PESQUISAR ESTE BLOG

segunda-feira, 18 de fevereiro de 2019

Proposta quer que militares entrem no setor público sem realizar concursos

Uma ideia incluída na proposta de reforma da Previdência pode aumentar o número de militares no governo de Jair Bolsonaro. De acordo com o jornal O Estado de S. Paulo, a ideia é aproveitar integrantes da reserva para ocupar posições no setor público sem que eles precisem realizar qualquer tipo de concurso. Para isso, os profissionais – que atuariam em áreas que variam conforme sua especialidade – receberiam uma gratificação ou abono.
A ideia é aproveitar militares da reserva para ocupar posições no setor público sem que eles precisem realizar concursos públicos;(Igor Mota/Futura Press).
Como funciona?

Os militares brasileiros passam para a chamada reserva depois de 30 anos de contribuição. Na prática, isso significa que é possível se aposentar com menos de 50 anos de idade. Os militares ficam disponíveis para a convocação em caso de guerra ou ameaça até os 65 anos.

Atualmente, um militar “aposentado” pode trabalhar apenas nas chamadas Tarefas por Tempo Certo (TTC), que possuem um tempo definido e incluem apenas atividades militares. A proposta que estabelece as novas regras sugere que os reservistas possam atuar em qualquer órgão público. A atividade, no entanto, não teria efeitos na aposentadoria já recebida.

Para a ala militar do governo, o objetivo é aproveitar o que há “dentro de casa”, com os mais de 150 mil reservistas que, muitas vezes, continuam trabalhando no serviço privado. Questionado, o Ministério da Defesa não se manifestou sobre o caso.

Fonte: Yahoo Notícias.

Nenhum comentário: