUNESP - 2018 - Prefeitura de São Paulo - SP - Seguindo uma tendência mundial, que já foi observada em cidades como Londres, Paris e Nova Iorque, nestas últimas décadas, São Paulo vivencia o processo de gentrificação que 
(A) combate a ocupação indiscriminada de espaços vazios na cidade por grupos de sem-teto que pleiteiam políticas públicas que garantam moradias acessíveis e infraestrutura nos setores de saneamento básico, saúde e transportes coletivos. 
(B) ocorre na área central da cidade, envolvendo políticas públicas e interesses privados, e representa um processo de transformação espacial com o objetivo de dotar a área de elementos modernizantes para revitalizá-la e atrair moradores com maior poder aquisitivo que substituam os antigos ocupantes. 
(C) associa políticas públicas e organizações não governamentais que buscam reduzir o número de pessoas em situação de rua nas principais avenidas da capital, uma vez que, segundo a prefeitura, este grupo teve um forte crescimento nos últimos anos, comprometendo a equidade da população. 
(D) promove a recuperação de áreas ambientalmente degradadas nas franjas da área urbana atendendo a dois importantes objetivos: melhorar a qualidade do ar atmosférico na cidade como um todo e privilegiar grupos imobiliários privados interessados em criar novos empreendimentos. 
(E) tem como objetivo reduzir ou eliminar a periferização da população que teve início na década de 1980 e se alastrou pelas zonas norte e oeste da cidade, provocando grande dispêndio de recursos públicos para atender aos numerosos e carentes habitantes.

Questão 12 - VUNESP - 2015 - Prefeitura de São Paulo - SP - “Desconcentração industrial” e “concentração financeira” são termos que alguns analistas têm utilizado para caracterizar a cidade de São Paulo, e mesmo sua região metropolitana, a partir da década de 1990. De acordo com essas expressões, a cidade de São Paulo passa por importantes transformações econômicas desde, pelo menos, a década de 1990, como 
(A) a criação do Mercosul, que favoreceu as importações de produtos industrializados e permitiu à cidade concentrar-se nos setores de comércio e serviços, cujos empregos são mais bem remunerados que os industriais. 
(B) a criação de muitas pequenas indústrias na cidade, aproveitando a existência de mercado consumidor, profissionais qualificados e incentivos fiscais. Já no setor financeiro, ocorreu uma fuga de empresas como resposta às sucessivas crises vividas pela economia do país. 
(C) a decadência econômica, em razão da saída das classes médias em direção às cidades do interior do estado, mantendo na cidade somente o circuito financeiro, ligado às atividades de comércio e serviços informais. 
(D) o predomínio da construção civil como setor que mais emprega e gera lucros para a cidade, em detrimento da indústria, que busca novas localizações em municípios do interior do estado, incentivada por leis ambientais e trabalhistas menos restritivas. 
(E) o deslocamento das fábricas para novas áreas no interior do estado ou em outros estados brasileiros; concentração das atividades de gestão (sedes das empresas), financeiras e de serviços especializados.

Questão 13 - FGV-SP 2019/2 - Administração - Sobre o espaço urbano de São Paulo, leia os versos a seguir.
“Si o senhor não está lembrado,
dá licença de contá,
que aqui onde agora está
esse adifício alto, era uma casa velha, um palacete assobradado.

Foi aqui seu moço,
que eu, Mato Grosso e o Joca
construímos nossa maloca.

Mais um dia, nem quero lembrá,
veio os homens com as ferramentas
o dono mandô derrubá.
Peguemo todas nossas coisas
e fumos pro meio da rua
apreciar a demolição.
Que tristeza que eu sentia,
cada tauba que caía
doía no coração.
Mato Grosso quis gritá, mas em cima eu falei:
os homes está 'cá razão
nós arranja outro lugar.”

Assinale a opção que apresenta corretamente a transformação do espaço urbano referida nos versos de Adoniran Barbosa.
a) O espraiamento da região metropolitana.
b) A verticalização do espaço urbano.
d) A integração de novas áreas.
e) A gentrificação da zona central. 

GABARITO
01 - C
02 - B
03 - D
04 - E
05 - E
06 - E
07 - A
08 - C
09 - A
10 - D
11 - B
12 - E
13 - B

Nenhum comentário: