PESQUISAR ESTE BLOG

domingo, 17 de fevereiro de 2019

Exercícios de Geografia sobre o estado do Tocantins - com gabarito

Questão 01 - COPESE - UFT - 2009 “O Estado do Tocantins, como unidade federativa, é criação da Constituição de 1988. Para além de sua constituição geopolítica, o território em questão é fruto de processos seculares de sedimentação de identidades e ponto proeminente para o esclarecimento de uma política de patrimônio cultural pelo poder público. Neste sentido, há de se considerar que, embora a articulação da gestão governamental ocorra em fronteiras geográficas delimitadas, os universos culturais extrapolam esses limites espaciais” (IPHAN, 2008).
De acordo com o texto acima, é CORRETO afirmar que:
(A) para a formação da identidade tocantinense é necessário um território demarcado com delimitação clara das fronteiras geográficas, o que só foi possível com a Constituição de 1988.
(B) o estado do Tocantins, enquanto unidade federativa, existia antes mesmo da Constituição de 1988 com suas fronteiras geográficas delimitadas, sendo necessário, apenas, declarar sua independência com relação ao estado de Goiás.
(C) os universos culturais restringem-se apenas aos limites estabelecidos pelas fronteiras geográficas do estado do Tocantins, não sendo possível, dessa forma, reconhecermos a existência de uma identidade cultural tocantinense.
(D) o processo de construção da identidade tocantinense envolve, ao mesmo tempo, a formação de um território (por meio do estabelecimento de fronteiras geográficas) e de uma territorialidade (a partir da formação dos universos culturais, os quais extrapolam os limites territoriais).

Questão 02 - COPESE - UFT - 2009 - PM-TO - Assinale a alternativa correta que identifica todos os estados que fazem divisa com o Tocantins
(A) Pará, Maranhão, Piauí, Mato Grosso do Sul, Bahia e Goiás
(B) Maranhão, Bahia, Mato Grosso, Goiás e Ceará
(C) Maranhão, Bahia, Mato Grosso do Sul, Goiás e Pará
(D) Piauí, Goiás, Bahia, Maranhão, Pará e Mato Grosso
(E) Maranhão, Bahia, São Paulo e Goiás.

Questão 03 - IFTO - 2009/1 -  Sobre a Geografia do Estado do Tocantins é correto afirmar, exceto:
a) O relevo do Estado do Tocantins é sóbrio. Pertence ao Planalto da Borborema Brasileiro. Caracteriza-se, sobretudo, pelo solo sob cerrados, predominando, na sua maioria, superfícies tipo planície, resultantes dos processos de sedimentação e orogenético.
b) Quanto a localização Geográfica: Situa-se no centro geográfico do País, na Amazônia Legal, entre os Paralelos 5º e 13º, e tem como coordenadas geográficas longitude: 46º 00' e 51º 00' de Greenwich e latitude 05º 00' e 13º 00' S.
c) Limita-se, ao norte, com o Estado do Maranhão; ao sul, com o Estado de Goiás; a leste, com os Estados do Maranhão, Piauí e Bahia; a oeste, com os Estados do Mato Grosso e Pará.
d) A vegetação do Tocantins é bastante variada; apresenta desde o campo cerrado, cerradão, campos limpos ou rupestres, a floresta equatorial de transição, sob forma de "mata de galeria", extremamente variada.
e) De maneira geral podemos afirmar que a cobertura vegetal predominante no Tocantins é o cerrado, perfazendo um percentual superior a 60%. O restante é composto por florestas esparsas que podem ser identificadas, sobretudo, nas Bacias hídricas Tocantins-Araguaia – Paranã e seus afluentes.

Questão 04 - COPESE - UFT - 2010 - De acordo com o Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), assinale a alternativa CORRETA sobre a área territorial do estado do Tocantins:
(A) o estado do Tocantins é o segundo maior estado em km² da região Norte do país.
(B) o estado do Tocantins é o quarto maior estado em km² da região Norte do país.
(C) o estado do Tocantins é o quinto maior estado em km² da região Norte do país.
(D) o estado do Tocantins é o sexto maior estado em km² da região Norte do pais.
(E) o estado do Tocantins é o terceiro maior estado em km² da região Norte do país.

Questão 05 - UFT 2017.1 - Sobre a agricultura do estado do Tocantins, é CORRETO afirmar.
(A) A qualidade dos solos tocantinenses tem prejudicado o desenvolvimento da lavoura de soja.
(B) Chuvas o ano inteiro têm garantido a expansão do cultivo de trigo nos municípios da Região Sudeste.
(C) Um dos principais projetos de irrigação, que envolve a produção de grãos e frutas, é desenvolvido no rio Formoso.
(D) A implantação da Ferrovia de Integração Oeste-Leste favoreceu o desenvolvimento agrícola dos municípios do Bico do Papagaio.
(E) A recente introdução do cultivo de milho no estado têm gerado emprego e renda, sobretudo para os moradores da região do Jalapão.

Questão 06 - COPESE - UFT - 2015 - Assinale a alternativa CORRETA. São rios localizados no estado do Tocantins:
(A) Javaé, São Francisco, Tibagi e Araguaia.
(B) Araguaia, Tocantins, Manoel Alves e Balsas.
(C) Araguaia, Tocantins, Paranapanema e Tibagi.
(D) Tocantins, Tibagi, Paranapanema e São Francisco.

Questão 07 - COPESE - UFT - 2010 - A maior parte do território do estado do Tocantins caracteriza-se por fazer parte do bioma cerrado brasileiro. Sobre o cerrado brasileiro, é correto fazer as seguintes afirmações, EXCETO,
(A) Ele é o segundo maior bioma brasileiro, ocupando 21% do território, superado em área apenas pela Amazônia.
(B) Possui fauna e flora próprias, rica em diversidade, e motivo de disputas internacionais, com países da América do Sul por seu controle e domínio.
(C) Seu clima é demarcado por um período chuvoso, de outubro a março, e um período seco, de abril a setembro.
(D) Cerca de metade dos 2 milhões de km² originais do cerrado foram transformados em pastagens plantadas, culturas anuais e outros tipos de uso.
(E) As transformações ocorridas no cerrado causaram grandes danos ambientais, entre eles, a extinção da biodiversidade e degradação de ecossistemas.

Questão 08 - EXATUS-PR - 2016 - CODAR - O Estado de Tocantins está localizado em que Região Geográfica Brasileira?
a) Centro-Oeste.
b) Nordeste.
c) Norte.
d) Planalto Central.

Questão 09 - COPESE - UFT - 2013 - O estado do Tocantins tem se destacado no Brasil pela alta produção de grãos realizada pela agricultura comercial. É CORRETO afirmar que as características da agricultura comercial são:
(A) criação intensiva de gado com baixo investimento em máquinas e equipamentos
(B) utilização de muita mão de obra para o cultivo de produtos como arroz, feijão, milho e mandioca
(C) grande volume de recursos financeiros e moderna tecnologia para o preparo do solo, cultivo e colheita
(D) pouca utilização de máquinas no preparo do solo e grande quantidade de trabalhadores rurais na colheita

Questão 10 - COPESE - UFT - 2013 - As formas de relevo mais comuns no Brasil são: planície, planalto e depressão. É CORRETO afirmar que, das planícies listadas abaixo, a única localizada no estado do Tocantins é a:
(A) planície Araguaia
(B) planície Litorânea
(C) planície Amazônica
(D) planície do Pantanal

Questão 11 - São estados que fazem limites com Tocantins, EXCETO:
(A) Pará.
(B) Goiás.
(C) Maranhão.
(D) Minas Gerais.

Questão 12 - UECE-CEV 2022 - O mais novo estado brasileiro foi criado, em fins da década de 1980, após a Promulgação da Constituição Federal de 1988. Seu território integrava a área de um estado da Região Centro-Oeste. Este estado, que atualmente pertence à Região Norte do Brasil, é denominado 
A) Tocantins. 
B) Fernando de Noronha. 
C) Mato Grosso do Sul. 
D) Roraima.

Questão 13 - UNITINS 2017 - Os solos do Cerrado, que originalmente cobrem a maior parte do território tocantinense, têm especificidades que os particularizam em termos de ocorrência e interferência negativa na agricultura do Estado, frequentemente exigindo a correção por calagem. Essas especificidades referem-se aos: 
a) solos mal drenados. 
b) solos ácidos. 
c) solos férteis. 
d) solos rasos. 
e) solos profundos.

Questão 14 - UNITINS 2015 - Para efeito de estudo, costumam-se destacar oito grandes domínios climáticos no Brasil. O estado do Tocantins, que apresenta elevadas temperaturas o ano todo e chuvas intensas, porém concentradas no verão, com um inverno muito seco, se insere no domínio do clima 
a) equatorial úmido. 
b) tropical. 
c) tropical de altitude. 
d) subtropical com verões brandos. 
e) subtropical com verões quentes.

Questão 15 - UNITINS 2016 - Um dos problemas ecológicos é a construção de grandes usinas hidrelétricas que inundam imensas áreas de terras, cobrindo enormes trechos de matas. Os vegetais que ficam submersos apodrecem debaixo d'água, liberando o metano e o óxido de enxofre, que tornam a água extremamente ácida. Essa acidez e a proliferação de algas afetam a fauna, fazendo diminuir o número de peixes; atingem também as próprias turbinas das usinas hidrelétricas, corroendo-as. Entre as hidrelétricas expostas, qual é que NÃO provoca essa consequência ao rio Tocantins e em alguns dos afluentes dele? 
a) UHE Serra da Mesa (GO) 
b) UHE Balbina (PA) 
c) UHE Estreito (TO/MA) 
d) UHE Tucuruí (PA) 
e) UHE Luiz Eduardo Magalhães/Lajeado (TO)

GABARITO
01 - D
02 - D
03 - A
04 - E
05 - C
06 - B
07 - B
08 - C
09 - C
10 - A
11 - D
12 - A
13 - B
14 - B
15 - B

Nenhum comentário: