PESQUISAR ESTE BLOG

segunda-feira, 5 de novembro de 2012

Questão de vestibular resolvida - Vestibular UFV 2011 - Geografia - Conceito de Território

 Questão de vestibular resolvida - Vestibular UFV 2011 - Geografia - Conceito de Território
Leia o texto abaixo:
[...] a “apropriação” de certos espaços públicos por grupos específicos, como os nordestinos nos fins de semana na Praça Saens Peña (no bairro da Tijuca), na cidade do Rio de Janeiro, e a ocupação das calçadas de certos logradouros públicos por camelôs.
Ambos são casos interessantes por se revestirem de uma dimensão de conflitualidade entre esses usuários do espaço [...] e um ambiente que os discrimina: no caso dos nordestinos, em grande parte moradores das favelas próximas, temos a apropriação de uma praça por um grupo que tenta, por algumas horas, reproduzindo o espaço de convívio em um meio estranho e não raro hostil e segregador [...] manter um pouco de sua identidade. [...] No caso dos camelôs estamos diante do conflito de interesses entre os chamados setores formal e informal, cuja explosividade já se manifestou no Rio de Janeiro em diversos incidentes violentos envolvendo, de um lado, lojistas e a polícia, e, de outro, os camelôs.
(CASTRO, I. E.; GOMES, P. C. C.; CORRÊA, R. L. (Org.). Geografia: Conceitos e Temas. Rio de Janeiro: Bertrand Brasil, 1995. p. 91. Adaptado.)
É CORRETO afirmar que o texto ilustra o conceito geográfico de:
a) paisagem.
b) território.
c) espaço.
d) redes.

Nenhum comentário: